Estudantes do Terceirão fazem ‘Passeio das Memórias’ em despedida especial do Vieirinha
Ação também contribuiu para bem-estar emocional antes da segunda prova do Enem

Atravessar a rampa da piscina e voltar com toda a emoção para o Vieirinha. Assim, estudantes concluintes da 3ª série do Ensino Médio e que já estão deixando o Colégio Antônio Vieira, puderam esta semana fazer o que foi batizado de “Passeio das Memórias”. Isto porque muitos estudam no colégio desde quando eram crianças bem pequenas, nas séries iniciais do Vieirinha, unidade destinada aos alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental (EF). Na programação, eles puderem reviver nos espaços de aprendizagem do local atividades que participavam na época e até brincar de novo no parquinho! Antes, uma recepção calorosa e emocionante dos atuais alunos do espaço. Confira no vídeo!
MEMÓRIAS AFETIVAS
O momento especial, na última segunda-feira (4), também contribuiu com o bem-estar emocional dos estudantes do Terceirão, antes da segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prevista para o próximo domingo (10). “Foi como se a gente estivesse voltando no tempo, e tudo foi muito bacana, muito importante, inclusive para a gente ter um momento de descontração e de relaxamento depois do primeiro dia do Enem”, declarou a aluna Beatriz Andrade Motta.

Bia e dos colegas gostaram das atividades que foram especialmente organizadas pelo colégio para o momento, a partir de uma escuta aos estudantes envolvendo Comissão de Formatura, o Serviço de Orientação Educacional (SOE) e a Formação Cristã. Na programação, roda de conversa com antigos professores e orientadores educacionais; a oração no Pátio Aquarela com músicas e coreografia e, também, contação de história na biblioteca.
“Pudemos perceber como as memórias ficam no cheiro das coisas, pelo gosto das comidas da cantina, da pipoca de Tio Ernesto e como, só de chegar no espaço e ver o ambiente, a gente lembra de tanta coisa e vê que a nossa infância é marcada por nossa trajetória no Vieira e ver também que essa nossa trajetória marca também os professores, quando eles revelaram momentos que compartilhamos no Vieirinha e que também estão guardados na memória deles”, declarou.
Veja agora mais fotos desse momento tão singular!
Leia também
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área
-
16.09.25
Expociência do Vieirinha é aberta à visitação a partir desta quinta e segue até dia 25. Veja o dia por série!
Mostra de experimentos e projetos do Colégio Antônio Vieira desperta estudantes desde cedo para a pesquisa científica