Estudantes do Vieira aprimoram inglês em mostra de maquetes sobre monumentos históricos
Abordagem Steam do Programa Bilíngue estimula habilidades como oralidade e articulação de conhecimentos sobre a cultura mundial

Coliseu, Estátua da Liberdade, Big Ben… Os monumentos famosos em todo o mundo, inclusive os da Bahia, como os faróis da Barra e Itapuã, foram tema de aulas do Programa Bilíngue do Colégio Antônio Vieira. Esperando números cada vez mais favoráveis no controle da pandemia, os estudantes vieirenses, cidadãos globais em formação, revelaram planos de viagens a longo prazo e conhecimentos sobre a história dos monumentos, bem como sobre os países onde estão situados – tudo em inglês, numa aula bem divertida do projeto “Monuments Around The Word” que culminou em uma exposição de maquetes feitas com material reciclado.
“A proposta pedagógica gira em torno dos conteúdos trabalhados durante a última unidade do livro, na qual falamos sobre cultura. E dentro do tópico, abordamos os monumentos históricos e sua importância cultural. Para finalizar com chave de ouro, decidimos trabalhar com uma proposta criativa, lúdica, engenhosa. Além da construção em si das maquetes, os alunos tinham que pensar na importância daquele monumento para a cidade e por quais motivos ele foi criado”, explica o professor Joaquim Augusto. Além dele, as professoras Adriana Pereira, Jaqueline Santana e Joelma Melo conduziram a atividade com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF).

STEAM AND CLIL
O professor Joaquim Augusto ressalta que os conteúdos do Programa Bilíngue do Vieira são trabalhados sempre de forma interdisciplinar, dentro do STEAMScience, Technology, Engineering, the Arts and Mathematics. Trata-se de uma abordagem educacional que incorporou as Artes ao modelo STEM mais comum, que prevê a aprendizagem interdisciplinar de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. “No Programa Bilíngue, costumamos explorar muito a abordagem Steam, em conjunto com o CLIL (Content and Language Integrated Learning), pois torna a aprendizagem muito mais interessante e significativa”, frisa o professor, referindo-se também ao modelo de Aprendizado Integrado de Conteúdo e Idioma, abordagem que prevê o aprendizado de conteúdo por meio de um idioma adicional, ensinando, assim, o assunto e a segunda língua.
Fotos: acervos pessoais.
Leia também
-
18.09.25
Projetos da Expociência do Vieirão são premiados e indicados para grandes eventos científicos
Após seminário e mostra de trabalhos para a comunidade escolar, evento foi encerrado com escolha das melhores pesquisas e apresentações
-
18.09.25
ARTIGO – Capacitismo: o preconceito estrutural que gera barreiras, alerta Luca Andrade
Integrante do Naic, estudante do Vieira aborda atitudes equivocadas em relação às pessoas com deficiência
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos