Menu
Logo do site
Logo do site
16.05.25

Cultura organizacional e caráter identitário da missão educativa jesuíta são tema de formação para colaboradores do Vieira

Assuntos foram abordados no dia de formação com assessoria do padre Emmanuel Araújo SJ, como parte do programa Itinerário Inaciano

Cultura organizacional e caráter identitário da missão educativa jesuíta são tema de formação para colaboradores do Vieira

O que a Pedagogia Inaciana e os documentos norteadores da Educação Jesuítica têm a ver com o dia a dia das atividades dos colaboradores dos colégios da Companhia de Jesus, independentemente do setor onde atuam? As reflexões sobre a missão dos trabalhadores e o porquê de todos serem considerados educadores e educadoras na formação integral de crianças e jovens, ainda que não integrem diretamente as equipes pedagógicas, deram o tom da primeira atividade de 2025 do programa Itinerário Inaciano, no Colégio Antônio Vieira. A atividade formativa teve assessoria do padre Emmanuel Araújo SJ, assistente espiritual do Vieira e que, há dois anos, tem conduzido as formações voltadas para o desenvolvimento do caráter identitário entre os colaboradores.

“Após percorrermos o itinerário da vida de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, bem como as linhas gerais dos Exercícios Espirituais, agora partimos para nos aprofundar nos elementos identitários do nosso fazer pedagógico, do nosso modo de proceder em Educação, ressaltando como a nossa cultura organizacional está enraizada na Pedagogia Inaciana”, disse o padre. Ele apresentou os documentos norteadores da Ordem dos Jesuítas, desde os Exercícios Espirituais, até os mais diretamente relacionados à educação, dos mais antigos, como o Ratio Studiorum, aos mais específicos, a exemplo do Paradigma Pedagógico Inaciano (PPI), do Projeto Educativo Comum da RJE (PEC) e do Projeto Político-Pedagógico do Colégio Antônio Vieira (PPP).

Pe. Emmanuel Araújo SJ

A primeira formação do Itinerário Inaciano de 2025 foi realizada no último dia 15, em dois momentos (pela manhã e pela tarde) para permitir a participação de trabalhadores de turnos diferentes. O evento foi aberto com um momento de música e oração, conduzido pela equipe de pastoralistas.

Coordenador da Formação Cristão, professor João Ramiro, também participou da formação, incentivando o crescimento espiritual dos participantes, a partir do exemplo de Revisão Inaciana, “um exame sobre como percebemos a ação de Deus em nós ao longo do dia e nossa resposta aos seus apelos”. Colaboradores de diversos setores também puderam partilhar suas impressões sobre a formação e sobre a sua atuação como educadores frente à missão da Companhia de Jesus.

Veja mais fotos!

Fotos: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo