Estudantes do Ensino Médio Noturno têm atividade sobre direitos humanos e democracia
Projeto interdisciplinar do Departamento de Humanidades estimula aprendizagem a partir do protagonismo juvenil
Em atividade interdisciplinar, os jovens estudantes assistidos pelo programa filantrópico de Ensino Médio Noturno do Vieira apresentaram esta semana o resultado dos projetos sobre direitos humanos, cidadania e democracia, fruto das aprendizagens das disciplinas História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Os trabalhos estimularam o protagonismo estudantil, a partir da condução conjunta dos professores Marcos Pimentel, de Geografia; Analba Costa, de História; e, Rosival Carvalho, de Filosofia e Sociologia.
As equipes foram formadas e cada série ficou responsável por um produto final: a 1ª série EM fez um musical, abordando as diversas leituras que tiveram sobre os temas; 2ª série EM apresentou uma exposição de fotografias e poemas autorais tratando das questões de forma crítica e sensível; e, a 3ª série EM organizou uma roda de conversa com três convidados (especialistas) nas áreas tratadas. Eles também responderam questões dos estudantes previamente elaboradas nas atividades em equipe.
PROTAGONISMO
“Foi um evento que congregou a todos, realmente, consolidando uma aprendizagem, a partir do protagonismo dos estudantes, deixando a equipe pedagógica muito satisfeita com o resultado final”, conta o professor Rosival Carvalho. “A intenção pedagógica deste trabalho foi propiciar a interlocução de diversas disciplinas na construção de conteúdos transversais importantes para o desenvolvimento da consciência cidadã e o protagonismo social dos nossos estudantes”, explica a coordenadora pedagógica, Soraia Sousa Sousa.
Para a aluna Irla Barbosa, da 2ª série EM, a proposta do trabalho foi bem interessante e dinâmica. “A atividade me instigou a pesquisar ainda mais sobre a temática abordada, em um trabalho que, com certeza, agregou muito à minha vida acadêmica, inclusive para também falar em público, além de todo o processo de pesquisa, o que também me motivou a sair da zona de conforto”, disse a estudante, concluindo: “Foi gratificante a gente poder dar o nosso melhor e apresentar um trabalho muito legal”.
Confira mais fotos!
Leia também
- 05.11.25 Em nova Carta Apostólica, Papa Leão XIV afirma que educar é promover a dignidade, a justiça e a confiança num mundo em conflito
-
05.11.25
The Movie Project! Crianças revelam aprendizagem bilíngue em linguagem de cinema
Projeto mobilizou estudantes do 5º ano EF do Vieira ampliando a fluência no inglês
-
04.11.25
Em excursão para Mucugê, estudantes do Vieira aliam aprendizagens multidimensionais ao lazer
Município baiano na Chapada Diamantina é referência em turismo ecológico e cultural
-
04.11.25
COMO ROCHA – Estudantes consolidam aprendizagens de Geografia em aula prática no laboratório
Metodologia ativa permitiu maior assimilação de conteúdo trabalhado em sala de aula