Cultura indígena é tema da Gincana Literária do 4º ano EF
Confecção de fantoches e contação de histórias estiveram entre as atividades desenvolvidas
A Gincana Literária 2016 mobilizou os alunos do 4º ano EF durante o primeiro trimestre. O projeto estimulou a leitura, a escrita e a criatividade através do acesso às lendas indígenas e aconteceu em seis etapas, em que os estudantes puderam se expressar através de diferentes linguagens. A última delas foi a “Hora do Conto”, realizada no dia 01/04, que reuniu pais e avós para contação de histórias em sala de aula.
Divididos em equipes, os alunos também fizeram apresentações teatrais e confeccionaram fantoches e desenhos relacionados às lendas estudadas, além de um livreto de receitas que tinham a mandioca como ingrediente principal. “Os alunos interagiram com várias lendas, analisaram os enredos de cada uma e refletiram sobre a cultura dos povos indígenas. É importante destacar que o trabalho em grupo foi um grande aliado neste projeto, uma vez que trabalhamos aspectos importantes como a troca, o respeito ao outro e o ouvir”, ressaltou a professora Ozilene Marques.
Os pais e avós que participaram do momento em sala aprovaram a iniciativa. “Eu vejo de maneira muito positiva, porque acredito que são projetos como esse que aproximam o familiar da escola e ajudam as crianças a entenderem melhor a realidade. Nesse caso, como se deu a formação do Brasil”, destacou o tio Arthur Daltro. “A iniciativa é muito boa e foi de grande proveito estar com as crianças. Quando minha neta me convidou, achei que não ia conseguir por causa da timidez, mas graças a Deus deu tudo certo. Não dá para dizer não a um neto”, completou a avó vieirense Cleópatra Souza.
As crianças também demonstraram nas palavras a alegria com a realização da atividade. “Eu achei muito interessante, pois eu me recordei de várias lendas que já tinha ouvido quando era pequena e conheci algumas novas. Foi muito divertido e eu fiquei muito feliz”, comentou a aluna Maria Laura Pereira. “Eu achei uma honra ter os avós em sala. Foi muito interessante”, concluiu o estudante Raul Afonso Oliveira.
Leia também
-
25.09.26
Expociência do Vieira é apresentada no Rio de Janeiro como exemplo de boas práticas em Educação
Mostra científica, que completou 30 anos agora em 2026, foi um dos destaques em evento promovido pela Rede Jesuíta de Educação Básica
-
24.09.26
CIDADANIA AMBIENTAL – Estudantes do Vieira têm aula de campo no Parque das Dunas
Ação, integrada ao projeto Movimento Direitos Humanos (MDH), ampliou aprendizagens das turmas do 9º ano EF
-
24.09.26
Concerto da Primavera celebra com show de vozes chegada da nova estação
Apresentação do Coral Adulto e Infantil do Vieira encanta público no Mabel Velloso
-
24.09.26
Procissão das Velas no santuário do Vieira é destaque no podcast internacional Em Buena Compañia
Reitor, padre Tárcio Santos SJ falou do rito católico inspirado na tradição de Fátima, Portugal