Especial Revista Vieirense: ‘Por dentro da robótica educacional’
São muitas as habilidades e competência que essa área de estudo pode proporcionar aos alunos. Conheça algumas delas!
Seja nos inúmeros aplicativos que utilizamos nos smartphones através de aparelhos eletrônicos, ou nas mais variadas possibilidades de dispositivos, é inegável que as nossas vidas estão cercadas por tecnologias. A inventividade que as novidades trazem continua nos surpreendendo e motivando jovens ao redor do mundo. O crescimento da robótica educacional reflete esses novos tempos, fazendo dela um recurso bastante rico para o processo de ensino-aprendizagem.
Através de inúmeras atividades realizadas para as diferentes idades, é possível contemplar o desenvolvimento pleno dos alunos, fazendo deles indivíduos autônomos, independentes e responsáveis. “Gosto muito da construção e da programação. É algo que ajuda muito no nosso cotidiano, pois estimula o raciocínio lógico, fazendo com que a gente resolva situações complicadas mais rapidamente”, destaca o aluno do 5º ano EF, Vinícius Fialho. A estudante do 4º ano EF, Alice Guimarães, ressalta a interatividade que as aulas de robótica proporcionam. “Além de programar, também há vários jogos legais, que ensinam muitas coisas interessantes”, diz.
A robótica traz consigo muitas possibilidades. “Os alunos podem realizar experimentos a partir da elaboração de construções, criar levantamento de hipóteses, testar e avaliar os resultados, além de promover o estudo de conceitos multidisciplinares em diversas áreas, como ciências, física, geografia, matemática, entre outras”, destaca o professor Bruno César Almeida, que atua nas aulas de robótica oferecidas aos alunos do Colégio Antônio Vieira, a partir do 2º ano EF, na modalidade de cursos livres. Ele ainda acrescenta que é possível estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas e, principalmente, comprovar a importância do trabalho em equipe.
A ROBÓTICA E SUAS COMPETÊNCIAS
RACIOCÍNIO LÓGICO
Na robótica educacional é oferecido ao aluno um ambiente em que ele pode manusear, criar, programar por sim mesmo e, através desta prática lúdica, desenvolver o raciocínio lógico, tão importante nas diversas áreas do conhecimento.
CRIATIVIDADE
O estudante é desafiado a criar a todo instante. Através das suas criações, o aluno estimula a capacidade de analisar, planejar e executar projetos, dando-lhe autonomia no decorrer das suas construções e garantindo sua própria análise no desenvolvimento das atividades.
DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA
Os alunos que fazem robótica usam as mãos e os olhos durante todo o tempo. São diversas peças diferentes separadas por tamanho, cor e função. Então, é necessário desenvolver um método de organização para obter melhor eficiência e eficácia. Isso ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, pois os estudantes realizam o manuseio de peças e materiais diferentes, obtendo mais firmeza e precisão com as mãos.
INCENTIVO A PLANEJAR E PROJETAR
A aula de robótica desenvolve o sentido de realidade, das possibilidades e dos limites. Antes de realizar um projeto, é preciso definir o que se pretende alcançar, selecionar o material necessário e pensar nas condições, levando em conta o tempo, espaço e recursos disponíveis. Assim, ela estimula a pensar antes de se deixar levar por uma fantasia, um desejo. O professor atua como mediador que legitima a possibilidade e dá condição para a criança refletir sobre a viabilidade ou não do projeto que tem em mente.
TRABALHO EM EQUIPE
Nas tarefas, os alunos são incentivados a realizar trabalhos em pequenos grupos, fortalecendo as relações interpessoais. Isso ajuda a promover o respeito ao trabalho do colega e às ideias dos outros componentes da equipe, gerando atitudes de cooperação e generosidade mútua. Os alunos são estimulados a construir em grupo, perceber a importância das funções dos colegas e de como ele pode ensinar algo importante para a realização de uma tarefa.
CONHEÇA A ROBOTICAV
As oficinas de robótica no Vieira são direcionadas para crianças a partir do 2º ano EF. No total, há seis níveis, de um ano cada, distribuídos em três ciclos de formação interdependentes que buscam estimular o desenvolvimento motriz, raciocínio lógico e espacial das crianças como uma verdadeira iniciação científica.
Para outras informações sobre a proposta pedagógica, inscrições, valores e prazos, os interessados devem entrar em contato com o setor de Mídia Educacional e Tecnologia através do telefone (71) 98227-8485 ou pelo e-mail midias.suporte@cav-ba.com.br.
Você pode encontrar essa e outras matérias na edição 2016/2017 da Revista Vieirense. Retire seuexemplargratuitamente no Vieira ou leia aversão digitalCLICANDO AQUI
Leia também
-
25.04.24
ARTIGO – Crianças que têm acesso à linguagem de programação desenvolvem habilidades para lidar com desafios ao longo da vida
Confira os benefícios destacados pelo especialista Rafael Gonçalves, coordenador de Tecnologia Educacional do Colégio Antônio Vieira
-
18.02.24
Vieira abre inscrições para Esportes e Robótica como atividades extracurriculares
Matrículas devem ser feitas pelo Aluno On-line
-
19.12.23
Estudantes de robótica do Vieira conquistam 1º lugar em torneio promovido pelo Sesi
Com três equipes participantes, colégio foi o grande vencedor na categoria Core Values
-
18.09.23
Oficinas RobotiCAV desenvolvem habilidades e estimulam a criação de projetos
Robótica é uma das atividades extracurriculares do Vieira