Estudantes do Ensino Fundamental do Vieira contam com aulões e simulados Enem
Programa de preparação para o Exame começa antes mesmo de o aluno entrar no Ensino Médio

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa, no Colégio Antônio Vieira, bem antes do ano previsto para prestar o Exame. Ainda no Ensino Fundamental (EF), os estudantes já fazem exercícios relacionados ou que caíram em provas do Enem, além de atuarem com livros e projetos que os preparam na construção de repertórios essenciais para um bom desempenho na redação. Em outubro, por exemplo, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental também entraram no clima do Exame, participando de aulões e simulados, aprendendo com ludicidade e descontração.
“Os aulões de revisão e simulados do Enem sempre são ferramentas valiosas para os estudantes, e o 9º ano em especial é uma série estratégica por ser a porta de entrada para o Ensino Médio e, portanto, é muito importante que os alunos já se familiarizem com o formato e eles revelaram ter gostado muito de viver essa experiência”, diz a professora Isabel Cezimbra, coordenadora pedagógica da série.
A professora Isabel destaca outras vantagens da realização de aulões e simulados Enem, antes mesmo da conclusão do Ensino Médio. “Primeiro, é uma avaliação de conhecimento. A grande maioria do conteúdo que é cobrado no Enem já faz parte dos objetos de conhecimento trabalhados no Ensino Fundamental 2, e aí foi muito importante para eles fazer esse simulado porque ajudam os estudantes a avaliarem seu conhecimento em diferentes áreas, identificando quais são os pontos fortes, assim como aqueles que precisam ser revistos com mais atenção”.

MAIS BENEFÍCIOS
Outra vantagem apontada pela professora é a própria familiarização com o formato e estilo de perguntas do Enem. A gestão do tempo, aprendendo a gerenciar o prazo para responder as questões de forma eficiente, é outro benefício que, segundo ela, já se percebe com a adoção da metodologia. “Há também uma redução da ansiedade e do estresse pela prática bem antes do dia das provas, também como efeito da familiarização”, completa a Profa. Isabel.
Os simulados ainda permitem que os estudantes testem diferentes estratégias de resolução das questões e possam também ajustar seu plano de estudos a partir dos resultados, focando em áreas que precisam de mais atenção, por exemplo. “Os estudantes também são estimulados a estudarem temas atuais sempre cobrados no Enem, aumentando a motivação para os estudos, a partir de um contexto de avaliação também de um exame externo”, frisa a coordenadora pedagógica.
Mais fotos!
Fotos: Secom/CAV
Leia também
-
08.05.25
Habemus Papam! Igreja tem um novo sucessor de Pedro
O Conclave elegeu o cardeal Robert Prevost como o 267º Bispo de Roma. O anúncio à multidão foi dado pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
-
07.05.25
'Com Maria, peregrinar na esperança' é tema da Festa de Nossa Senhora de Fátima
Ponto alto das celebrações será no dia 13 com missa festiva no Santuário
-
05.05.25
Em programação especial, mães vieirenses são homenageadas no Santuário Nossa Senhora de Fátima
Missa, com participação do coral infantil, além de atividades organizadas pela APM, marcaram manhã festiva
-
02.05.25
Educação jesuíta em um mundo com Inteligência Artificial. Confira princípios adotados em rede
Coordenadora de informática da TI Corporativa da Província dos Jesuítas do Brasil aborda o tema