Enem para além dos modelos e módulos. Saiba como o Vieira prepara jovens em seus projetos de vida
Confira a íntegra da matéria publicada na revista VIEIRA+

A menos de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quando se intensificam os debates sobre a expectativas dos jovens para o futuro profissional, volta a se destacar a reportagem da revista VIEIRA+ sobre o programa diferenciado do Colégio Antônio Vieira que busca preparar os estudantes para além do Enem. Leia agora!
Enem para além dos modelos e módulos
Por Sílvio Tudela
Poder contar com uma proposta pedagógica que alie excelência acadêmica e formação integral tem sido um importante diferencial na preparação dos jovens para os desafios do mundo contemporâneo. É o que tem feito o Colégio Antônio Vieira, em Salvador, ao buscar equilibrar a formação intelectual com todas as outras dimensões do ser, como a emocional, a ética, a espiritual e a social, dentre outras. O resultado? Alunos capazes de enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os vestibulares com segurança – e, mais do que isso, preparados para fazer escolhas com sentido.
No Vieira, cada etapa da formação é parte de uma jornada que começa cedo – ainda no Vieirinha – e se completa no Ensino Médio, quando o estudante se prepara para dar passos decisivos rumo ao seu projeto de vida.
Em 2025, esse compromisso com uma formação completa traduziu-se em um novo avanço: o fortalecimento sistêmico do Ensino Médio. A escola aprimorou ainda mais os ambientes de aprendizagem, investindo na integração de tecnologias, no desenvolvimento contínuo dos educadores e em um modelo pedagógico que valoriza tanto o desempenho acadêmico quanto o bem-estar emocional dos estudantes. Assim, o Vieira reafirma seu propósito: ser uma escola do presente, atenta ao tempo de agora, sem abrir mão da essência que a tornou referência há gerações.

Mais do que material: um novo ambiente de aprendizagem
O Vieira deu mais um passo importante nesse processo ao ampliar o uso da plataforma educacional que já vinha sendo adotada há 12 anos com sucesso na 3ª série, estendendo-a também para as 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. “Trata-se de um importante avanço estratégico que busca unir excelência acadêmica com o acompanhamento individualizado do estudante em sua jornada de aprendizados”, destaca o diretor acadêmico, professor Anderson Rafael.
A expansão do uso da plataforma educacional faz parte do projeto Vieira 2025+, que busca favorecer que cada aluno tenha acesso a uma educação de excelência acadêmica e humana, capaz de prepará-lo para os desafios dos vestibulares, do mundo do trabalho e, acima de tudo, da vida. “A 3ª série já utilizava este sistema desde 2013, com resultados expressivos. Agora, ao incluir também as demais séries do Médio, qualificamos o processo desde o início e garantimos uma trajetória ainda mais sólida”, afirma a professora Cristina Cardoso, coordenadora pedagógica e assessora da Diretoria Acadêmica.
O projeto destaca-se por oferecer um material didático dinâmico e constantemente atualizado, que combina materiais impressos com ferramentas digitais, simulados baseados na Teoria da Resposta ao Item (TRI) – a mesma metodologia usada na correção do Enem –, permitindo que os estudantes vivenciem desde cedo a realidade da prova. A tecnologia ainda possibilita que o aluno tenha uma noção real de seu desempenho em relação à turma, à escola e ao país, e identifique o que precisa reforçar para alcançar melhores resultados, por meio do Simulador Sisu.

O diferencial é que a amplitude da plataforma educacional vai muito além do ensino tradicional. Ela entrega planos de estudo individualizados com base nos pontos de fragilidade do estudante, além de videoaulas, tarefas comentadas e relatórios personalizados que orientam professores, estudantes e famílias, em tempo real, sobre os melhores caminhos a seguir. Com isso, o aluno tem acesso a um acompanhamento constante, orientações sob medida e uma visão clara sobre sua evolução e seus pontos de melhoria.
Além dos livros, que continuam sendo fundamentais para o aprendizado, o programa de preparação do Vieira proporciona uma abordagem integrada com ferramentas digitais e um sistema de atualização que se adapta rapidamente às mudanças das avaliações educacionais, incluindo fatos recentes que alteram a conjuntura global. Isso fez, por exemplo, com que a pandemia de covid-19 e a Guerra da Ucrânia já tenham sido contempladas no material didático antes de aparecerem nas provas; e a segunda eleição de Donald Trump e suas consequências seguem o mesmo caminho, prevendo as provas dos próximos anos.

Qualificação docente e tutoria: pilares da excelência no Vieira
O sucesso de todo o modelo pensado pela instituição também se deve ao investimento contínuo na qualificação da equipe pedagógica. O Vieira mantém um programa estruturado e permanente de desenvolvimento profissional, que garante práticas inovadoras, atualizadas e alinhadas às necessidades dos alunos, enquanto torna a equipe de professores cada vez mais capacitada.
Outro diferencial do colégio é o modelo de tutoria individualizada, que acompanha de forma próxima o desempenho dos estudantes e considera também aspectos socioemocionais. “Isso ocorre porque a equipe pedagógica entende que o Ensino Médio é um período de intensas transformações e que o olhar dos educadores precisa ser integral, cuidando não apenas da performance acadêmica, mas também do bem-estar, da autonomia e da construção do projeto de vida de todos os alunos”, explica a professora Cristina Cardoso.
Excelência acadêmica e humana
Mesmo com forte foco no Enem, o Vieira não reduz o Ensino Médio a uma preparação para a prova e o resultado final. A formação cristã e humana segue como eixo estruturante da proposta pedagógica, com ações como o Projeto de Vida, que estimula o autoconhecimento, a reflexão sobre a escolha profissional e o cuidado com a saúde emocional.
O Vieira realiza ainda ações como a Jornada de Informação Profissional (JIP) – com encontros entre alunos e profissionais de diversas áreas, abordando temas como oferta de vagas no mercado de trabalho, remunerações e tendências das profissões – e promove atividades voltadas à orientação vocacional. Além disso, o colégio aposta em práticas inovadoras de ensino, como o trabalho por frentes e a atuação de professores com diferentes abordagens em uma mesma disciplina.
Essa visão pedagógica materializa-se também em projetos que levam alunos do Ensino Médio a vivências em comunidades do semiárido baiano ou em Mar Grande, na Baía de Todos-os-Santos. Essa aposta em experiências transformadoras vem produzindo frutos: hoje, mais de 200 estudantes participam de ações voluntárias e de núcleos de protagonismo juvenil, que discutem desde questões acadêmicas até temas de direitos humanos e diversidade, de maneira espontânea e autônoma, buscando caminhos que possam ajudar as pessoas.

