Ex-aluno do Vieira, engenheiro e pesquisador Pedro Valois torna-se PhD no Japão
Após conclusão de estudos no colégio, Pedro Valois fez Engenharia Física e aprofundou as pesquisas em Ciência Computacional
Mais um ex-aluno do Colégio Antônio Vieira destaca-se internacionalmente em seu projeto de vida. O pesquisador Pedro Valois (à esquerda na foto) acaba de concluir o Doutorado em Ciências da Computação, tornando-se PhD na Universidade de Tsukuba, cidade japonesa localizada na província de Ibaraki, a cerca de 78 km de Tokyo.

Após ter concluído o Ensino Médio no Vieira, Pedro formou-se em Engenharia Física pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) em São Paulo. Logo se interessou em estudar Física Computacional, fazendo Mestrado em Ciências da Computação em outra universidade paulista: Universidade de Campinas (Unicamp). Foi quando conseguiu uma bolsa para fazer o Doutorado no Japão.
“Os professores e amigos no Vieira sempre me estimularam muito a estudar, participando de olimpíadas de Matemática, Física, Química e Biologia. As pessoas que conheci e amizades que desenvolvi nos Ensino Fundamental e Médio são sempre uma fonte de inspiração”, diz o pesquisador. “Pedro foi muito incentivado pelos professores do Vieira a estudar e explorar um interesse natural que ele tem pela Ciência”, complementa a mãe do rapaz, Virgínia Maria Valois.
REFERÊNCIA
Pedro Valois concluiu o Mestrado em 2022, quando o pesquisador decidiu continuar os estudos no Japão, graduando-se PhD do curso de Doutorado na Universidade de Tsukuba. Com mais de 130 anos de história, e classificada entre as dez melhores universidades japonesas, a Universidade de Tsukuba é considerada uma das principais instituições educacionais do Japão. A universidade conta com três laureados com o Prêmio Nobel (dois em Física e um em Química) em seu corpo docente, além de mais de 70 atletas olímpicos.

おめでとう (“Omedetou”, parabéns), Pedro!
Em português, japonês ou mesmo em bom baianês, que nossos ex-alunos, sempre vieirenses, continuem a trilhar, com destaque, seus mais incríveis e “retados” projetos de vida!
Fotos: arquivo pessoal
Leia também
-
13.08.26
Santuário Nossa Senhora Fátima, em Salvador, dá início nesta quinta ao rito da Procissão das Velas, a ser realizado em todo dia 13
Tradição já comum em Portugal agora também poderá ser seguida pelos devotos de Maria na capital baiana
-
12.08.26
Expociência completa 30 anos celebrando despertar da Ciência entre jovens estudantes. Confira projetos destacados da edição 2026!
Nova formatação, alta qualidade e seleção de projetos para grandes eventos científicos consolidam sucesso de projeto do Vieira
-
12.08.26
UM TANTÃO DE AMOR – Vieira celebra estudantes em dia especial de homenagens e diversão
Ações contaram com protagonismo do grêmio estudantil
-
11.08.26
Padre Tárcio Santos, SJ, é novo reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima
Nomeação foi publicada pela Arquidiocese do São Salvador. O padre também é assistente espiritual do Vieira e integrante do Conselho Diretivo do colégio