18.05.16

Fundação Fé e Alegria completa 35 anos de atuação no Brasil

Entenda como a educação popular integral e a promoção social transformam as vidas de jovens de toda América Latina

Fundação Fé e Alegria completa 35 anos de atuação no Brasil

Fé e Alegria é um Movimento Internacional de Educação Popular Integral e Promoção Social, baseado nos valores de justiça, liberdade, participação, fraternidade, respeito à diversidade e solidariedade, dirigido à população empobrecida e excluída, para contribuir com a transformação das sociedades. Nasceu no bairro popular de Cátia, em Caracas (Venezuela), onde o jesuíta, Pe. José María Veláz e estudantes da universidade jesuíta UCAB (Universidade Católica Andrés Bello), costumavam prestar assistência social aos moradores.

Nove anos depois de iniciado, o ´movimento´, patrocinado pela Companhia de Jesus, começou a ser assumido pelos jesuítas de outros países da América Latina, que passaram a motivar congregações religiosas – femininas em maior parte – mas também masculinas, a assumirem centros educativos nas áreas marginalizadas.Em 1985 criou-se aFederação Internacional Fé e Alegria, com sede atualmente em Bogotá, integrando 17 países da América do Sul, Central e Caribe, dois países da Europa e um da África, num total de 20 países federados. Os dados estatísticos de 2013 registram 1.498.531 participantes em cerca de 4 mil centros educativos e sociais, em 3.018 pontos geográficos, com o apoio de 42.744 pessoas.

Estatísticas de Fé e Alegria Brasil em 2014 apontam sua presença em 21 municípios de 16 Estados, em benefício de cerca de 21 mil participantes, através da ação educativa e social de 618 colaboradores. A proposta pedagógica de Fé e Alegria centra-se na pessoa como primeira interessada e construtora do seu desenvolvimento integral. Inspira-se na Pedagogia Inaciana, tal como é apresentada pelos Jesuítas, nos aportes da Educação Popular e em outros enfoques psicopedagógicos que podem favorecer a consecução da meta proposta. Fé e Alegria procura a formação das pessoas em todas as suas dimensões, através dos valores baseados na fé cristã.

“Completar 35 anos de atuação é algo extraordinário e que nem sempre acontece a organizações do terceiro setor”, afirma padre Pedro Pereira, Diretor Presidente de Fé e Alegria Brasil. “Esta nossa vitória se deu graças ao espírito de corpo, ao trabalho em rede e a uma gestão sempre em busca de transparência e justiça. É por isso que temos muito que celebrar por toda a extensão geográfica e afetiva de nosso movimento”, completa.

Conheça mais o Movimento Fé e Alegria: http://www.fealegria.org.br/

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo