Protagonismo marca encerramento do Projeto ‘Como Criar e Recriar o Mundo?’
Atividade pedagógica visa despertar crianças como agentes de transformação social na formação enquanto cidadãos globais

Cidadãos globais em formação, estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira realizaram, durante todo o ano de 2021, atividades e reflexões a partir do questionamento “como criar e recriar o mundo”. O projeto pedagógico da série tem o objetivo de trabalhar a formação integral do aluno, enfatizando valores, relacionados à ética e à cidadania e potencializando, paralelamente, a aprendizagem, a produção do conhecimento, o protagonismo, além de despertar o compromisso como agente de transformação social.
Neste mês, as turmas apresentaram os trabalhos de conclusão, marcados pela criatividade e diversidade de linguagens, por meio de diversas propostas: poesia, teatro, jornal, jogral, vídeo, músicas, maquetes e cartazes. “Tudo caprichado e idealizado por cada aluno, protagonista do seu conhecimento e das suas ideias”, como frisa a coordenadora pedagógica da série, professora Maria Cristina Almeida.
“Partindo do norteador que foi a Campanha da Fraternidade 2021, cujo tema é: ‘Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor’, buscamos motivar o aluno a conhecer como é possível, através do diálogo que acolhe, orienta e se faz apoio, transformar o mundo onde vivemos em um lugar melhor: mais saudável, ético, justo, igualitário e fraterno para todos os seus habitantes. Para tanto, convidamos as crianças a refletir sobre sua ação de jovem cidadão e cidadã, agente transformador dos espaços onde convive, utilizando o diálogo como elemento catalizador na construção da sociedade”, explica a coordenadora pedagógica.

ABORDAGENS
A professora conta que “professores e alunos, vencendo todos os desafios desse tempo de pandemia, compartilharam em grupo, partilharam experiências e percepções, articulando a pesquisa, a cultura, a tecnologia, a ciência, alinhadas às bases da Pedagogia e Espiritualidade Inacianas”. Segundo ela, o projeto interdisciplinar “Como criar e recriar o mundo?” dá continuidade à proposta curricular da série, promovendo e motivando o aluno ao desenvolvimento de competências e habilidades para melhor atuar, viver e conviver dentro da sociedade. As abordagens foram desenvolvidas contemplando quatro subtemas: Dialogando com o meio ambiente e com a sustentabilidade; Dialogando com a cidadania e com o bem-estar social; Dialogando com a Arte e com a diversidade; e, Dialogando com o corpo e a mente.
Confira mais momentos das apresentações em sala de aula!
Fotos: Secop/CAV.
Leia também
-
13.02.25
Padre jesuíta lança segundo livro de série que promove reflexão sobre gastronomia e fé
Obra busca evidenciar papel simbólico das refeições como espaços de acolhimento e transformação
-
12.02.25
Painéis de grafite unem arte urbana e educação alimentar para jovens no Vieira
Obras de Been Andrade tornaram ainda mais convidativo e acolhedor o refeitório dos estudantes
-
11.02.25
Coral do Vieira abre vagas para crianças e adultos
Inscrições começam no dia 17 e seguem até dia 20
-
10.02.25
Ludicidade marca início das aulas das Oficinas RobotiCAV para crianças estreantes na atividade
Durante o programa, alunos serão estimulados a construir soluções e protótipos robóticos para questões da vida real