Em ritmo de samba de roda e ijexá, crianças revelam aprendizagens em show sobre o Recôncavo
Mostra de conhecimentos e do desenvolvimento da identidade cultural marca culminância de projeto pedagógico no Vieira
Em ritmo de ijexá e samba de roda, as crianças do 4º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira deram um verdadeiro show esta semana sobre o que aprenderam nas aulas relacionadas à cultura do Recôncavo. Do repertório musical ao uso de instrumentos, as turmas da série encantaram as famílias com performances no palco do Auditório Mabel Velloso, nos últimos dias 19 e 20. Foi apenas uma mostra das aprendizagens que tiveram a região baiana como referência no processo de construção de novos conhecimentos nos diversos componentes curriculares, como parte das atividades do projeto interdisciplinar “Contando e Cantando o Recôncavo”.

“O projeto Contando e Cantando o Recôncavo tem como objetivo oferecer uma imersão sobre a região do Recôncavo Baiano, num olhar para as relações interculturais que são estabelecidas, alicerçado em uma análise dos aspectos históricos, geográficos, econômicos e culturais nos quais está inserida, oportunizando vivências que possibilitem a aprendizagem integral dos estudantes”, explicou a coordenadora pedagógica da série, professora Carla Moura. “Durante o percurso do projeto, todas as áreas do conhecimento são envolvidas e os estudantes são convidados a participarem de momentos de reflexão, de ampliação e aprofundamento dos saberes, em diálogo com as experiências vivenciadas em diversas linguagens”, completou.
“Em Música, trouxemos para a culminância do projeto também o ritmo do ijexá. As crianças aprenderam a célula rítmica, os instrumentos musicais que a compõem, além das festas e expressões da nossa cultura popular que usam o ritmo”, ressaltou a professora Letícia Lopes, que integra a equipe do Departamento de Arte e Música. Ela e outros professores, além de colaboradores de outros setores do colégio, participaram da apresentação, que teve direito até a um cortejo, animado pelo mais puro samba de roda.

A mãe vieirense Ana Cláudia Silva gostou da apresentação da filha Anna e colegas. “Fiquei muito feliz e emocionada com tanto desempenho das crianças e dos profissionais. Estão de parabéns! Fico feliz também de ver esse desenvolvimento dos alunos sobre a cultura do nosso Nordeste, do Recôncavo, e noto que, a cada dia mais, estão desenvolvendo esse lado cultural aqui na escola”, declarou.

MACULELÊ
As famílias dos alunos puderam, além da apresentação musical, conferir outras produções, como a roda de capoeira e maculelê, comandada pelos professores de Educação Física, em uma das quadras de esporte do colégio. No Pátio Aquarela, mais mostras: telas, artesanato, culinária, entre outros atrativos, tudo em um cenário especialmente produzido para consolidar a culminância do projeto “Contando e Cantando o Recôncavo” como um significativo evento sobre identidade cultural. Confira o vídeo!
A coordenadora pedagógica da série, professora Carla Moura, ficou muito feliz com as aprendizagens demonstradas pelas crianças. “O momento de culminância ao mesmo tempo que celebra as aprendizagens dos estudantes, oportuniza a construção de memórias afetivas e a também importante participação das famílias”, concluiu.
Veja também mais fotos desse belo momento!
Imagens: Secom/CAV.
Leia também
-
07.11.25
PRONTO PARA VOAR – Terceirão do Vieira homenageia profissões em Dia de Descontração antes do Enem
Iniciativa contribuiu para eliminar eventuais dúvidas e tensões antes do Exame Nacional do Ensino Médio
-
07.11.25
Natal com identidade cultural marca culminância do projeto 'Nordeste: Nossos Jeitos de Ser, Viver e Cuidar'
Momento celebrou, com música e arte, aprendizagens interdisciplinares sobre a região
-
07.11.25
Em clima de nova etapa do projeto de vida, Terceirão do Vieira é homenageado com flores pelas famílias
Ação organizada pela equipe pedagógica permitiu aos pais buscar filhos na sala de aula como nos primeiros dias de ingresso na escola
-
06.11.25
Às vésperas da COP 30, estudantes do Ensino Médio Noturno do Vieira aprendem mais sobre proteção ambiental em aula de campo na Coppa
Durante visita, jovens assistiram palestra técnica sobre atividades desenvolvidas pela Companhia da Polícia Militar baiana