25.02.22

Feras em Redação – Alunos do Vieira são destaque na prova do Enem

Considerada "bicho-papão" dos exames de ingresso às universidades, disciplina tem preparação especial no colégio

Feras em Redação – Alunos do Vieira são destaque na prova do Enem

Disciplina decisiva e, até por isso mesmo, também considerada o “bicho-papão” do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares diversos, a Redação é, ao contrário, um traço forte no perfil dos alunos do Colégio Antônio Vieira. Para se ter uma ideia, na relação ainda parcial dos resultados da edição 2021 do Enem, cujas notas acabam de ser divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 40 alunos do Vieira obtiveram nota igual ou acima de 900, quando a máxima é 1000! Isso mesmo: não se trata de um ou outro estudante com uma nota destaque, mas muitos alunos vieirenses dando show em Redação!

“Particularmente, sempre achei a preparação pedagógica do Vieira maravilhosa, e acredito que seja esse um dos motivos pelos quais consegui tirar 980 na redação. Como uma aluna que estudou desde o 2º ano do Ensino Fundamental, tive inúmeras experiências em que os professores incentivam a melhoria e a prática na escrita do aluno. Penso que é por isso – além do apoio desses mesmos professores – que obtive um certo destaque na redação”, declarou a estudante Linda Mariti (foto acima), que se destacou com nota 980.

Amanda Carolina Borges Morales que também obteve nota 980, concorda com Linda quanto ao papel da equipe vieirense. “Tive ótimas professoras durante o meu 3º ano no Vieira. Elas sempre me motivavam a fazer o máximo de redações possíveis, sempre me preparando da melhor forma como se eu estivesse fazendo o Enem. Na hora que eu vi o tema da redação (“Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”), fiquei tranquila: não era o melhor tema do mundo na minha perspectiva, mas também não era nada que me deixasse desesperada sem saber o que colocar no texto”, revelou a aluna Amanda Carolina Borges Morales (foto abaixo), que tirou 980.

ACIMA DA MÉDIA

Sim, as últimas edições dos exames de ingresso ao Ensino Superior têm revelado que os estudantes do Vieira vêm sempre registrando desempenho bem acima da média brasileira – mesmo considerando o número elevado de alunos da instituição que presta os exames anualmente, o que, inevitavelmente, influencia no cálculo da média nacional e local.

Segundo a professora Cristina Cardoso, coordenadora pedagógica da 3ª série do Ensino Médio do Vieira, a preparação da escola é um diferencial. “O nosso colégio tem projeto de produção de texto muito sólido, direcionado para o Enem e demais exames externos. É um trabalho que ganha ainda mais força a partir do 9º ano do EF, quando os alunos já começam a produção do texto argumentativo propriamente dito”, diz a professora Cristina. “O cuidado na preparação dos nossos alunos vai muito além da escrita em si. Ele é um trabalho que visa não só os aspectos gramaticais e a tipologia textual, mas principalmente a ampliação do repertório cultural dos estudantes, para que eles tenham argumentação sólida para defender o seu posicionamento diante dos temas presentados”, completa.

PREPARAÇÃO DIFERENCIADA

O Colégio também tem histórico de nota máxima na plataforma on-line Redação Nota 1000, referência nacional em preparação para as provas do Enem e de vestibulares. Em reportagem sobre o tema na edição 2021 da Revista Vieirense, a professora Carla Fernanda Bomfim destaca ainda a coesão das aulas de Redação com o trabalho de Língua Portuguesa, que também foca nas questões de interpretação, literatura e ensino dos aspectos gramaticais como forma de aprendizagem na construção de textos. “É importante promover as metodologias de forma integrada para que o aluno possa expressar no texto aquilo que ele quer dizer, considerando, por exemplo, o efeito da pontuação, o uso de mecanismos de coesão, dos verbos e outros modalizadores, o repertório literário e o aprendido em outras disciplinas, mostrando, assim, que toda a técnica trabalhada na Redação também se solidifica na interdisciplinaridade”, diz.

A coordenadora pedagógica Cristina Cardoso e a professora Carla Fernanda, da equipe de Redação do Vieira

OFICINA NO VESPERTINO

A equipe de Redação do Vieira ainda frisa a importância do trabalho complementar nas oficinas de Redação, realizadas de forma complementar no turno vespertino. As aulas regulares também contam com um tratamento especial, com a atuação de duas professoras, por turma, ou seja, na hora da aula de Redação, as turmas são divididas, o que já permite uma atenção mais particularizada. Uma das metodologias adotadas no Ensino Médio é a de trabalhar o texto por partes. No caso do tema da redação, que sempre preocupa os candidatos em geral, a professora explica que o Vieira atua a partir de eixos prováveis com aulas de repertório que se alinham a todos os conhecimentos também tratados em outras disciplinas, como Geografia, História, Atualidades, por exemplo.

REPERTÓRIO A MAIS

Outro diferencial do Vieira que também acaba influenciando os excelentes resultados em Redação é o repertório assimilado a partir das ações de protagonismo estudantil existentes no Colégio. Os alunos podem participar, além do grêmio, de núcleos sobre minorias sociais (Neims), incentivo ao conhecimento (Naic), preservação ambiental (NAV) e também de ações de voluntariado e da Academia Vieirense de Letras e Artes (AVLA), além de grandes eventos de formação, a exemplo das simulações de conferências das Nações Unidas (ONU Colegial) e intercâmbio em projetos nacionais e internacionais promovidos por instituições jesuítas.


Confira lista parcial de alunos do Vieira que obtiveram nota igual ou acima de 900 na redação do Enem 2021.

NOTA 980
Amanda Carolina Borges Morales
Linda Mariti de Góes Duarte

960
Beatriz Costa Santos
Bruna Barbosa Valentim
Rodrigo Menezes de Andrade Galvão
Luiz Fernando Mota Melo e Silva
Ricardo de Souza Coutinho
Sofia Gallo Pedreira Nachef

940
Pietra Couto Schaeppi
Beatriz Lopes Neri
Beatriz Fróes Rocha Vidal
Vito Antoniazzi Diniz
Luna Maryan Rodrigues Lima
Beatriz Medeiros dos Santos Tudella
Beatriz Camila Oliveira Aquino
Manuela Carneiro da Rocha Mello
Milena Carolina Arapiraca Barbosa

920
Diogo Rossi Sampaio
Luísa Coutinho Coelho
Paula Motta Pauperio
Catarina Braga Santos Doria de Sousa
Maria Eduarda de Araújo Goes Andrade
Marcelo Vaz
Fernanda Dominguez Ortins Andrade Nascimento
Luana Lima Lobato
Luma Carvalho Góes Boavista
Mariana de Siqueira Dantas
Gabriella Fernandes de Oliveira
Ana Clara Santos Guimarães
João Gabriel Weckerle Sobreira
Juliana Farias Moreira dos Santos
Miguel Motta Gonçalves Sá

900
Paulo Leão de Andrade
Juliana Costa dos Santos
Luís Filipe Ribeiro Santos
Iasmim Marques Pires
Leticia Kelman de Miranda Ferreira
Fernanda Morais Leite Gomes
Fernando Silva Telles
Clarice Eiko Nakagawa Costa
Louise Amaral Britto
Maria Eduarda Veiga Santana
Ana Vitória Mascarenhas Guimarães
Lucas Teixeira Borges
Maria Clara Fonseca Fagundes Neves
Fernanda Morais Leite Gomes

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo