07.05.20

Ex-alunos simulam espaços do Colégio em jogo eletrônico

Ex-alunos do Colégio Antônio Vieira, os amigos Guilherme Henriques, Luca Goulart e Pedro Paulo Muniz vêm ganhando destaque nas redes sociais, após terem recriado, virtualmente, os espaços da escola no jogo eletrônico Minecraft. Com mais de 112 milhões de jogadores ativos por mês, o Minecraft é uma verdadeira sensação entre crianças e jovens do mundo inteiro, ao permitir que os jogadores fiquem livres para exercitar a criatividade, ao executar missões, criando estruturas arquitetônicas, ambientes diversos e até mesmo grandes cidades.

Com tantas possibilidades, os ex-alunos lembraram logo do Colégio, que até hoje lhes é referência de qualidade educativa e laços emocionais inesquecíveis. A ideia surgiu quando Guilherme, estudante de ciências da computação, observou alguns projetos parecidos, que utilizavam o mundo aberto tridimensional do Minecraft para simular alguns espaços de Salvador. Os amigos seguiram a proposta e decidiram entrar na brincadeira – mesmo sabendo que seria trabalhoso construir um Vieira virtual, partindo do zero.

Assista ao vídeo feito pelos criadores do Mine CAV

Apesar da memória fotográfica de quem estudou no Colégio durante toda vida escolar, Luca explica que o processo de criação foi bem complicado: “Como queríamos algo bem próximo da realidade, precisamos ficar atentos à simetria, proporcionalidade e aos detalhes”, conta, revelando que, em alguns momentos, foi preciso até recorrer às imagens do aplicativo Google Maps.

E os detalhes têm feito toda a diferença. A simulação é tão fiel à realidade, que o perfil no Instagram criado para divulgar o projeto, o @minecav_oficial, já tinha, até o início do mês, mais de 400 seguidores. Nele, alunos e ex-alunos compartilham as publicações e marcam os amigos em clima de nostalgia.

Simulação do bosque do Colégio visto de cima. Na primeira imagem, o Santuário Nª. Sra. de Fátima e a entrada do Vieirão  (Reprodução Instagram)

Essa saudade também marcou Guilherme nas tantas horas reservadas para a reprodução dos ambientes. “É uma ótima sensação, pois vivi bons momentos nesses espaços e ainda tenho uma forte relação com o Colégio”, diz. Para Pedro Paulo, além de trazer à tona memórias da infância e adolescência, o projeto tem uma carga especial: “Para produzir, precisamos nos reunir em chamada de voz ou vídeo, o que me deu a oportunidade de passar mais tempo com os amigos do Vieira”.

Em um momento no qual precisamos recorrer tanto à tecnologia, o Vieira virtual do Minecav cai como uma luva para matar a saudade dos corredores, passeios no bosque e intervalos no Pátio Centenário. Que tal acompanhar a criatividade e conferir cada detalhe lembrado pelos ex-alunos no Instagram?