05.05.20

Fóruns de diálogo virtual fortalecem ação conjunta para enfrentar desafios da pandemia

Já são mais de 40 dias do início do isolamento social para conter a disseminação dos contágios de Covid-19. Um tempo no qual foi necessário repensar a escola para outro ambiente – o digital –, e rever o ritmo das famílias para adaptar estudantes e pais ao novo contexto da aprendizagem. Passado o primeiro impacto e recebendo solicitações diversas, a equipe diretiva da escola entendeu que era hora de retomar o costumeiro diálogo com as famílias, que acontecia nos espaços físicos do Vieira, porém, dessa vez, no ambiente virtual. Nos dias 30/4 e 4/5 ocorreram os Fóruns de diálogo, envolvendo 90 representantes de pais de todas as turmas do Colégio.

Foram horas de conversas nas quais foram apontadas oportunidades, observados desafios e construídas soluções conjuntas. “Idealmente, gostaríamos que todos os pais pudesse ter participado dos diálogos, mas para que todos pudessem falar, foi preciso organizar essa primeira edição com representantes. Pelo sucesso que foi, certamente teremos outras oportunidades”, afirma a Diretora-Geral, Mariângela Risério. Como fruto dos diálogos no ambiente virtual, novas reuniões, específicas por série, serão realizadas ainda este mês para discutir particularidades do novo modelo de aprendizagem. Os encontros serão feitos na plataforma Teams, mesma ferramenta já utilizada pelos alunos para as aulas ao vivo.

COMUNICADO

O Conselho Diretivo deve se pronunciar a partir dessa quarta-feira, 6/5, por meio de comunicado, a respeito das principais demandas apresentadas pelos pais. Algumas questões estão sendo avaliadas em conjunto com a Rede Jesuíta de Educação (RJE) e outras ainda dependem de detalhes para implementação dentro do proposto pelo Projeto Político Pedagógico da escola e pelas orientações dos conselhos Nacional e Estadual de Educação. O documento com as resoluções iniciais será encaminhado para todos os pais e responsáveis, independentemente da participação nos encontros como representante das turmas.