Esportes, jogos e brincadeiras unem crianças e famílias em projetos do Tempo Integral do Vieira
Aprendizagens com ludicidade marcaram a culminância de ações pedagógicas, contando também com interação com menores da Obra Lumen
Compartilhar momentos e aprendizagens com a família e novos amigos por meio de jogos, brincadeiras e também dos esportes. Este foi o clima que marcou, no final do mês de outubro, a culminância dos projetos pedagógicos desenvolvidos com os estudantes das turmas 3 e 4 do Tempo Integral do Colégio Antônio Vieira.
No caso dos estudantes da turma 3, com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental (EF), as famílias foram convidadas para conferir apresentações, exposições e vivências de modalidades esportivas. No Steam Lab, foi possível compreender como o conteúdo foi trabalhado, de forma lúdica, com as crianças e como eles aprenderam também por meio da arte e outras metodologias ativas. E mais: pais e responsáveis também puderam compartilhar com os filhos momentos de muita interação e diversão, na prática de esportes diversos, sob a orientação do Prof. José Carlos Araújo, do Departamento de Educação Física (Defe).

OBRA LUMEN
Uma tarde muito divertida e repleta de interações também marcou a culminância do projeto pedagógico “Jogos e Brincadeiras do Mundo”, envolvendo a turma 4 do Tempo Integral do Vieira, com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental (EF). Eles puderam compartilhar com outros pequenos as aprendizagens construídas ao longo do segundo semestre: no caso, 20 crianças convidadas que são assistidas pelo Centro Social Lumen, situado na Avenida Vasco da Gama, na Federação.

As crianças do Vieira TOP, como é chamado o Tempo Integral do colégio, prepararam uma programação especial para receber as convidadas do Lumen. Na Biblioteca, foi apresentada uma peça teatral com os colaboradores da unidade e os próprios alunos atuando, caprichando em suas interpretações para os expectadores da instituição.
Em um segundo momento, foi a vez de “se jogar na jogoteca”, instalada na Sala de Convivência. Depois, um delicioso lanche coletivo foi desfrutado no Espaço Criançando. E, como criança é pura energia, o encerramento foi no Ginásio, também com muitas atividades esportivas e muita diversão, com o apoio da equipe do Defe.
Confira alguns momentos no vídeo!
Veja agora mais fotos!
Leia também
-
08.06.26
Metodologias ativas facilitam aprendizagem na Educação Bilíngue do Vieira
Atividades marcadas pela ludicidade fazem parte de projeto pedagógico que prevê uma formação inserida em contextos atuais
-
05.06.26
DIA DO MEIO AMBIENTE - Núcleo Ambiental do Vieira promove reflexão sobre responsabilidade coletiva
Exibição de documentário na Biblioteca Jorge Amado marcou atividades especiais da semana
-
05.06.26
ARTIGO – 'Preservação ambiental e consciência coletiva', por Alice Lelis
Estudante, que integra o Núcleo Ambiental do Vieira, defende ações coletivas em prol da preservação dos ecossistemas ambientais
-
03.06.26
Corpus Christi é celebrado com missas em Salvador
Catedral Basílica e santuários, no Santo Antônio e no Garcia, recebem fiéis católicos