Diretor de Gestão de Pessoas do Vieira conduz formação em colégio jesuíta de BH
Professor Sérgio Silveira participou do 2º Encontro sobre o Projeto Educativo Comum no Colégio Loyola

Pedagogo, especialista em Neurociências e Comportamento, MBA em Recursos Humanos, psicoterapeuta, especialista e mestre em Gestão Educacional, o diretor de Gestão de Pessoas do Colégio Antônio Vieira, professor Sérgio Silveira, foi convidado pelo Colégio Loyola, em Belo Horizonte, para conduzir uma formação destinada a gestores e educadores de áreas estratégicas da instituição. No evento, realizado no início deste mês, o professor proferiu palestra sobre os temas “Colégios Jesuítas: Uma Tradição Viva no Século XXI” e o “Projeto Educativo Comum (PEC): aproximações, conexões e possibilidades”, na perspectiva das dimensões “Clima Institucional Escolar” e “Família e Comunidade Local”.
As atividades integraram a programação do 2º Encontro de Formação sobre o PEC, dentro da Jornada de formação promovida pelo Loyola junto à equipe de liderança da instituição. Assim como o Vieira, o colégio em BH integra a Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), composta por 17 unidades educativas em todo o Brasil. Além do momento de formação, o diretor de Gestão de Pessoas do Vieira promoveu rodas de conversas com gestores e diversos colaboradores do Loyola, participou da inauguração do Espaço Dom Luciano e da festa junina da instituição: o “Arraial em Companhia”. A visita especial também foi divulgada no site da instituição mineira.
ATUAÇÃO EM REDE
“Participar deste momento no Colégio Loyola representa a consolidação de um desejo que surge desde o nascimento da RJE: a colaboração entre os colégios que a compõe. O compartilhamento de modelos de gestão, de práticas exitosas e de conhecimentos em áreas específicas tem sido a tônica para este ciclo de formações que o Colégio Loyola vem proporcionando a seus colaboradores, na perspectiva dos temas abordados pelo PEC, em alinhamento com o documento Colégios Jesuítas: Uma Tradição Viva no Século XXI”, declarou o professor Sérgio Silveira. “Ações como essas fortalecem e evidenciam a importância do olhar para os profissionais da RJE que podem contribuir, sobremaneira, nos diversos processos em unidades irmãs, já que estas comungam do mesmo carisma e bebem da mesma fonte da Educação Jesuíta, tendo identidade própria, um modo de ser e proceder também próprios nessas instituições”, completou.
É a segunda vez que o professor Sérgio Silveira participa de um evento no Colégio Loyola. Em 2016, ele esteve na instituição que sediou uma reunião de diretores de diversas áreas da RJE. A atuação das unidades educativas e das obras jesuítas, cada vez mais em rede, é um dos propósitos destacados pela RJE. “O trabalho em rede é um chamado para a partilha de experiências e estratégias dos colégios e das escolas, fomentando um espírito colaborativo e aberto ao outro e ao novo, além de potencializar as riquezas de cada uma das unidades educativas”, frisa o texto de constituição da instituição.
Veja agora o vídeo produzido pelo Colégio Loyola (BH) sobre a formação com o Prof. Sérgio Silveira, do Vieira.
*Com informações e imagens do Colégio Loyola.
Leia também
-
12.09.25
Encontro de Jovens Transformadores incentiva estudantes para liderança e responsabilidade social
Com tema "Luz para o meu caminho", foi a primeira vez que o evento foi realizado no Sítio Loyola
-
12.09.25
APM Esportes disponibiliza quadras do Vieira para futsal, vôlei e baleado entre familiares de alunos
Iniciativa, realizada em parceria com o colégio, oferece oportunidade de diversão e integração
-
11.09.25
Vieira realiza formação preventiva para gestores e professores sobre assédio no ambiente de trabalho
Especialistas no tema, as advogadas Clarissa Teles e Manuela Barros falaram sobre os aspectos legais para atuação com ética e integridade
-
11.09.25
Osba apresenta obras de Tchaikovsky em concerto gratuito neste domingo (14) no santuário do Vieira
Evento inicia às 11h, com entrada sujeita à lotação do espaço; programa traz as composições ‘Romeu e Julieta’ e ‘Concerto para Violino, Op. 35’