17.08.22

Estudantes do Vieira participam de Dia de Formação e ações de voluntariado

Atividades integram o projeto de uma educação implicada com os demais e a Casa Comum

Estudantes do Vieira participam de Dia de Formação e ações de voluntariado

Formar cidadãos que, para além da excelência cognitiva, sejam competentes, conscientes, criativos, compassivos e comprometidos. A missão de formação integral do Colégio Antônio Vieira, a partir de valores inacianos e cristãos, é um dos traços evidentes quando os estudantes da instituição participam, partilhando vivências e exemplos, dos dias de reflexão e espiritualidade promovidos pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa). O protagonismo dos jovens nas ações dos núcleos estudantis e de Voluntariado também é outra marca do propósito de educar pessoas implicadas com o cuidado com o outro e com o planeta, a nossa Casa Comum.

Para as crianças menores, o Sorpa, em parceria com o Serviço de Orientação Educacional (SOE) e equipe pedagógica, promove os dias de formação, com muita ludicidade, nas capelas e demais espaços de aprendizagem do Vieira. Já para os alunos do Vieirão, as atividades são realizadas também em espaços externos, como o Sítio Loyola e a Casa de Retiro São José.

Estudantes do 8º ano EF em Dia de Formação no Sítio Loyola

VOLUNTARIADO

Defensores da adoção dos 3Rs (reduzir, reusar e reciclar) e após uma roda de conversa sobre os impactos da indústria têxtil no cotidiano, um grupo de 12 estudantes, que integram o Núcleo Ambiental do Vieira (NAV) e o Voluntariado, participou, no início deste mês, de mais uma ação social que exemplifica a formação diferenciada do colégio. Os alunos entregaram donativos (roupas usadas e acessórios em bom estado) para o 2º Bazar Solidário da Associação Clara Amizade, instituição que presta assistência para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Acompanhado pelo pastoralista Carlinhos Bernas, os jovens conheceram de perto o trabalho realizado pela Associação, sediada no bairro de Piatã. Os estudantes foram recepcionados pelo mobilizador de recursos da Clara Amizade, Eduardo Batista, que apresentou parte da história da Associação e como funcionam as atividades nos centros comunitários. A turma também conferiu atividades do curso profissionalizante de cabeleireiro.

Associação Clara Amizade recebeu visita de integrantes dos núcleos estudantis do Vieira

“A ideia dessa ação partiu dos próprios alunos em nossas discussões sobre os impactos da indústria têxtil no meio ambiente e também sobre o que a gente poderia fazer para ampliar a vida útil das roupas e, ao mesmo tempo, fazer uma ação social, em uma proposta em que se avalia o que a gente pode fazer não só pelos outros, mas por nós mesmos, pois são muitos aprendizados envolvidos”, contam os estudantes João Neto, coordenador do Voluntariado, além de Mariana Lima e Marylia Souza, coordenadoras do NAV. Eles participaram da visita à Associação Clara Amizade.

Com informações da Associação Clara Amizade.

Fotos: Sorpa/CAV.