Ex-aluna do Vieira, médica é destaque na imprensa por atuação humanizada em ‘parto surpresa’
Atendimento da Dra. Lise Oliveira fez diferença em caso ocorrido na UPA de Brotas
O atendimento humanizado da médica Lise Oliveira, durante plantão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brotas, foi notícia nesta terça-feira (10) nos veículos de comunicação, em caso curioso de “parto surpresa”, cuja gravidez só foi descoberta pela mãe da criança pouco antes do nascimento do bebê. Ex-aluna do Colégio Antônio Vieira, Dra. Lise (no centro da foto, segurando o bebê) revelou como uma formação pautada no humanismo cristão inaciano, voltada “para e com os demais”, pode fazer diferença na atuação profissional.
Segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), sem saber que estava grávida, Iria Nilza Soares Nascimento, que é solteira e estava na primeira gestação, procurou atendimento alegando fortes dores abdominais. Classificada como caso de média prioridade, ela foi atendida pela médica Lise Oliveira, que imediatamente percebeu que os sintomas não correspondiam a uma dor abdominal comum – revelando alta capacidade técnica, mas principalmente humanizada, o que foi essencial para o sucesso do nascimento do bebê, sem maiores riscos. O nome escolhido para a menina recém-nascida: Vitória.
FORMAÇÃO PARA A VIDA
“As aprendizagens no Vieira contribuíram para o meu desenvolvimento e formação, o que tem me possibilitado analisar e entender as dimensões psicossociais do outro. Considero a Medicina como arte de cuidar para além da competência técnica e, assim, pretendo continuar honrando o compromisso do acolhimento, do não julgamento, do diálogo aberto e da consequente busca da qualidade de vida e do melhor servir”, declarou Dra. Lise, em entrevista concedida para a Revista Vieirense.
Foto: INTS
Confira nos links mais algumas repercussões na imprensa:
Leia também
-
15.03.26
Vieira celebra 115 anos em corrida que se torna mais um marco da tradição em inovar
Momento esportivo promoveu saúde, integração e reencontros, unindo gerações vieirenses
-
13.03.26
Com mais de 2 mil inscritos, Corrida do Vieira promove encontro de gerações domingo no Farol da Barra
Evento, realizado pelo Colégio Antônio Vieira, celebra os 115 anos da instituição
-
12.03.26
Estudantes do Vieira já vivem clima da gincana! Para pontuar bem, é preciso seguir regulamento. Confira!
Normas devem ser cumpridas desde a Pré-Gic, fase atual que já mobiliza as cinco equipes antes da abertura oficial, no dia 26
-
12.03.26
Nafe dá início às atividades de 2026 com palestras sobre educação financeira
Núcleo do Vieira reúne estudantes interessados em aprender mais sobre Finanças e Economia