27.04.21

Divulgado cronograma para retorno às aulas em modelo híbrido

Comunicado enviado pela Direção Acadêmica do Vieira detalha como vai funcionar o revezamento das turmas no Colégio​

Divulgado cronograma para retorno às aulas em modelo híbrido

A Direção Acadêmica do Colégio Antônio Vieira enviou na segunda-feira (26) um comunicado explicando como se dará a alternância de alunos no ambiente escolar no modelo de ensino híbrido, a partir do próximo dia 3 de maio, conforme orientação das autoridades competentes. O documento também detalha o cronograma previsto para o retorno, em dois dias, considerando a realidade própria do Colégio que possui cerca de 3.500 alunos.

As famílias dos alunos têm até esta quarta-feira (28) para informar a opção pelo modelo híbrido ou pelo modelo totalmente remoto  – em cumprimento ao previsto pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O link para acesso ao formulário da pesquisa foi disponibilizado no texto do primeiro comunicado, enviado também na segunda-feira (26).

Confira agora os principais pontos sobre como vai funcionar o modelo de ensino híbrido no Vieira!

CRONOGRAMA DE VOLTA ESCALONADA

O retorno ao ambiente escolar se dará em dois dias, como a seguir:

1º dia – 3 de maio: 1º ano EF, 3º EF, 5º EF, 6º EF, 8º EF, 3ª série EM.

2º dia – 4 de maio: 2º ano EF, 4º EF, 7º EF, 9º EF, 1ª série, 2ª EM.

HORÁRIOS DAS AULAS

1º ao 4º ano EF

2ª à 6ª feira: 7h às 11h40 (matutino) / 13h30 às 18h10 (vespertino).

5º ano EF

2ª, 3ª, 5ª e 6ª feira: 7h às 12h30 (matutino) / 13h30 às 19h (vespertino).4ª feira: 7h às 11h40 (matutino) / 13h30 às 18h10 (vespertino).

6º e 7º anos EF

2ª à 6ª feira: 7h às 12h30 (matutino) / 13h30 às 19h (vespertino).

8º e 9º anos EF

2ª à 6ª feira: 7h às 12h30 (matutino) / 13h30 às 19h (vespertino).

ENSINO MÉDIO

1ª série EM

2ª à 6ª feira: 7h às 12h30.2ª feira: 14h às 17h40 (todos os alunos no ensino remoto).

2ª série EM

2ª à 6ª feira: 7h às 12h30.4ª feira: 14h às 17h40 (todos os alunos no ensino remoto).

3ª série EM

2ª à 6ª feira: 7h às 12h30.2ª e 4ª feira: 14h às 17h40 (todos os alunos no ensino remoto).

1ªEM, 2ªEM, 3ªEM – NOTURNO*

Início das aulas no presencial (híbrido) – 10 de maio.

AULAS SERÃO TRANSMITIDAS DIRETO DAS SALAS

As aulas para os grupos, tanto do modelo híbrido quanto do exclusivamente remoto, serão transmitidas pelo professor direto da sala de aula no Colégio, de onde ele dará aula também para a parte da turma que estará assistindo presencialmente. “Os equipamentos foram adquiridos a partir de um estudo cuidadoso das soluções apresentadas por escolas de todo o mundo e de unidades educacionais da própria Rede Jesuíta de Educação (RJE), que já tiveram a experiência do retorno ao presencial (no Brasil)”, informa o comunicado.

DIVISÃO DAS TURMAS E REVEZAMENTO

Cada turma será subdividida exatamente em dois grupos, de forma que a primeira metade da turma (G1) possa ir regularmente nas segundas e quartas-feiras e a outra metade (G2), às terças e quintas. Até sexta-feira, será divulgada, no próprio espaço do Moodle da série, a divisão das turmas, informando quem ficará no G1 (segunda/quarta) e quem ficará no G2 (terça/quinta). A sexta-feira será alternada entre os grupos, de forma que cada um esteja, quinzenalmente, no presencial neste dia.

ATIVIDADES NO CONTRATURNO

Conforme indicado no novo quadro de horário das aulas (acima), as atividades que se realizam no contraturno, como Educação Física do 9º ano EF, 1ª e 2ª séries EM, Oficinas da 1ªEM e 2ªEM e as aulas da 3ªEM do vespertino, permanecerão totalmente no modelo remoto, de forma que o aluno possa fazer a refeição em casa.

ACOMPANHAMENTO ESPECIALIZADO

Tanto na opção pelo modelo híbrido quanto no exclusivamente remoto, os alunos contarão com o acompanhamento da evolução do aprendizado pelo Setor Pedagógico das séries (Secop), assim como os estudantes e suas famílias poderão recorrer à assistência, tanto no aspecto cognitivo quanto socioemocional, do Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Vieira, bem como ao apoio espiritual da equipe de pastoralistas do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa) do Colégio. O sistema de monitoramento com avaliações diagnósticas também será mantido.

MUDANÇA DE OPÇÃO DE MODELO DE ENSINO

Após a retomada das aulas no ambiente escolar, caso a família do aluno resolva mudar a opção do modelo remoto para o semipresencial (e vice-versa), deverá oficializar o desejo de alteração por e-mail, junto ao SOE/Secop da série. No caso da mudança para o híbrido, deverá aguardar o início da nova semana para enviar o estudante, possibilitando ao Colégio tomar providências quanto ao registro de frequência do aluno e reorganização do espaço da sala, comunicando também aos docentes.

*ENSINO MÉDIO NOTURNO GRATUITO

Em razão do toque de recolher à noite, na cidade de Salvador, as aulas para o grupo do EM Noturno serão mantidas no modelo totalmente no remoto até, pelo menos, o dia 10 de maio. “Caso se mantenha a decisão do toque de recolher, na segunda semana, avaliaremos uma organização de horário presencial que não comprometa a carga horária prevista na matriz curricular”, informa o comunicado.