Dia de Formação no Sítio Loyola e Experiência de Cidadania trazem aprendizagens para toda a vida
Atividades especiais contribuem com espiritualidade e crescimento socioemocional dos estudantes do Vieira

Aquele dia especial para se integrar e, principalmente, interagir com os colegas de série, partilhando vivências com quem também está lidando com as belezas e desafios da adolescência, mas contando com o apoio de profissionais da escola. O Dia de Formação no Sítio Loyola, na Estrada do Coco, ou em visita a instituições filantrópicas de Salvador, já é uma tradição no Colégio Antônio Vieira. A ação, realizada em parceria pelos pastoralistas do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa) e pelas psicopedagogas do Serviço de Orientação Educacional (SOE) do colégio, constrói memórias afetivas e promove crescimento socioemocional e espiritual-religioso dos estudantes, em aprendizagens para toda a vida.

EXPERIÊNCIA DE CIDADANIA
Os dias de formação estão sendo realizados desde o primeiro semestre do ano, com as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental (EF) à 1ª série do Ensino Médio (EM). No caso específico do 9º ano EF, os estudantes participam da Experiência de Cidadania, com uma visita a uma instituição filantrópica em atividade que se integra ao projeto interdisciplinar Movimento Direitos Humanos (MDH).
Este ano, os alunos do 9º EF estiveram no Centro Afro de Promoção e Defesa da Vida Padre Ezequiel Ramin (Capdever), no bairro de Sussuarana. Lá, eles conheceram o Projeto Motumbaxé (de percussão), como parte das ações educacionais e culturais do Capdever voltadas para o processo identitário da comunidade negra, frente a uma realidade de discriminação e preconceito. Os jovens vieirenses levaram donativos (alimentos e material escolar) e puderam interagir, participando de atividades com as crianças e adolescentes do projeto, aprendendo e compartilhando conhecimentos.

SÍTIO LOYOLA
Já os jovens das demais séries (7º, 8º e 1ª EM) têm o Dia de Formação no Sítio Loyola. “A programação nosSítio sempre parte da Campanha da Fraternidade que, este ano, tem como tema ‘Fraternidade e Fome’, para promover reflexões dentro do escopo do nosso Mapa de Aprendizagens para a Formação Integral (Mafi). Assim, trabalhamos a formação do estudante em aspectos como empatia, autogestão, valorização da família, gestão de tempo, integração etc”, declarou o pastoralista Rafael Nascimento, que conduziu as atividades com o 7º ano EF.

“Um momento muito rico para os estudantes, não se limitando apenas à visita ao sítio em companhia com os colegas, o que já seria bem formativo para a integração entre eles, mas também para refletir sobre questões que os provocam em plena adolescência e que precisam ser trabalhadas, também como parte da formação integral do colégio, para que tenham bons reflexos em toda a vida”, concluiu a orientadora educacional e psicopedagoga Rosânia Siquara.
Confira mais fotos desses momentos tão especiais em nossa galeria!
Fotos: Sorpa e SOE/CAV.
Leia também
-
01.07.25
CASA COMUM – Abertas inscrições para curso de extensão on-line formativo para COP 30
Aulas visam aprofundamento em temas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, prevista para novembro em Belém
-
30.06.25
Colaboradores do Vieira têm treinamento sobre Lei Lucas e primeiros socorros
Ação demonstra atenção dada pelo colégio ao cuidado com a pessoa e ao cumprimento das normas legais
-
27.06.25
Forró do Trabalhador encerra festejos juninos no Vieira em clima de celebração e agradecimento
Evento promoveu confraternização dos colaboradores docentes e não-docentes do colégio
-
26.06.25
ARTIGO – Ruah e Direitos: aprendendo com o projeto, rezando com a vida
Integrante da equipe de Formação Cristã do Vieira, William Justa faz reflexão, relacionando Espírito Santo, fé e projeto interdisciplinar para jovens estudantes