Fiéis lotam santuário do Vieira no Dia de Nossa Senhora de Fátima
Templo do colégio foi o primeiro, fora de Portugal, dedicado à aparição de Maria para três crianças naquele país
O Santuário Nossa Senhora de Fátima, instalado no Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia, ficou repleto de devotos durante toda a programação festiva do último dia 13 de maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima. O Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do colégio (Sorpa) estima que as sete missas realizadas durante o dia reuniram, em média, 300 fiéis, sendo que a procissão e celebração festiva, à noite, concentraram aproximadamente, 900 pessoas. Na data, os católicos de todo o mundo recordam a primeira aparição de Maria aos três pastorinhos – Jacinta, Francisco e Lúcia – que ocorreu na cidade de Fátima, em Portugal, no ano de 1917.
“Temos percebido que, a cada ano, os devotos não só vêm renovar a fé, mas trazem mais fiéis para participar das celebrações, e é muito bonito perceber a alegria de centenas de pessoas vindo ao encontro de Nossa Senhora de Fátima, inclusive com o aumento da participação dos jovens, que se fizeram muito presentes este ano, também acolhendo a esse chamado de Maria, mãe de Jesus”, disse o professor João Ramiro, coordenador do Sorpa.
DEVOÇÃO JESUÍTA
O Colégio Antônio Vieira foi fundado por jesuítas portugueses, em 1911. Anos depois, eles trouxeram para o Brasil a devoção à Nossa Senhora de Fátima, escolhendo-a como padroeira do Vieira e construindo no colégio o primeiro santuário dedicado a ela, fora de Portugal. Atualmente e sobretudo no dia 13 de maio, o templo reúne grande parte dos devotos em Salvador.
No último sábado, uma alvorada de fogos, às 6h, deu início ao dia festivo, seguida da Oração de Ofício. Foram celebradas missas durante todo o dia para acolher os fiéis em diversos momentos, com mensagens que se referiam ao tema e ao lema da Festa este ano, respectivamente: “No Ano Vocacional: peregrinos na missão” e “Com Nossa Senhora de Fátima, toda vocação é dom de Deus”. O Superior do Núcleo Apostólico Jesuíta na Bahia, padre Jean Fábio Santana, SJ, também participou das festividades.
PROCISSÃO
No final do dia, já à noitinha, o ponto alto da Festa de Nossa Senhora de Fátima: a procissão com o andor por ruas do Garcia, com retorno ao templo para a missa festiva, celebrada pelo reitor do santuário, padre Cléber Gonçalves, SJ. Logo no início da celebração, como já se tornou tradição, os fiéis saúdam, com luz de velas, a imagem de Nossa Senhora , em um dos momentos mais belos e emocionantes de toda a programação (foto no topo), que começa três dias antes com um tríduo de celebrações. “Foi quando percebemos, este ano, os fiéis ainda mais emocionados, agradecendo a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora, pela vida, principalmente após um período muito desafiador de pandemia”, conta o professor João Ramiro.
Que Nossa Senhora de Fátima continue nos acolhendo em nossos desafios e alegrias!
Veja agora mais registros da Festa de Nossa Senhora de Fátima em nossa galeria!
Leia também
-
11.09.24
ARTIGO – Meio ambiente e as queimadas: questões para o Enem e para a vida
Biólogo e professor de Biologia do Vieira, Osman Barbosa alerta jovens a ficarem atentos à temática da sustentabilidade
-
10.09.24
Vieira recebe visita de estudantes do Colégio Diocesano, unidade da Rede Jesuíta no Piauí
Alunos do "Dió" puderam vivenciar e compartilhar experiências de aprendizagem no colégio baiano da RJE
-
10.09.24
Expociência do Vieirinha estimula pesquisa científica entre crianças e pré-adolescentes
Mostra de experimentos e projetos dos alunos do 1º ao 7º ano do EF chega à sexta edição encantando estudantes e público
-
09.09.24
Diretores de colégios jesuítas da América Latina discutem educação em rede na atualidade
Professor Sérgio Silveira, diretor-geral do Vieira, destaca importância do evento realizado em Buenos Aires