Estudantes apresentam musical ‘O Mar que nos abraça’, inspirado na obra de Marcus Vinícius Rodrigues
Poeta e escritor foi o convidado especial do espetáculo que envolveu aprendizagens de diversas disciplinas
O livro de contos “O Mar que nos abraça”, do poeta e escritor Marcus Vinícius Rodrigues, foi retratado esta semana por estudantes da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira, em um musical de mesmo nome. A partir da linguagem do teatro e da dança, os jovens alunos revelaram talento e senso crítico com produções que surpreenderam até o autor da obra, convidado especial do evento.
“Um trabalho fantástico! Eles pegaram os contos e reinterpretaram, tiraram a essência mesmo e produziram obras próprias. Acho que isso é o grande legado desse trabalho na escola: não só uma leitura, é uma releitura e uma criação de algo novo. Fantástico, adorei!”, declarou o escritor, impressionado com o nível das apresentações dos estudantes vieirenses.
Publicado pela editora Camurê, “O Mar que nos abraça” é um livro de contos que tem como cenário Salvador, mostrada como uma cidade contemporânea cheia de contrastes e diferenças sociais. São cinco contos em que personagens do cotidiano dialogam com o leitor, levando-o a reflexões sobre temas contemporâneos.
APRENDIZAGENS EM CENA
“Primeiro, os estudantes leram o livro e, assim, começamos a trabalhar com eles as múltiplas linguagens, abarcando diversas disciplinas. Depois, as turmas foram divididas por funções (figurino, cenário, áudio, sonoplastia, dança, encenações…) e, então, eles começaram a viver o espetáculo, iniciando por humanizar o espaço, fazendo as portas. Assim, foram pensados os roteiros a partir da releitura dos contos e também os cartazes de divulgação, tudo com muito protagonismo dos estudantes”, conta a professora de Arte, Joelma Serra.
Além da professora Joelma, as professoras Carla Fernanda Bomfim (Redação e Gramática), Márcia Viviane (Literatura), Ana Paula Monteiro (Redação), Gleide Leal (Redação), Ana Rita Santana (Língua Inglesa) e Claudia Fiuza (Língua Inglesa) orientaram os estudantes no musical, atentas também às múltiplas aprendizagens proporcionadas pela atividade, para além dos fins pedagógicos.
“O musical contribui, ainda, para o estreitamento das relações interpessoais, já que nos permite vivenciar experiências diversas. Há muitas frustrações no caminho, mediações e muitas alegrias. E que lindo perceber a riqueza desse momento, quando, após apresentações tão lindas, culminamos com abraços de saudades. Esse é o nosso musical!”, concluiu a professora Carla Fernanda, representando toda a equipe envolvida, sob a coordenação pedagógica da professora Léa Pontes. O resultado? Um show!
Confira nas fotos!
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica