Grafismo indígena de Aislan Pankararu inspira produções artísticas de crianças no Vieirinha
Mostra de trabalhos marcou culminância de projeto interdisciplinar envolvendo estudantes do 5º ano EF
O artista Aislan Pankararu e sua técnica de grafismo indígena inspiraram crianças estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira em releituras de trabalhos, apresentados em uma mostra especial na última terça-feira (19) no Pátio Aquarela da instituição. O público, de familiares dos pequenos artistas, foi conferir as aprendizagens construídas nas aulas de arte, como parte da culminância do projeto interdisciplinar “Criando e Recriando o Mundo”, cujo primeiro momento foi realizado no início do mês, no Espaço Pe. Klein, SJ.

Pernambucano e integrante do povo Pankararu, Aislan tem formação em Medicina pela Universidade de Brasília, mas hoje se dedica exclusivamente à pintura. No caso da mostra artística, as crianças puderam expor, de forma lúdica, o que aprenderam sobre a técnica usada pelo artista em seu trabalho que nasce das suas origens e o desejo de expressar sua ancestralidade. “Os alunos fizeram reeleituras abstratas, inspiradas no grafismo indígena, com técnicas de desenho e pintura em aquarela sobre tela”, explicaram as professoras de Artes Visuais, Anna Oliveira e Camila Paes.

A TÉCNICA
Desenhando e pintando inicialmente sobre papel kraft e, posteriormente, sobre tela e linho (além de experimentação com couro), o artista se utiliza de recursos pictóricos tradicionais da pintura corporal de seu povo, para elaborar os seus traços e figuras. No campo tridimensional, referências aos materiais e elementos que constituem os seus rituais e a paisagem da caatinga compõem instalações e trabalhos escultóricos. As obras evocam a riqueza visual e simbólica dos Pankararu.
Veja mais fotos!
Fotos: Secom/CAV e arquivo pessoal.
Leia também
- 30.09.26 Terceirão do Vieira traz tema das 'celebridades' e 'fantasia' em Dia de Descontração
-
30.09.26
Semana da Criança tem programação especial no Vieira de 5 a 9 de outubro
Gincana, música, atrações circenses, teatro estão entre as atrações especiais
-
29.09.26
Plano de Acompanhamento do Estudante traz ação de formação integral em parceria com famílias
Atividades são fruto da atuação conjunta do Serviço de Orientação Educacional e Formação Cristã do Vieira
-
29.09.26
Colégio Antônio Vieira oferece 40 bolsas de estudo 100% gratuitas para Ensino Médio Noturno em 2027
Vagas são exclusivas para estudantes que vão cursar a 1ª série EM no ano que vem. Veja como se inscrever!