Em apresentação no Vieira, peça ‘Saudade, João’ amplia aprendizagens sobre cultura nordestina
Iniciativa integra-se às ações de projetos pedagógicos interdisciplinares, promovendo conhecimento e identidade cultural
Envolvidos pelas aprendizagens dos projetos interdisciplinares “São João: retrato de um povo”, desenvolvido no primeiro semestre com as crianças do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira, e “(En)cantos do Nordeste – Nossos Jeitos de Ser”, destinado aos estudantes do 6º ano EF, os alunos de ambas as séries puderam conferir este mês, em apresentação especial no próprio colégio, ao espetáculo infantojuvenil “Saudade, João”, de Ruan Passos. Indicado ao Prêmio Braskem de Teatro 2023, a peça, já assistida por mais de 8 mil pessoas, homenageia a cultura nordestina, abordando elementos típicos juninos e do sertão.
De acordo com a equipe pedagógica das séries, a apresentação da peça no colégio também teve como objetivo a ampliação do repertório cultural e musical dos estudantes e a formação de plateia, aprofundando os conhecimentos construídos a partir dos projetos pedagógicos, bem como sobre os elementos da linguagem teatral.

A PEÇA
O musical conta a história de um menino que está se isolando do mundo, devido a uma intensa tristeza em razão da recente perda do avô. Após um conflito, João é transportado para um outro mundo (Reino de Brogodó), onde um mago controla tudo e proibiu qualquer manifestação relacionada à cultura nordestina. Neste mundo, João encontra uma série de amigos, desenvolvendo com eles uma relação de ajuda mútua: os novos amigos o ajudam a lidar com a saudade e a tristeza e o garoto os ajuda a lutar contra a tirania do mago.

No Vieira, a apresentação foi ainda mais especial, com os atores já fazendo as performances nas salas de aula, convidando os estudantes para assistirem a história na Sala de Arte Sálua Chequer, onde o espetáculo levou os alunos a consolidarem as aprendizagens do projeto pedagógico, em clima de descontração, com muitas risadas, mas também grandes emoções. Confira o vídeo!
Veja mais fotos na galeria!
Imagens: Secom/CAV.
Leia também
-
14.01.26
Grupo OPA celebra 50 anos com lançamento de livro no Vieira
Evento reuniu integrantes e amigos do ‘Oração Pela Arte’ na Capela Santo Inácio
-
12.01.26
Papa Leão XIV convida a Igreja a rezar e aprofundar a escuta da Palavra de Deus
Santo Padre recorda que a Palavra de Deus precisa ocupar um lugar central na vida dos cristãos.
-
07.01.26
Grupo OPA celebra 50 anos de fundação com lançamento de livro no Vieira
Obra apresenta trajetória do grupo e minibiografia do Padre Irala, SJ, e será lançada no dia 13/01, às 19h, na Capela Santo Inácio
-
01.01.26
ANO NOVO – Crianças escrevem cartas para futuro
Atividade foi realizada por estudantes do Colégio Antônio Vieira