10.09.24

Expociência do Vieirinha estimula pesquisa científica entre crianças e pré-adolescentes

Mostra de experimentos e projetos dos alunos do 1º ao 7º ano do EF chega à sexta edição encantando estudantes e público

Expociência do Vieirinha estimula pesquisa científica entre crianças e pré-adolescentes

Com mais dias, novo espaço e mostra de experimentos organizada por série, a 6ª Expociência do Vieirinha também trouxe um novo encantamento para o público: mais experimentos e pesquisas dentro de questões bem em pauta na contemporaneidade. A criatividade para apresentar os projetos foi outro diferencial ainda mais explorado na edição, realizada de 2 a 9 de setembro, no Pátio Aquarela.

Teve neve artificial em pleno Vieirinha (sim!), vulcão em erupção, mar e peixes enfrentando a poluição, visualização da voz (isso mesmo: foi possível ver a voz!). E mais: usinas nucleares, tipos sanguíneos, energia solar, devastação de vegetação, linguagem de sinais, Triângulo das Bermudas, entre muitos outros projetos de pesquisas interessantes e diversos nas áreas de saúde, tecnologia e meio ambiente, como os relacionados à alimentação saudável, Inteligência Artificial (IA) e às mudanças climáticas, tão em pauta em todo o mundo. Um mundo de descobertas fundamentas na Ciência. 

“Participar da Expociência é, de fato uma experiência única para as crianças e pré-adolescentes, permitindo aprendizagens diversas de acordo com o desejo de aprender dos estudantes, pois partimos de temas livres para um evento que agrega valor à formação acadêmica, além de permitir a socialização com os demais colegas e uma grande integração da comunidade vieirense, em que todos ganham com essa troca de conhecimento”, afirmou a professora Maria Goretti Souza, coordenadora da Expociência do Vieirinha. A qualidade dos projetos foi conferida pelas famílias dos estudantes e pelos colegas estudantes do Vieirão, que também visitam a mostra. A Expociência do Vieirão será no dia 12.

Desde a solenidade de abertura, a Expociência do Vieirinha já prometia uma edição de grandes aprendizagens. Na oportunidade, o diretor acadêmico, professor Anderson Rafael Souza, destacou a importância do apoio das famílias, juntamente com a escola, no sentido de estimular o gosto pela pesquisa científica nas crianças e jovens. Ele agradeceu a presença dos pais, avós, entre outros responsáveis pelos estudantes, mesmo em meio às obrigações do cotidiano, pedindo aplausos das crianças para suas famílias e, por sua vez, das famílias para os promissores futuros cientistas.

CURIOSIDADE DE CIENTISTA

Mãe de aluno Nédio, Sílvia Barreto gosta muito da mostra científica dos alunos do Vieira. “É uma ação incrível que faz aguçar nos estudantes a vontade de pesquisar, permitindo ainda uma aprendizagem prática. Tem ainda a experiência de dividir, trabalhar em equipe, também essencial para a formação deles”, declarou.

Quem também gostou de ver as filhas Nina e Malu, expondo projetos na Expociência do Vieirinha foi o paizão Lúcio Lopes. “O estímulo à pesquisa, associada ao estudo acadêmico, é fundamental, pois a vontade de entender, de compreender coisas, faz parte da rotina das crianças, aguçando, assim, o que eles têm de melhor: a curiosidade”.

Nas fotos em nossa galeria, é possível ver na expressão das crianças o seu envolvimento com a Ciência. Sim, independentemente de cada projeto, nossos cientistas mostraram mesmo o quanto têm potencial! Parabéns a todos!

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS NA GALERIA!

Fotos: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo