11.07.22

Estudantes do Ensino Médio do Vieira ampliam conhecimento com trilhas formativas da Unisinos

Parceria com universidade jesuíta do Rio Grande do Sul integra itinerário que permite jovem aprender conforme área de interesse

Estudantes do Ensino Médio do Vieira ampliam conhecimento com trilhas formativas da Unisinos

Cursos de curta duração, com nível universitário, oferecidos de forma on-line para estudantes do Ensino Médio. Trata-se de mais um dos diferenciais do Colégio Antônio Vieira, fruto de uma parceria com a Unisinos, instituição jesuíta do Rio Grande do Sul que tem conceito máximo do Ministério da Educação para ensino à distância. As trilhas temáticas da Unisinos fazem parte do Itinerário de Ampliação do Conhecimento do Vieira e são uma das opções dadas aos jovens estudantes para expandir a aprendizagem, conforme a área de interesse. 

Somente no caso da parceria com a Unisinos, os estudantes do Vieira contam com três trilhas temáticas, sendo uma delas ministrada totalmente em inglês, reforçando a aprendizagem bilíngue. Trata-se do curso Interculturalidade e Cidadania Global (Interculturality and Global Citizenship), que desenvolve a perspectiva crítica e outras competências para uma futura atuação profissional na área. Há ainda as trilhas sobre Pensamento Projetual e Criativo para Cidades Sustentáveis (visando conhecer métodos e técnicas capazes de proporcionar novas possibilidades para uma vida mais sustentável e responsável nas cidades); e, Ciência e Tecnologia como Vetores para Saúde e Bem-estar (abordando a realidade científica e tecnológica da área da saúde do Brasil e do mundo, desenvolvendo competências de pensamento crítico, liderança e inovação). 

LAB TOOL E TEC EXPERIENCE

Cada minicurso da Unisinos para os alunos do Vieira tem duração de 20h, sendo que a metade da carga horária é empregada na etapa denominada de Lab Tool, em que os estudantes participam de uma espécie de laboratório on-line para aprofundar ferramentas tecnológicas e cognitivas, além de conhecimentos em temas específicos da trilha escolhida. Depois, eles seguem para a etapa final (TEC Experience) que promove uma atividade experiencial que busca a conexão entre os estudantes com o futuro profissional. “Aqui, o estudante irá resolver, de forma criativa e colaborativa, desafios trazidos por profissionais convidados, além de participar de bate-papos sobre as principais tendências da área profissional, além de materiais para complementar sua formação”, conforme explica a equipe pedagógica da universidade.

MAIS TRILHAS

A diretora acadêmica do Vieira, professora Ana Paula Marques, informa que a avaliação dos itinerários foi tão positiva, tanto por parte dos educadores quanto dos estudantes, que o Colégio já está analisando a possibilidade de ampliação, com novas trilhas para 2023. “A oferta desses itinerários, em parceria com a Unisinos, já foi pensada dentro de nosso projeto de Novo Ensino Médio, que entrará totalmente em vigor agora em 2023. Essas três trilhas de conhecimento compõem um conjunto mais amplo com a oferta de outros itinerários. Elas foram planejadas de forma personalizada para o projeto pedagógico do CAV, a partir de um estudo das tendências educacionais para um Ensino Médio verdadeiramente conectado com os centros de interesses das nossas juventudes e com as demandas do mundo contemporâneo e do trabalho, sem perder de vista os princípios educativos da Companhia de Jesus e o compromisso com a formação de cidadãos comprometidos e capazes de transformar positivamente a realidade sociocultural em que estão inseridos”, destaca a professora Ana Paula. “Desenhamos trilhas que possam atender às diversas áreas de conhecimento e formações, ampliando, assim, o processo de aprendizagem, com experiências para além do cognitivo”, frisa.   

ESTUDANTES ENGAJADOS

Neste ano de 2022, na trilha “Pensamento Projetual e Criativo para cidades sustentáveis”, os estudantes vieirenses Rafael Vilas Boas Juca, Cleo Magalhães, Isabela Coelho e Rebecca Princen, por exemplo, trabalharam a criatividade, imaginação e inovação como referenciais para pensar ações de sustentabilidade, de acordo com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) da ONU. Os professores usaram a metodologia do Design for Change, valorizando o “sentir, imaginar, fazer, compartilhar”, como formato pedagógico. Já no início dos trabalhos, partindo do questionamento ‘Se eu fosse uma cidade, eu seria…’ por meio da plataforma de interação padlet, os alunos construíram um painel com suas descobertas. Agora, na fase da TEC Experience, estão sendo convidados a observar a comunidade local e as dificuldades das cidades, para, no final da trilha, apresentarem proposições inovadoras que qualifiquem esses espaços e a vida de seus habitantes.

CIDADANIA GLOBAL

Os estudantes do Vieira que optaram pela trilha bilíngue sobre “Interculturalidade e Cidadania Global” também estão bem engajados. “Paradigmas quebrados, conhecimentos acerca de culturas em sua maioria ignoradas, debates em ascensão necessários. Experiência essencial para a formação de um cidadão global!”, declarou a aluna Sofia Pato de Lima. “O que levo dessa experiência é o sentimento de pertencimento sobre o lugar em que faço parte no mundo e o maior entendimento sobre questões que envolvem nós, cidadãos, e a sociedade em que estamos inseridos, me sentindo mais ativa para praticar os conceitos aprendidos nas aulas”, diz Alice Bittencourt.

“Esse itinerário com a Unisinos me trouxe diversos frutos benéficos, dentre eles, incitar uma sede por conhecimento sobre as culturas da América Latina e do mundo, além de um sentimento de cidadania global e noção de que somos parte de uma sociedade em constante mudança. Também tive acesso a informações que vou usar para minha bagagem pessoal quanto às ferramentas de Design Thinking e intercâmbio”, afirmou Lucas Andrade. Já a aluna Ana Clara dos Santos diz que o itinerário ampliou sua bagagem intelectual, “de tal modo que foi permitido adquirir conhecimentos a partir de uma perspectiva aberta a novos horizontes, para além dos preceitos e conceitos prévios”, como frisou.

TECNOLOGIA EM SAÚDE

Na trilha “Ciência e Tecnologia como Vetores para Saúde e Bem-estar”, os estudantes aprofundaram o olhar sobre a própria saúde e uma visão crítica de mundo. Na TEC Experience, os alunos foram estimulados a pensar e propor soluções inovadoras para problemas de saúde pública. E eles estão gostando muito: “Estou amando demais essa incrível experiência e vendo uma evolução da minha análise crítica, inclusive por conta das participações especiais super inspiradoras”, conta Julia Cardoso. “Abriu minha mente para diversos aspectos relacionados à saúde”, completa a colega Giulia Menezes. “É bem dinâmico e ativo, e a gente consegue trabalhar também o nosso protagonismo estudantil”, conclui Grazielle Barbosa Oliveira.

Imagens cedidas pela Unisinos.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo