Cultura do ‘brincar e aprender’ marca culminância do Projeto Criançando no Vieira
Atividades interdisciplinares da unidade foram concluídas em dia especialmente divertido na quadra de esportes
“Brinquedoteca na Quadra”. Assim foi batizada a aula especial que marcou a conclusão, no Colégio Antônio Vieira, em Salvador, das atividades do Projeto Interdisciplinar Criançando, desenvolvido na 1ª unidade com os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental (EF). “Por meio do brincar, busca-se proporcionar experiências nas quais as crianças possam construir conhecimentos, a partir das interações com colegas e professores em diferentes tempos e espaços, permitindo ampliar e diversificar seu processo de aprendizagem também com produções culturais, desenvolver a imaginação e a criatividade, além de vivenciar experiências cognitivas, sensoriais, sociais, entre outras, como está posto, inclusive, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explicou a professora Adriana Novis, ainda na abertura do projeto no início do ano. Ela é coordenadora pedagógica do 1º e 2º anos EF.
O projeto seguiu durante a primeira unidade, facilitando também, dentro de um universo bem interessante para as crianças que ingressaram este ano no Vieira, a adaptação à nova escola, a partir do uso da temática do brincar em todas as disciplinas, até o encerramento da unidade, agora em maio. “No decorrer do projeto, eles também puderam pesquisar sobre brinquedos e brincadeiras, comparando os antigos e atuais, além dos que eram recicláveis e como construí-los, consolidando novas aprendizagens em diversas áreas, inclusive quanto à importância das regras, até culminar nesse momento celebrativo da brinquedoteca”, informou a orientadora educacional da série, Débora Santana.

BRINCANDO NA QUADRA
No dia previsto para as turmas, as crianças foram para a quadra e exploraram as aprendizagens com brinquedos artesanais. Tudo de forma muito animada e divertida, com a presença das professoras regentes e dos professores de Educação Física da série, em práticas especialmente elaboradas de acordo com a idade dos pequenos.
Vamos ver mais fotos desse dia tão divertido?
Leia também
-
15.04.26
Colaboradores do Vieira recebem certificado de formação de Primeiros Socorros em cumprimento da Lei Lucas. Confira entrevista e saiba mais!
Treinamentos são realizados anualmente envolvendo principalmente professores e equipes que trabalham mais diretamente com estudantes
-
13.04.26
Educadora vieirense, Sálua Chequer estreia como escritora na Bienal do Livro Bahia
Obra infantil "É de ler, de comer ou de brincar?" será lançada no próximo sábado (18), às 15h, no Centro de Convenções
- 10.04.26 Osba realiza concerto gratuito no Santuário Nossa Senhora de Fátima
-
10.04.26
Estudantes vieirenses recebem medalhas de ouro, prata e bronze da Olimpíada Nacional de Ciências
Premiação reforçou interesse cada vez maior das mulheres e meninas pelo campo científico