Em ritmo de samba de roda e ijexá, crianças revelam aprendizagens em show sobre o Recôncavo
Mostra de conhecimentos e do desenvolvimento da identidade cultural marca culminância de projeto pedagógico no Vieira
Em ritmo de ijexá e samba de roda, as crianças do 4º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira deram um verdadeiro show esta semana sobre o que aprenderam nas aulas relacionadas à cultura do Recôncavo. Do repertório musical ao uso de instrumentos, as turmas da série encantaram as famílias com performances no palco do Auditório Mabel Velloso, nos últimos dias 19 e 20. Foi apenas uma mostra das aprendizagens que tiveram a região baiana como referência no processo de construção de novos conhecimentos nos diversos componentes curriculares, como parte das atividades do projeto interdisciplinar “Contando e Cantando o Recôncavo”.
“O projeto Contando e Cantando o Recôncavo tem como objetivo oferecer uma imersão sobre a região do Recôncavo Baiano, num olhar para as relações interculturais que são estabelecidas, alicerçado em uma análise dos aspectos históricos, geográficos, econômicos e culturais nos quais está inserida, oportunizando vivências que possibilitem a aprendizagem integral dos estudantes”, explicou a coordenadora pedagógica da série, professora Carla Moura. “Durante o percurso do projeto, todas as áreas do conhecimento são envolvidas e os estudantes são convidados a participarem de momentos de reflexão, de ampliação e aprofundamento dos saberes, em diálogo com as experiências vivenciadas em diversas linguagens”, completou.
“Em Música, trouxemos para a culminância do projeto também o ritmo do ijexá. As crianças aprenderam a célula rítmica, os instrumentos musicais que a compõem, além das festas e expressões da nossa cultura popular que usam o ritmo”, ressaltou a professora Letícia Lopes, que integra a equipe do Departamento de Arte e Música. Ela e outros professores, além de colaboradores de outros setores do colégio, participaram da apresentação, que teve direito até a um cortejo, animado pelo mais puro samba de roda.
A mãe vieirense Ana Cláudia Silva gostou da apresentação da filha Anna e colegas. “Fiquei muito feliz e emocionada com tanto desempenho das crianças e dos profissionais. Estão de parabéns! Fico feliz também de ver esse desenvolvimento dos alunos sobre a cultura do nosso Nordeste, do Recôncavo, e noto que, a cada dia mais, estão desenvolvendo esse lado cultural aqui na escola”, declarou.
MACULELÊ
As famílias dos alunos puderam, além da apresentação musical, conferir outras produções, como a roda de capoeira e maculelê, comandada pelos professores de Educação Física, em uma das quadras de esporte do colégio. No Pátio Aquarela, mais mostras: telas, artesanato, culinária, entre outros atrativos, tudo em um cenário especialmente produzido para consolidar a culminância do projeto “Contando e Cantando o Recôncavo” como um significativo evento sobre identidade cultural. Confira o vídeo!
A coordenadora pedagógica da série, professora Carla Moura, ficou muito feliz com as aprendizagens demonstradas pelas crianças. “O momento de culminância ao mesmo tempo que celebra as aprendizagens dos estudantes, oportuniza a construção de memórias afetivas e a também importante participação das famílias”, concluiu.
Veja também mais fotos desse belo momento!
Imagens: Secom/CAV.
Leia também
-
13.09.24
Expociência do Vieirão avança em qualidade científica e tem projetos premiados e indicados para grandes eventos nacionais
Diante do sucesso do novo formato, direção do colégio anuncia mais avanços para o evento em 2025
-
13.09.24
Orquestras Castro Alves e Neojibá fazem apresentação gratuita neste sábado (14) no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Vieira
O concerto tem regência dos maestros Adauri de Oliveira e Eduardo Salazar
- 12.09.24 Avla encanta público de jovens estudantes do Vieira na edição 2024 do Dance Grammy Awards
-
12.09.24
Aluno do Vieirinha é um dos destaques da Bienal Internacional do Livro em São Paulo
Vini Souza expõe obra "Os Supercães" no Espaço Infâncias no dia 15 no Anhembi