Educador baiano Anísio Teixeira é declarado patrono da escola pública brasileira
Ex-aluno do Vieira, educador foi um defensor da educação integral também na escola pública

O educador baiano Anísio Teixeira foi declarado oficialmente o patrono da escola pública brasileira. A lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira, 15 de outubro, mesmo data em que se comemora o Dia do Professor.
Ele foi bacharel em Direito, gestor público, intelectual, educador e se tornou personagem importante na história da educação no Brasil.
Anísio Spínola Teixeira nasceu no dia 12 de julho de 1900, na cidade de Caetité, no sudoeste da Bahia, e morreu de forma misteriosa durante a ditadura militar no Rio de Janeiro, no dia 11 de março de 1971. O educador foi encontrado morto no fosso do elevador de um prédio.
O baiano participou da criação de universidades federais, entre elas, a Universidade de Brasília (UnB). Foi também chefe da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do então Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), instituto que atualmente leva seu nome.
Uma de suas iniciativas mais importantes como secretário de Educação e de Saúde da Bahia foi a construção do Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro, popularmente conhecido como Escola Parque, localizada na Caixa D’água, em Salvador, fundada em 1950.
A escola fez parte de um grandioso projeto que consolidou a Educação Integral na pedagogia brasileira. Atualmente, além do ensino regular, a Escola Parque oferta oficinas de artes visuais e música e possui uma biblioteca de rico acervo.
“Essa homenagem é importante porque a educação é a única e a mais forte possibilidade que temos para fazer com que esse país dê um salto de qualidade, e sua sociedade possa viver bem com bons empregos e salários, e com muito conhecimento”, discursou o presidente Lula durante a cerimônia de assinatura da nova lei.
Fonte: G1
Leia também
-
18.07.25
Orquestra sinfônica apresenta concerto 'Vozes do Sagrado' com entrada franca no santuário do Vieira
Maestro Carlos Prazeres faz a regência da apresentação que terá como solistas a soprano Marília Vargas e o trompetista Heinz Schwebel
-
18.07.25
Vieira é mais uma vez medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Estudantes do colégio conquistaram, ao todo, 21 medalhas de ouro, prata e bronze, superando edição passada
-
17.07.25
Estudantes ganham destaque em publicações da Natura e Confederação Brasileira de Basquete
Para além do potencial acadêmico, as alunas vieirenses também tiveram outros talentos e competências reconhecidos nacionalmente
-
17.07.25
Oração de Taizé de julho no Vieira faz homenagem a Santo Inácio de Loyola
Edição especial marca mês de celebrações ao santo fundador da ordem religiosa da qual faz parte o colégio