“É pela experiência que os valores se tornam concretos, e o sucesso educacional é construído por uma tríade indispensável: o colégio, a família e o aluno. O mérito é o esforço partilhado entre quem ensina, quem apoia e quem se dedica”, explica o professor Anderson Rafael, diretor acadêmico do Vieira. Nesse sentido, ele defende que manter as portas do colégio abertas ao diálogo com as famílias é essencial para enfrentar os desafios contemporâneos da educação.
“Há uma sintonia muito grande com os valores do Colégio Antônio Vieira, o que permite que nossas ferramentas se adaptem com facilidade ao modelo pedagógico da instituição. Com a reformulação do Ensino Médio e uma nova matriz do Enem prevista para 2028, estaremos entre os primeiros a se adaptar, mantendo sempre a excelência e a coerência com os valores em comum”, afirma Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do Sistema Ari De Sá (SAS), utilizado pelo colégio.
RESULTADOS CONCRETOS E MAIS AVANÇOS PREVISTOS
O Colégio Antônio Vieira possui um histórico expressivo de aprovações nas universidades mais concorridas do Brasil, como USP, UFRJ, UFMG, Unicamp e Ufba, além de instituições internacionais. Com a expansão do material didático para todo o Ensino Médio, o Vieira projeta um crescimento de até 10% nas aprovações em universidades federais até 2027, especialmente nos cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharias.

Aprovado na última edição do Enem em Medicina (Ufba), Direito (Escola Baiana, em primeiro lugar), Ciências Econômicas (USP) e Engenharia Agrícola (Unicamp), Vitor Lage não economiza elogios e gratidão pelo tempo passado no colégio: “O meu cotidiano sempre foi repleto de materiais didáticos que foram de extrema utilidade, sempre atualizadíssimos em relação aos assuntos que são cobrados de verdade nos vestibulares, e, com certeza, desempenharam um papel fundamental na minha aprovação. O Vieira é um colégio que, de fato, proporciona um apoio emocional para os alunos que estão passando por essa fase tão importante da vida”.
Dimitri Garcia, aprovado em Medicina (Ufba), Engenharia Elétrica (USP) e Engenharia Mecânica (Unicamp) também na mais recente edição do Enem e vestibulares, destaca a formação integral que recebeu. “No Vieira, nós tivemos apoio tanto no projeto de vida quanto no nosso gerenciamento dos estudos, pois sabemos que são muitas matérias em várias áreas do conhecimento”. Segundo o jovem, os professores, além de mestres de ensino, também foram companheiros nesta jornada. “Eles entenderam nossa luta e nossa dificuldade e tentaram ao máximo passar tranquilidade, além do conhecimento, para que a gente tivesse o discernimento naquele momento da prova”.

Os resultados não são comemorados apenas nas estatísticas e nas aprovações. Fala-se que, no Vieira, “entra aluno, sai referência”, e a frase não é apenas uma força de expressão. A equipe pedagógica acredita que o sucesso nos vestibulares e na vida profissional é consequência natural de um percurso construído ao longo de toda a trajetória escolar e de um processo educativo de excelência, comprometido com o desenvolvimento pleno dos estudantes.
Além dos ótimos resultados nas aprovações, o Vieira, como instituição jesuíta, busca formar cidadãos que sejam referência na sociedade e tenham um olhar atento às transformações do mundo. O objetivo da equipe pedagógica é formar seres humanos empáticos, com espírito crítico, consciência e ética, que saibam conviver e respeitar as diferenças e a multiculturalidade, promovendo um mundo melhor para todos e compreendendo a importância da espiritualidade nos diversos momentos da vida.
Fotos: Nicolas Arize, Maiara Bulcão e Cláudio Colavope-Secom/CAV
Leia também
-
16.10.25
Estudantes do Vieira ganham destaque na imprensa local e nacional por descoberta de 13 asteroides
Feito, reconhecido pela Nasa, terá premiação oficial em Brasília
-
16.10.25
Alunos do Karatê do Vieira demonstram avanços em habilidades no exame de faixa
Famílias dos atletas karatecas conferiram conquistas do ano de aprendizagens
-
14.10.25
Educação infantil no Vieira é tema de entrevista no programa Vozes e Saberes. Confira!
Diretor-geral do colégio falou sobre diferenciais do projeto pedagógico na Cardeal FM
-
14.10.25
Estudantes do Vieira descobrem 13 novos asteroides em feito reconhecido pela Nasa
Alunos do colégio participaram do programa Caça Asteroide, desenvolvido pelo Ministério da Ciência em parceria com a agência especial americana