Diretor de Gestão de Pessoas do Vieira conduz formação em colégio jesuíta de BH
Professor Sérgio Silveira participou do 2º Encontro sobre o Projeto Educativo Comum no Colégio Loyola

Pedagogo, especialista em Neurociências e Comportamento, MBA em Recursos Humanos, psicoterapeuta, especialista e mestre em Gestão Educacional, o diretor de Gestão de Pessoas do Colégio Antônio Vieira, professor Sérgio Silveira, foi convidado pelo Colégio Loyola, em Belo Horizonte, para conduzir uma formação destinada a gestores e educadores de áreas estratégicas da instituição. No evento, realizado no início deste mês, o professor proferiu palestra sobre os temas “Colégios Jesuítas: Uma Tradição Viva no Século XXI” e o “Projeto Educativo Comum (PEC): aproximações, conexões e possibilidades”, na perspectiva das dimensões “Clima Institucional Escolar” e “Família e Comunidade Local”.
As atividades integraram a programação do 2º Encontro de Formação sobre o PEC, dentro da Jornada de formação promovida pelo Loyola junto à equipe de liderança da instituição. Assim como o Vieira, o colégio em BH integra a Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), composta por 17 unidades educativas em todo o Brasil. Além do momento de formação, o diretor de Gestão de Pessoas do Vieira promoveu rodas de conversas com gestores e diversos colaboradores do Loyola, participou da inauguração do Espaço Dom Luciano e da festa junina da instituição: o “Arraial em Companhia”. A visita especial também foi divulgada no site da instituição mineira.
ATUAÇÃO EM REDE
“Participar deste momento no Colégio Loyola representa a consolidação de um desejo que surge desde o nascimento da RJE: a colaboração entre os colégios que a compõe. O compartilhamento de modelos de gestão, de práticas exitosas e de conhecimentos em áreas específicas tem sido a tônica para este ciclo de formações que o Colégio Loyola vem proporcionando a seus colaboradores, na perspectiva dos temas abordados pelo PEC, em alinhamento com o documento Colégios Jesuítas: Uma Tradição Viva no Século XXI”, declarou o professor Sérgio Silveira. “Ações como essas fortalecem e evidenciam a importância do olhar para os profissionais da RJE que podem contribuir, sobremaneira, nos diversos processos em unidades irmãs, já que estas comungam do mesmo carisma e bebem da mesma fonte da Educação Jesuíta, tendo identidade própria, um modo de ser e proceder também próprios nessas instituições”, completou.
É a segunda vez que o professor Sérgio Silveira participa de um evento no Colégio Loyola. Em 2016, ele esteve na instituição que sediou uma reunião de diretores de diversas áreas da RJE. A atuação das unidades educativas e das obras jesuítas, cada vez mais em rede, é um dos propósitos destacados pela RJE. “O trabalho em rede é um chamado para a partilha de experiências e estratégias dos colégios e das escolas, fomentando um espírito colaborativo e aberto ao outro e ao novo, além de potencializar as riquezas de cada uma das unidades educativas”, frisa o texto de constituição da instituição.
Veja agora o vídeo produzido pelo Colégio Loyola (BH) sobre a formação com o Prof. Sérgio Silveira, do Vieira.
*Com informações e imagens do Colégio Loyola.
Leia também
-
16.05.25
Cultura organizacional e caráter identitário da missão educativa jesuíta são tema de formação para colaboradores do Vieira
Assuntos foram abordados no dia de formação com assessoria do padre Emmanuel Araújo SJ, como parte do programa Itinerário Inaciano
-
15.05.25
Visita a museu, Tour Inaciano e palestra para familiares contribuem na formação integral de estudantes do Ensino Médio Noturno
Atividades desenvolvidas no primeiro semestre promovem aprendizagens, crescimento espiritual e integração
-
14.05.25
Dom Marco Eugênio Galrão preside missa festiva de Nossa Senhora de Fátima em santuário do Vieira
Programação especial foi iniciada na semana passada com romarias, tríduo e a Procissão das Velas
-
13.05.25
Estudantes debatem na escola sobre homeschooling, avaliando polêmica da educação domiciliar
Proposta permite aos jovens atuarem com protagonismo a partir de pesquisas e dados, desenvolvendo senso crítico e argumentativo