Esportes, jogos e brincadeiras unem crianças e famílias em projetos do Tempo Integral do Vieira
Aprendizagens com ludicidade marcaram a culminância de ações pedagógicas, contando também com interação com menores da Obra Lumen

Compartilhar momentos e aprendizagens com a família e novos amigos por meio de jogos, brincadeiras e também dos esportes. Este foi o clima que marcou, no final do mês de outubro, a culminância dos projetos pedagógicos desenvolvidos com os estudantes das turmas 3 e 4 do Tempo Integral do Colégio Antônio Vieira.
No caso dos estudantes da turma 3, com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental (EF), as famílias foram convidadas para conferir apresentações, exposições e vivências de modalidades esportivas. No Steam Lab, foi possível compreender como o conteúdo foi trabalhado, de forma lúdica, com as crianças e como eles aprenderam também por meio da arte e outras metodologias ativas. E mais: pais e responsáveis também puderam compartilhar com os filhos momentos de muita interação e diversão, na prática de esportes diversos, sob a orientação do Prof. José Carlos Araújo, do Departamento de Educação Física (Defe).

OBRA LUMEN
Uma tarde muito divertida e repleta de interações também marcou a culminância do projeto pedagógico “Jogos e Brincadeiras do Mundo”, envolvendo a turma 4 do Tempo Integral do Vieira, com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental (EF). Eles puderam compartilhar com outros pequenos as aprendizagens construídas ao longo do segundo semestre: no caso, 20 crianças convidadas que são assistidas pelo Centro Social Lumen, situado na Avenida Vasco da Gama, na Federação.

As crianças do Vieira TOP, como é chamado o Tempo Integral do colégio, prepararam uma programação especial para receber as convidadas do Lumen. Na Biblioteca, foi apresentada uma peça teatral com os colaboradores da unidade e os próprios alunos atuando, caprichando em suas interpretações para os expectadores da instituição.
Em um segundo momento, foi a vez de “se jogar na jogoteca”, instalada na Sala de Convivência. Depois, um delicioso lanche coletivo foi desfrutado no Espaço Criançando. E, como criança é pura energia, o encerramento foi no Ginásio, também com muitas atividades esportivas e muita diversão, com o apoio da equipe do Defe.
Confira alguns momentos no vídeo!
Veja agora mais fotos!
Leia também
-
11.07.25
Diversão e aprendizagens marcam primeira Colônia de Férias do Vieira no Sítio Loyola
Edição inaugural foi desenvolvida durante três dias do recesso após primeiro semestre letivo
-
10.07.25
Alunos do Vieira vão doar tampinhas plásticas para reciclagem e castração de animais de rua
Ação, lançada no colégio neste início de segundo semestre letivo, estimula reciclagem e cuidado com animais de rua
-
10.07.25
Sarau da Avla com colaboradores marca interação entre equipe do Vieira e estudantes
Momento é recordado na volta às aulas em meio à receptividade aos alunos após recesso junino
-
09.07.25
"Liderança que cuida" é tema do PDG de julho no Vieira
Formação continuada de gestores é conduzida pela equipe de Gestão de Pessoas do colégio