26.07.23

Dia dos Avós é comemorado no Vieirinha

Colégio e crianças recebem ilustres visitantes para uma programação especial

Dia dos Avós é comemorado no Vieirinha

Nada mais gostoso que ouvir a oração do dia na escola no colinho da vovó. A comemoração do Dia dos Avós, celebrado neste 26 de julho, começou desde o início da semana para as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira, sendo marcada por muito carinho e alegria. Com uma programação especial, os alunos tiveram seus avôs e avós como ilustres convidados. Nesta quarta-feira (26), a programação seguiu com as turmas do 2º ano EF, nos dois turnos, também com muitos momentos emocionantes. 

Sim, tudo ficou ainda mais cheio de encanto nestes dias no Vieirinha: em clima de denguinho do “vô” e da “vó”, as crianças capricharam cantando músicas e fazendo coreografias, convidando os queridos visitantes para a brincadeira. E qual o avô e a avó que resiste a um pedido de neto, hein? Assim, eles logo entraram no ritmo da garotada e mostraram toda a sabedoria de quem não tem dúvidas de que a família é um dos melhores bens da vida.  

Os vovôs cantaram e dançaram acompanhando a coreografia dos netinhos

1º ANO EF 

Com as crianças do 1º ano EF, as atividades começaram com o momento de espiritualidade, conduzido pelos pastoralistas do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), de forma bem lúdica, com muita música e coreografias de Núbia Calazans. A equipe do Sorpa também explicou a tradição do Dia dos Avós, numa referência aos avós de Jesus: Sant’Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria. Ao final, houve um pedido de bênçãos pelo padre Emmanuel Araújo, SJ, assistente espiritual do Vieira.

As atividades seguiram sob o comando da professora de Música, Letícia Lopes, e da professora de Artes Visuais, Anna Oliveira, com uma trilha bem especial, com ícones do cancioneiro popular brasileiro e suas cantigas que atravessam gerações, sendo que muitas embalaram as infâncias dos vovôs e vovós. Depois, houve muita dancinha, trenzinho, artesanato (construção de bonecas abayomi) e, claro, depoimentos amorosos dos avós.

Em um dos dias da programação, a avó Noélia Carmélio declamou um poema, falando das lembranças da geração e colocando as crianças para participar de brincadeiras rimadas do “tempo da vovó”. Ela estava acompanhada dos também avós do aluno João Lucas: Mário Ferreira e Ana Tourinho. “Momento lindo”, afirmaram. 

Vovó Noélia declamou poema e convidou crianças para entrar na brincadeira

Já Elizabete Rodrigues, que é tia avó dos gêmeos Carlinhos e Fabinho, fez questão de participar de dois dias da programação. “Amei toda essa interação entre avós e netos em uma escola que mostra a valorização da família”, declarou ela que estava acompanhada da outra avó dos meninos, Neuza Fortes.

Vovós Elisabete e Neuza com Carlinhos

O vovô Jorge Haroldo Marques diz que gostou mais do momento da construção da boneca de pano abayomi, ao lado do neto Caio e da vovó Abigail. A palavra abayomi traduzida do iorubá significa encontro precioso, aquele que traz felicidade e alegria.  E foi bem isso!

Oficina de bonecas abayomi agradou Jorge e Abigail, avós de Caio

2º ANO EF    

Com os vovôs e vovós do 2º ano EF também teve muita brincadeira cantada, mas também momentos de reflexão e saudosismo, no Auditório Mabel Velloso. Referência em cultura regional e da infância, a professora Sálua Chequer, que é coordenadora de Projetos Culturais do Vieira, lembrou brincadeiras e trovinhas muito comuns quando os convidados especiais eram crianças, como seus netinhos. Ela falou sobre a incrível experiência de ser avó, enquanto a professora Letícia (Música) lembrava o quanto é também muito especial ser neto ou neta. 

Avós das crianças do 2º ano EF encontraram os netinhos em evento no Mabel Velloso

Ainda com muita ludicidade, foram abordados assuntos como diversidade de vovôs e vovós, além de preconceitos sobre o que deve ou não fazer a pessoa idosa. Também foram revelados os encantadores sentimentos e aprendizagens que as crianças e os avós compartilham em seu dia a dia, com aquela dose extra de amor tão presente nesta relação única e pra lá de especial. Muitos fizeram depoimentos, emocionando a todos.

Theo feliz pelo momento especial com os avós na escola

“Gostamos muito. Foi um momento muito descontraído e diferente do que a gente sempre vê”, concluiu a avó Maria Helena Moreira, que estava com o netinho Théo, e os outros avós dos menino: José Antunes, Veranilza Viana e Raimundo da Purificação (foto acima). Confira agora, em nossa galeria, mais fotos deste momento tão especial no Vieirinha.

Feliz Dia dos Avós, família vieirense!

Fotos: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo