26.01.17

Especial Revista Vieirense: ‘Por dentro da robótica educacional’

São muitas as habilidades e competência que essa área de estudo pode proporcionar aos alunos. Conheça algumas delas!

Especial Revista Vieirense: ‘Por dentro da robótica educacional’

Seja nos inúmeros aplicativos que utilizamos nos smartpho­nes através de aparelhos ele­trônicos, ou nas mais variadas possibilidades de dispositivos, é inegável que as nossas vi­das estão cercadas por tecno­logias. A inventividade que as novidades trazem continua nos surpreendendo e motivando jovens ao redor do mundo. O crescimento da robótica educa­cional reflete esses novos tem­pos, fazendo dela um recurso bastante rico para o processo de ensino-aprendizagem.

Através de inúmeras atividades realizadas para as diferentes idades, é possível contemplar o desenvolvimento pleno dos alunos, fazendo deles indivídu­os autônomos, independentes e responsáveis. “Gosto muito da construção e da programa­ção. É algo que ajuda muito no nosso cotidiano, pois estimula o raciocínio lógico, fazendo com que a gente resolva situações complicadas mais rapidamen­te”, destaca o aluno do 5º ano EF, Vinícius Fialho. A estudante do 4º ano EF, Alice Guimarães, ressalta a interatividade que as aulas de robótica proporcio­nam. “Além de programar, tam­bém há vários jogos legais, que ensinam muitas coisas interes­santes”, diz.

A robótica traz consigo muitas possibilidades. “Os alunos po­dem realizar experimentos a partir da elaboração de cons­truções, criar levantamento de hipóteses, testar e avaliar os resultados, além de promover o estudo de conceitos multidis­ciplinares em diversas áreas, como ciências, física, geografia, matemática, entre outras”, des­taca o professor Bruno César Almeida, que atua nas aulas de robótica oferecidas aos alunos do Colégio Antônio Vieira, a par­tir do 2º ano EF, na modalidade de cursos livres. Ele ainda acres­centa que é possível estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas e, prin­cipalmente, comprovar a impor­tância do trabalho em equipe.

A ROBÓTICA E SUAS COMPETÊNCIAS

RACIOCÍNIO LÓGICO

Na robótica educacional é oferecido ao aluno um ambiente em que ele pode manusear, criar, programar por sim mesmo e, através desta prática lúdica, desenvolver o raciocínio lógico, tão importante nas diversas áreas do conhecimento.

CRIATIVIDADE

O estudante é desafiado a criar a todo instante. Através das suas criações, o aluno estimula a capacidade de analisar, planejar e executar projetos, dando-lhe autonomia no decorrer das suas construções e garantindo sua própria análise no desenvolvimento das atividades.

DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA

Os alunos que fazem robótica usam as mãos e os olhos durante todo o tempo. São diversas peças diferentes separadas por tamanho, cor e função. Então, é necessário desenvolver um método de organização para obter melhor eficiência e eficácia. Isso ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, pois os estudantes realizam o manuseio de peças e materiais diferentes, obtendo mais firmeza e precisão com as mãos.

INCENTIVO A PLANEJAR E PROJETAR

A aula de robótica desenvolve o sentido de realidade, das possibilidades e dos limites. Antes de realizar um projeto, é preciso definir o que se pretende alcançar, selecionar o material necessário e pensar nas condições, levando em conta o tempo, espaço e recursos disponíveis. Assim, ela estimula a pensar antes de se deixar levar por uma fantasia, um desejo. O professor atua como mediador que legitima a possibilidade e dá condição para a criança refletir sobre a viabilidade ou não do projeto que tem em mente.

TRABALHO EM EQUIPE

Nas tarefas, os alunos são incentivados a realizar trabalhos em pequenos grupos, fortalecendo as relações interpessoais. Isso ajuda a promover o respeito ao trabalho do colega e às ideias dos outros componentes da equipe, gerando atitudes de cooperação e generosidade mútua. Os alunos são estimulados a construir em grupo, perceber a importância das funções dos colegas e de como ele pode ensinar algo importante para a realização de uma tarefa.

CONHEÇA A ROBOTICAV

As oficinas de robótica no Vieira são direcionadas para crianças a partir do 2º ano EF. No total, há seis níveis, de um ano cada, distribuídos em três ciclos de formação interdependentes que buscam estimular o desenvolvimento motriz, raciocínio lógico e espacial das crianças como uma verdadeira iniciação científica.

Para outras informações sobre a proposta pedagógica, inscrições, valores e prazos, os interessados devem entrar em contato com o setor de Mídia Educacional e Tecnologia através do telefone (71) 98227-8485 ou pelo e-mail midias.suporte@cav-ba.com.br.

Você pode encontrar essa e outras matérias na edição 2016/2017 da Revista Vieirense. Retire seuexemplargratuitamente no Vieira ou leia aversão digitalCLICANDO AQUI

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo