Exposição “Miniaturas de Casas Antigas do Sertão” chega pela primeira vez a Salvador
A mostra, desenvolvida pelo artista plástico Edson Duarte, fica em cartaz a partir do dia 25 de abril no Colégio Antônio Vieira

Uma arquitetura rústica,simples e muito resistente é retratada na exposição “Miniaturas de Casas Antigas do Sertão”, do artesão jacuipense Edson Duarte. A mostra, que chega pela primeira vez em Salvador após passagens por Feira de Santana e Conceição do Coité,apresenta símbolos das paisagens sertanejas e casas típicas da zona rural, com o desgaste promovido pelo passar dos anos e vestígios das histórias de vida dos moradores.Mais de 20 desses cenários poderão ser vistos pelo público, no Colégio Antônio Vieira (Garcia), de 25 de abril, a partir das 18h30,até o dia 31 de maio.
Segundo Edson Duarte, que estará em Salvador para o evento de lançamento, a exposição foi criada para imortalizar uma tradição que se perdeu ao longo dos anos. O desenvolvimento das miniaturas desses cenários sertanejos é fruto de uma pesquisa do artesão para compreender como cada uma dessas construções (moradias, currais, igrejas etc) eram edificadas. “Busquei muitas referências para trazer a almadesses locais. Nas miniaturas, foram utilizados elementos de plantações e terras de casas que estão em ruínas, a fim de que o público possa sentir a essência de cada uma dessas paisagens”, explica ele.
Sobre o artesão
Edson Duarte Marques, natural de Riachão do Jacuípe, ministra oficinas de música, artesanato e reciclagem de papel no Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) e, voluntariamente, no Centro de Amor e Transformação (CAT), entidade que atende indivíduos em condições sociais de risco. Também integra a Associação de Proteção aos Animais “Beato Salu” (APARJ).
Leia também
-
04.07.25
Delegação do Vieira participa do VII Congresso Nacional de Educação Católica
Após três dias de formação, evento encerra-se nesta sexta-feira (4) no Ceará
-
01.07.25
CASA COMUM – Abertas inscrições para curso de extensão on-line formativo para COP 30
Aulas visam aprofundamento em temas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, prevista para novembro em Belém
-
30.06.25
Colaboradores do Vieira têm treinamento sobre Lei Lucas e primeiros socorros
Ação demonstra atenção dada pelo colégio ao cuidado com a pessoa e ao cumprimento das normas legais
-
27.06.25
Forró do Trabalhador encerra festejos juninos no Vieira em clima de celebração e agradecimento
Evento promoveu confraternização dos colaboradores docentes e não-docentes do colégio