03.05.17

Espiritualidade e solidariedade marcam Semana Santa Jovem 2017

As atividades aconteceram em Capim Grosso, Alagoinhas e Mar Grande.

Espiritualidade e solidariedade marcam Semana Santa Jovem 2017

Os alunos do Colégio Antônio Vieira participaram da Semana Santa Jovem 2017 (SSJ), de 14 a 16 de abril, com grupos dividos entre Capim Grosso, Alagoinhas e Mar Grande. Nas atividades propostas pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), os jovens puderam viver uma experiência de espiritualidade e reflexão acerca da Morte e Paixão de Cristo de forma criativa, solidária e intensa. O evento também proporcionou aos estudantes uma oportunidade de aprofundamento da fé cristã através de cuidados com o meio ambiente e experiências comunitárias a serviço do próximo.

Para o coordenador do SORPA, João Ramiro, é através da vivência prática do amor de Deus que os jovens descobrem um novo sentido para as suas vidas. “Ao refletir sobre o mistério da vida de Jesus, os estudantes podem perceber Cristo vive em cada um de nós e, a partir daí, crescerem como cristãos a cada dia”, comentou ele.

Taizé – Alagoinhas
A Semana Santa em Taizé proporcionou aos jovens momentos de oração e reflexão bíblica através de partilha em grupos. Eles também vivenciaram práticas de solidariedade por meio da interação com crianças e jovens da comunidade local.
“Os alunos tiveram a oportunidade de viver o resgate da confiança do coração, que se dá através do silêncio e do encontro com o outro”, destacou a pastoralista Denise Costa. A aluna Maria Vitória Santa contou que durante o evento, dentre tantos outras experiências, pôde conhecer melhor a espiritualidade inaciana. “Minha experiência em Taizé foi única, algo novo e inesquecível”, revelou.

Capim Grosso
Em Capim Grosso, os alunos reviveram a Paixão de Cristo através do contato com a comunidade local e tiveram uma importantes aprendizados sobre solidariedade. Segundo o pastoralista Diniz Monteiro, que acompanhou os alunos durante a experiência naquele município, a mobilização social marca de forma positiva a vida dos participantes. “É fundamental que os jovens possam se inserir na realidade da vida no sertão, porque é dessa forma que eles são tocados e podem, assim, praticar o amor de Jesus Cristo que tomamos como exemplo”, afirmou.
O aluno Túlio Mauadie também viveu a experiência em Capim Grosso e no contato com a comunidade local viveu experiências fortes, que deram a ele novas perspectivas de vida. “O sofrimento daquelas pessoas ganha um novo sentido junto à esperança que eles alimentam”, ressaltou.

Mar Grande
“A SSJ desse ano foi fantástica, porque me proporcionou momentos de espiritualidade e reafirmação da fé muito importantes”, declarou a aluna Mariana Rubackm. Ela fez parte do grupo que foi para Mar Grande e viveu dias inesquecíveis de oração e partilha.
Dentre as muitas experiências fortes de reflexão, eles encenaram e refletiram sobre a caminhada de Jesus Cristo e vivenciaram momentos de fraternidade. “É através da vivência tão próxima desse período que Cristo viveu que os jovens podem fortalecer e entender melhor a sua fé”, falou o pastoralista Rafael Nascimento, que esteve com os jovens vieirenses durante todo o tríduo pascal.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo