17.03.21

Empenho de professores e parceria de alunos, famílias e colaboradores em geral marcam um ano de atividades remotas

Vieira destaca dedicação de todos para os avanços obtidos e novos a serem conquistados, em meio aos desafios em tempos de pandemia

Empenho de professores e parceria de alunos, famílias e colaboradores em geral marcam um ano de atividades remotas

Com a bagagem de quem tem 110 anos de história e o diferencial de um projeto que é sempre ressignificado para o tempo presente, o Colégio Antônio Vieira destaca o empenho de todos da comunidade educativa para os avanços obtidos em meio a um ano de atividades exclusivamente remotas, completado na terça-feira (16). Neste período de exceção diante do contexto de pandêmico, toda a parte acadêmica vem sendo monitorada pela equipe pedagógica, inclusive com avaliações diagnósticas específicas e apoio especializado diário do Serviço de Orientação Educacional (SOE), composto por uma equipe de psicopedagogos e psicólogos.

Enquanto aprimora cada vez mais o programa remoto contando com a parceria das famílias, o Colégio também trabalha, desde o ano passado, no planejamento e estruturação da oferta do ensino híbrido, assim como já elaborou protocolo de segurança e promoveu às adaptações dos espaços físicos de aprendizagem, tornando a escola preparada para a volta presencial – quando as autoridades competentes julgarem ser o momento oportuno. Até lá, o Vieira deve se manter atento ao contexto atual e perspectivas, assim como o tema “Metodologias Ativas e Ensino Híbrido”, por exemplo, já era abordado na formação dos professores do Colégio muito antes da pandemia, sendo agora ainda mais aprofundado, entre outras questões curriculares pautadas sempre a partir do diálogo com a comunidade educativa.    

“A pandemia, como vetor de disrupção, impôs-se também como um currículo. Afetou a forma como o conhecimento é construído, a aprendizagem, as metodologias, as ambiências de aprendizagem, e continua potencializando inquietações, transformações. Ouvir, portanto, a voz dos alunos, das famílias e professores do diurno e do noturno durante esse tempo, considerando as realidades distintas, constituiu-se também pauta formativa, democrática, dialogante sobre esse currículo vivo do nosso Colégio”, avalia a diretora geral do Colégio, professora Mariângela Risério, em texto no editorial da Revista Vieirense 2021.

A diretora geral do Vieira, professora Mariângela Risério, diz que pandemia impôs-se também como um currículo e como foi importante ouvir a voz de toda a comunidade educativa  


CONECTADOS

Alunos e suas famílias também têm demonstrado o quanto estão atentos e dispostos a fazer a diferença nesta conexão com a escola. Durante as celebrações  virtuais pela passagem do aniversário de 110 anos do Colégio na última segunda-feira (15), por exemplo, foram inúmeras as declarações de reconhecimento e parceria de toda a comunidade educativa, publicadas nos canais e perfis oficiais do Vieira e nos particulares

No dia a dia, até mesmo os pequenos estudantes do Vieirinha revelam, com especial dedicação às aulas remotas, a retribuição ao empenho de todos, especialmente dos professores. É o caso de uma turminha do 2º ano do Ensino Fundamental que, por meio de fotos das aulas com olhares e gestos carinhosos, fez uma bela homenagem à professora Aline Cohen, publicada nas redes sociais do Vieira. Clique aqui para conferir!

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo