Menu
Logo do site
Logo do site
04.09.25

Estudantes do Ensino Médio Noturno do Vieira têm aulas de campo na Codesal, Casa do Carnaval e Museu da Cultura Afro-Brasileira

Atividades completam aprendizagens realizadas no colégio sobre História, Geografia, Sociologia e Atualidades

Estudantes do Ensino Médio Noturno do Vieira têm aulas de campo na Codesal, Casa do Carnaval e Museu da Cultura Afro-Brasileira

Para além de explorar os diversos espaços do Colégio Antônio Vieira, os estudantes do Ensino Médio Noturno têm a oportunidade de complementar as aprendizagens em sala de aula com visitas a outras instituições de referência para a história, cultura e planejamento de atividades de gestão de Salvador. Atividades completam aprendizagens realizadas no colégio sobre História, Geografia, Sociologia e Atualidades.

No início da semana, na segunda-feira (1º), a turma da 2ª série EM Noturno esteve, por exemplo,  na sede da Coordenadoria de Defesa Civil de Salvador (Codesal), onde tiveram uma verdadeira aula de campo, aprendendo sobre questões como percepção de risco, racismo ambiental e mudanças climáticas. O conteúdo apresentado pelos profissionais do órgão municipal reforçou as aprendizagens das aulas de Geografia, além de oportunizar aos alunos conhecerem curiosidades sobre a cidade onde vivem. 

Coordenada pelo professor Marcos Pimentel, a atividade de campo ainda permitiu aos estudantes conhecer o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec), essencial na prevenção de acidentes em dias de fortes chuvas na capital baiana. Os alunos gostaram da visita. Confira depoimentos no vídeo! 

CASA DO CARNAVAL E MUNCAB

Já os alunos da 1ª série EM Noturno conheceram, no último sábado (30), a Casa do Carnaval da Bahia, museu visual e sensorial que apresenta diversos recortes temáticos da festa e sua importância como expressão da identidade brasileira e, particularmente, baiana. O espaço, situado no Pelourinho, possui maquetes, roupas e instrumentos emprestados por artistas da festa, fotos e documentos históricos que encantaram os estudantes. 

Também no Centro Histórico, os estudantes visitaram o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), dedicado a valorizar a herança africana e sua influência na formação social, histórica e artística do país. Além de reunir documentação histórico-cultural afro-brasileira, o museu promove ações e iniciativas intercambiais com os países e culturas africanas. Abriga também diversas exposições, oficinas e outros eventos educativos. A vivência possibilitou reflexões sobre identidade, memória coletiva e respeito à pluralidade cultural, dentro do projeto político-pedagógico do colégio que visa promover uma educação étnico-racial.

MÚLTIPLAS APRENDIZAGENS

“São atividades que proporcionam aos jovens alunos muito da nossa proposta de formação integral, para além do cognitivo. Uma formação integral, portanto, que visa ir além daquilo que é visto em sala de aula, por meio também de uma prática, uma vivência, um entendimento dos alunos a respeito da cidade em que vivem, da sua geopolítica, das suas inserções sociais, ajudando na compreensão de suas vivências e a entender mais do que um conteúdo teórico também”, como destaca a coordenadora pedagógica, professora Eneida Santana.

Os estudantes do Ensino Médio Noturno do Vieira são selecionados pelo programa assistencial da Associação Antônio Vieira, instituição da Companhia de Jesus com finalidade não lucrativa e certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social. Eles estudam no colégio com bolsas 100 integrais e contam com auxílios complementares, como uniforme e material didático. O prazo de inscrições para o programa geralmente é aberto em outubro para as atividades do ano letivo seguinte.

Confira mais fotos das visitas!

Fotos: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo