Ex-aluno do Vieira é nomeado diretor artístico do Museu Afro Brasil, em São Paulo
Antropólogo, curador, crítico e pesquisador, Hélio Menezes assume o cargo na instituição que completa 20 anos em outubro

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, tem um novo diretor artístico. O antropólogo, curador, crítico e pesquisador Hélio Menezes (foto acima), que é ex-aluno do Colégio Antônio Vieira, em Salvador, assume o cargo no conceituado museu, que completa 20 anos em outubro. Hélio Menezes ganhou notoriedade pelo trabalho realizado durante a 35ª Bienal, realizada no Centro Cultural São Paulo, em 2023.
Nascido na capital baiana, Menezes tem um currículo extenso. Após ter concluído os estudos no Vieira, graduou-se em relações internacionais e em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (USP). É mestre em antropologia social pela mesma instituição, além de ter estudado em uma universidade em Princeton, nos Estados Unidos.
O novo diretor do museu destacou, em um comunicado à imprensa, que tem o objetivo de trazer um olhar contemporâneo para a programação e ao acervo da instituição. Ele destacou também que buscará promover maior cobertura dos canais de comunicação com a sociedade, em especial aos artistas, pesquisadores, educadores e intelectuais afro-brasileiros, da África e suas diásporas.

O MUSEU
Situado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, no Parque Ibirapuera, o Museu Afro Brasil possui mais de oito mil obras em um espaço de 12 mil metros quadrados. A instituição busca destacar a inventividade e a ousadia de artistas brasileiros e internacionais desde o século 18 até a contemporaneidade, explorando temas como religião, trabalho, arte e escravidão, registrando a influência africana na construção da sociedade brasileira. O museu foi batizado com o nome do escultor Emanoel Araujo, baiano e que também já foi diretor de museu (de Arte da Bahia) e curador do próprio Museu Afro Brasil, tendo falecido em 2022.
Com informações do site Alma Preta.
Fotos: divulgação, Vida Sem Paredes e Roberta Navas.
Leia também
-
15.07.25
Seis estudantes do Vieira são finalistas da Olimpíada de História realizada pela Unicamp
Alunos venceram diversas etapas classificatórias competindo com 225 mil participantes de todo o Brasil
- 14.07.25 Vieira sedia esta semana primeira edição presencial do Simpósio de Espiritualidade Inaciana. Últimas vagas!
-
11.07.25
Diversão e aprendizagens marcam primeira Colônia de Férias do Vieira no Sítio Loyola
Edição inaugural foi desenvolvida durante três dias do recesso após primeiro semestre letivo
-
10.07.25
Alunos do Vieira vão doar tampinhas plásticas para reciclagem e castração de animais de rua
Ação, lançada no colégio neste início de segundo semestre letivo, estimula reciclagem e cuidado com animais de rua