‘GENTE É PRA BRILHAR’ – Avla impressiona e emociona em montagem de Mundaréu de Mim
Com patrocínio do grêmio, estudantes da Academia Vieirense de Letras e Artes esbanjam talento e profissionalismo no Dia do Teatro

Um dia para ficar na história da Academia Vieirense de Letras e Artes (Avla) do Colégio Antônio Vieira. Em apresentação especial para celebrar o Dia Nacional do Teatro, no último dia 19, a academia fez a montagem do musical Mundaréu de Mim, do dramaturgo Victor Rocha com músicas de Gui Leal. No dia anterior, o público pôde assistir o 1º ato, instigando a todos para conferir a apresentação completa.
O refrão de uma das canções, “Gente é pra brilhar”, traduz bem o sentimento da plateia de estudantes e convidados especiais, diante das performances e toda a produção do espetáculo, encenado na Sala de Arte Sálua Chequer, contando desta vez com o patrocínio do grêmio estudantil. Um verdadeiro show de protagonismo dos jovens alunos, bem no estilo da formação integral diferenciada promovida pelo colégio jesuíta.

ENREDO
Em um domingo de carnaval de um ano qualquer, Graciela, uma menina que decide sair escondida da mãe para conhecer a festa mais famosa do Brasil, acaba esbarrando em José, um homem que já virou saudade e que busca a ajuda de alguém ainda vivo para falar com uma pessoa do seu passado. Como Graciela precisa de alguém que a ajude a escapar da mãe e entrar na avenida, eles decidem se apoiar e acabam vivendo uma aventura capaz de redesenhar a história da vida dos dois do começo ao fim. Doze estudantes da Avla integraram o elenco para contar a história, com direção dos também estudantes Leonardo Reis e Iara Viegas, arrebatando o público em emoções diversas.
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

Ao final, o diretor e ator Leonardo agradeceu aos diversos setores da Avla e também à Direção do Vieira e setores do colégio que apoiaram a realização do espetáculo, fazendo um agradecimento especial para a avó, que ajudou com os figurinos. “Ao mesmo tempo em que a peça destaca que ‘gente é pra brilhar’, também afirma que ‘gente não morre, vira saudade’ e foi, para mim, os sentimentos que tive com meus avós nesses últimos dias, quando infelizmente perdi o meu avô e tive, ainda assim, o apoio da minha avó para seguir com o espetáculo em meio ao luto e à saudade”, contou, pedindo aplausos à plateia e entregando flores para a avó, uma das convidadas especiais do evento.
SABEDORIA E DELICADEZA
O professor orientador da Avla, Paulo Reis, parabenizou os estudantes, destacando a qualidade do espetáculo e desempenho dos atores, além de todo o pessoal que fica atrás das cortinas, cuidando de cada detalhe nos bastidores, antes mesmo do dia da apresentação. “Testemunhar a autoria desses alunos em cada escolha, em cada construção, mas em particular em um espetáculo totalmente nacional como Mundaréu de Mim, é a renovação contínua da alegria promovida por este núcleo de protagonismo juvenil. O Setor de Teatro da Avla 2024 elegeu – com sabedoria e delicadeza – falar de gente que não morre, visa saudade! E isso, em tempos tão acelerados, resgatar um lugar para a pausa, para a reverência, para o silêncio sem interferência do brilho de telas, para a arte, enfim”, concluiu.
MUNDARÉU DE MIM, em montagem da Avla

Elenco
CLARA LIMA – Graciela
IARA VIEGAS – José
LEONARDO REIS – Caio
MAJU PRATES – Amélia
DUDA VIDAL – Dalila
MARIANA GITIRANA – Alaia
JÚLIA CARVALHO – Genoveva
DHARA NERY – Olinda
CECÍCILA COSTA – Sol
LUA LÊDO – Nino
LUCAS MANGABEIRA – Benjamin
KAMILA MILANI – Dona Aurora

Direção
LEONARDO REIS
IARA VIEGAS
Professor orientador
PAULO REIS
Apoio
GRÊMIO MAGIS E SECOM/CAV
Realização
COLÉGIO ANTÔNIO VIEIRA
Veja agora mais fotos!
Fotos: Secom/CAV
Leia também
-
18.09.25
Projetos da Expociência do Vieirão são premiados e indicados para grandes eventos científicos
Após seminário e mostra de trabalhos para a comunidade escolar, evento foi encerrado com escolha das melhores pesquisas e apresentações
-
18.09.25
ARTIGO – Capacitismo: o preconceito estrutural que gera barreiras, alerta Luca Andrade
Integrante do Naic, estudante do Vieira aborda atitudes equivocadas em relação às pessoas com deficiência
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos