Dia de Formação no Sítio Loyola e Experiência de Cidadania trazem aprendizagens para toda a vida
Atividades especiais contribuem com espiritualidade e crescimento socioemocional dos estudantes do Vieira
Aquele dia especial para se integrar e, principalmente, interagir com os colegas de série, partilhando vivências com quem também está lidando com as belezas e desafios da adolescência, mas contando com o apoio de profissionais da escola. O Dia de Formação no Sítio Loyola, na Estrada do Coco, ou em visita a instituições filantrópicas de Salvador, já é uma tradição no Colégio Antônio Vieira. A ação, realizada em parceria pelos pastoralistas do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa) e pelas psicopedagogas do Serviço de Orientação Educacional (SOE) do colégio, constrói memórias afetivas e promove crescimento socioemocional e espiritual-religioso dos estudantes, em aprendizagens para toda a vida.

EXPERIÊNCIA DE CIDADANIA
Os dias de formação estão sendo realizados desde o primeiro semestre do ano, com as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental (EF) à 1ª série do Ensino Médio (EM). No caso específico do 9º ano EF, os estudantes participam da Experiência de Cidadania, com uma visita a uma instituição filantrópica em atividade que se integra ao projeto interdisciplinar Movimento Direitos Humanos (MDH).
Este ano, os alunos do 9º EF estiveram no Centro Afro de Promoção e Defesa da Vida Padre Ezequiel Ramin (Capdever), no bairro de Sussuarana. Lá, eles conheceram o Projeto Motumbaxé (de percussão), como parte das ações educacionais e culturais do Capdever voltadas para o processo identitário da comunidade negra, frente a uma realidade de discriminação e preconceito. Os jovens vieirenses levaram donativos (alimentos e material escolar) e puderam interagir, participando de atividades com as crianças e adolescentes do projeto, aprendendo e compartilhando conhecimentos.

SÍTIO LOYOLA
Já os jovens das demais séries (7º, 8º e 1ª EM) têm o Dia de Formação no Sítio Loyola. “A programação nosSítio sempre parte da Campanha da Fraternidade que, este ano, tem como tema ‘Fraternidade e Fome’, para promover reflexões dentro do escopo do nosso Mapa de Aprendizagens para a Formação Integral (Mafi). Assim, trabalhamos a formação do estudante em aspectos como empatia, autogestão, valorização da família, gestão de tempo, integração etc”, declarou o pastoralista Rafael Nascimento, que conduziu as atividades com o 7º ano EF.

“Um momento muito rico para os estudantes, não se limitando apenas à visita ao sítio em companhia com os colegas, o que já seria bem formativo para a integração entre eles, mas também para refletir sobre questões que os provocam em plena adolescência e que precisam ser trabalhadas, também como parte da formação integral do colégio, para que tenham bons reflexos em toda a vida”, concluiu a orientadora educacional e psicopedagoga Rosânia Siquara.
Confira mais fotos desses momentos tão especiais em nossa galeria!
Fotos: Sorpa e SOE/CAV.
Leia também
-
08.05.26
Vieira promove programação especial para mães da comunidade escolar
Missa, vídeo e programação de esporte, beleza e lazer marcam data celebrativa
- 07.05.26 Ex-aluno vieirense é destaque acadêmico com aprovações em instituições internacionais
- 06.05.26 Companhia de Jesus destaca vocação e legado de Francisco um ano após a morte do papa jesuíta
-
05.05.26
Metas do Relatório da Unesco são tema de formação docente no Vieira. No Vieirinha, houve treinamento especial para equipe de Artes Visuais
Atividades com professores foram conduzidas pelo doutor em Educação Huberto Herrera