Equipes do Sorpa do Vieira e Colégio Santo Inácio (RJ) fazem curso de formação
Assistente espiritual do colégio baiano assessora pastoralistas em iniciativa das duas unidades integrantes da Rede Jesuíta de Educação
Os pastoralistas que compõem os serviços de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa) dos colégios Antônio Vieira, em Salvador, e Santo Inácio, no Rio de Janeiro, estão participando de uma formação conjunta para refletir sobre os diversos aspectos da Cura Personalis e da Cura Apostólica. “Ou seja, sobre o cuidado com a pessoa e com a missão, que todos somos chamados a viver, segundo o modo de proceder inaciano”, como explica o padre Emmanuel Araújo, SJ, assistente espiritual do Vieira. É o padre quem está assessorando as equipes do Sorpa nas atividades, realizadas sempre às sextas-feiras, por meio de videoconferências pela plataforma Teams.
“Iniciamos nosso encontro sempre com um momento de oração, preparado por um membro de umas das equipes, e seguimos com a reflexão do dia, que consta da exposição de um tema e da partilha”, conta Pe. Emmanuel. “É uma rica experiência formativa, que é proporcionada pelo fato de sermos uma rede de colégios: a Rede Jesuíta de Educação”, frisa. Ele ressalta que a RJE tem feito uso de novos meios de interação, através das tecnologias digitais, para ampliar as oportunidades de formação conjunta, “sobretudo, nesse difícil tempo de pandemia que estamos vivendo”.

Leia também
-
12.12.25
Estudantes atores do Cia Teatro Griô encantam público em apresentação de 'A odisseia da Odisseia'
Mostra artística revelou aprendizagens do curso livre para alunos do Vieira
-
12.12.25
Com marca assinada por Bel Borba, turma de 1975 do Vieira celebra 50 anos com reencontro
Evento reuniu eternos amigos em um bar e restaurante no bairro da Pituba
-
11.12.25
Marimpietri conduz formações para professores e gestores no PDG e Planejamento Pedagógico
Palestras fazem parte do conjunto de ações do Vieira voltadas para a saúde mental da equipe
-
10.12.25
Peça 'Foi por Esse Amor' valoriza relações familiares em apresentação para colaboradores do Vieira
Sessões exclusivas na Sala de Arte Sálua Chequer agradaram público, que aplaudiu de pé