04.04.17

Diálogo sobre a proposta pedagógica marca primeiro ciclo de reuniões entre pais e educadores

Os encontros permitiram uma importante abordagem sobre o planejamento e as ações programadas para o ano letivo de 2017

Diálogo sobre a proposta pedagógica marca primeiro ciclo de reuniões entre pais e educadores

A proposta pedagógica do Vieira está voltada para uma aprendizagem integral, capaz de fazer com que o aluno participe e possa intervir de maneira autônoma na sociedade. A construção de tudo isso passa pela parceria e diálogo com as famílias. A cada ano, o colégio busca uma aproximação maior com os pais e responsáveis através de várias ações, entre elas as reuniões realizadas com os educadores. O primeiro ciclo desses encontros aconteceu entre os meses de fevereiro e março, envolvendo todas as séries (Ensino Fundamental e Ensino Médio). Nesses momentos as famílias puderam interagir com a equipe pedagógica, além de conhecerem os projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano.

A coordenadora pedagógica da 3ª série EM, prof.ª Ana Paula Marques, destacou a necessidade de fomentar momentos que permitam o diálogo com os pais. “No Vieira, entendemos que a comunidade aprendente vai muito além da relação entre o professor e aluno. As famílias também fazem parte e é por isso que preparamos esses encontros sempre com muito cuidado e atenção, a partir da peculiaridade de cada série. Oportunizamos sempre um espaço para o diálogo e também para a formação”, ressaltou ela.

O processo de orientação sobre o ano letivo é ponto principal destacado pela coordenadora pedagógica de 8º ano EF, prof.ª Andréa Oliveira. “Nós organizamos a reunião de pais para que se conheça toda estrutura educativa e assim seja possível estabelecer uma relação de confiança entre a escola e a família. Para promovermos uma educação integral precisamos desse apoio e compreensão dos pais quanto ao seu papel. Além disso, mostramos a eles como é importante acompanhar de forma proveitosa a vida escolar dos seus filhos”, comentou ela.

Avaliação positiva

Os pais e responsáveis destacam que o encontro é fundamental para fortalecer a integração das famílias. “Essa proposta de conhecermos já no início do ano todo planejamento é muito importante porque nos deixa cientes e seguros do processo de aprendizagem. Vale a pena participar”, avaliou a mãe e ex-aluna vieirense, Camila Soares. Segundo o pai Sérgio Alves, a reunião foi construtiva e fundamental para aproximá-lo do trabalho desenvolvido pelo colégio. “Deu para entender de forma bem clara as orientações, a fim de que possamos acompanhar nossos filhos e o que é proposto pelo Vieira. Gostei muito”, concluiu.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo