Gestores e colaboradores de áreas estratégicas do Vieira participam de workshop sobre comunicação
Intensificação da escuta e diálogo entre famílias e equipes marcaram as ações do Colégio em 2020

A intensificação da escuta atenta, colocando-se ainda mais à disposição para o diálogo não só junto às famílias, mas também entre as equipes de trabalho, foi um dos grandes marcos do Colégio Antônio Vieira neste ano de 2020. Para aprimorar ainda mais a comunicação interna, que fortalece os vínculos de toda a comunidade educativa, gestores das áreas pedagógica e administrativa, além de orientadores educacionais e pastoralistas do colégio estão participando da série de três encontros do workshop “Diálogo apreciativo no cotidiano das relações de aprendizagem”, conduzida pela consultora Rosângela Florczak, doutora e mestre em Comunicação, especialista em comunicação corporativa. As atividades da formação, desenvolvidas por videoconferência, encerram-se nesta quarta-feira (18) com o último evento da série.
“O grupo que forma a liderança do Colégio Antônio Vieira tem metodologias fortemente baseadas no diálogo. O que estamos fazendo nos workshops sobre diálogo apreciativo é, justamente, a partir dessas boas experiências construídas junto à comunidade educativa, buscar aprimorar ainda mais a comunicação, colocando-se, sempre, à disposição das trocas, das conversas que levam ao entendimento e mantém a saúde e a harmonia das equipes de trabalho”, diz Rosângela Florczak. Segundo ela, os encontros devem “consolidar o diálogo como a opção relacional e institucional do Colégio”.

Para o diretor de Gestão de Pessoas do Vieira, professor Sérgio Silveira, “os desdobramentos da pandemia em diversos segmentos da sociedade ampliaram a percepção de que a comunicação eficaz é um dos atributos essenciais para as instituições e os profissionais, e o Vieira pôde perceber o quão salutar foi e está sendo aprimorar sua forma de se comunicar com sua comunidade, abrindo-se a um diálogo transparente, perpassado por uma escuta atenta e sensível, capaz de compreender, de fato, o que se deseja comunicar”. Professor Sérgio Silveira lembra ainda que, mesmo diante dos desafios enfrentados, o Colégio manteve, remotamente, importantes programas de formação dos colaboradores e das equipes gestoras, a exemplo do Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG), além de ampliar a grade curricular acerca do uso de tecnologias e opções pedagógicas para assegurar a qualidade das atividades planejadas para os estudantes, ainda que em tempos de quarentena.
Fotos: Verity Consultoria e GP/CAV
Leia também
-
18.09.25
ARTIGO – Capacitismo: o preconceito estrutural que gera barreiras, alerta Luca Andrade
Integrante do Naic, estudante do Vieira aborda atitudes equivocadas em relação às pessoas com deficiência
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área