24.11.21

Protagonismo marca encerramento do Projeto ‘Como Criar e Recriar o Mundo?’

Atividade pedagógica visa despertar crianças como agentes de transformação social na formação enquanto cidadãos globais

Protagonismo marca encerramento do Projeto ‘Como Criar e Recriar o Mundo?’

Cidadãos globais em formação, estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira realizaram, durante todo o ano de 2021, atividades e reflexões a partir do questionamento “como criar e recriar o mundo”. O projeto pedagógico da série tem o objetivo de trabalhar a formação integral do aluno, enfatizando valores, relacionados à ética e à cidadania e potencializando, paralelamente, a aprendizagem, a produção do conhecimento, o protagonismo, além de despertar o compromisso como agente de transformação social.

Neste mês, as turmas apresentaram os trabalhos de conclusão, marcados pela criatividade e diversidade de linguagens, por meio de diversas propostas: poesia, teatro, jornal, jogral, vídeo, músicas, maquetes e cartazes. “Tudo caprichado e idealizado por cada aluno, protagonista do seu conhecimento e das suas ideias”, como frisa a coordenadora pedagógica da série, professora Maria Cristina Almeida.

“Partindo do norteador que foi a Campanha da Fraternidade 2021, cujo tema é: ‘Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor’, buscamos motivar o aluno a conhecer como é possível, através do diálogo que acolhe, orienta e se faz apoio, transformar o mundo onde vivemos em um lugar melhor: mais saudável, ético, justo, igualitário e fraterno para todos os seus habitantes. Para tanto, convidamos as crianças a refletir sobre sua ação de jovem cidadão e cidadã, agente transformador dos espaços onde convive, utilizando o diálogo como elemento catalizador na construção da sociedade”, explica a coordenadora pedagógica.

Profa. Maria Cristina Almeida é a coordenadora pedagógica do 5º ano EF

ABORDAGENS

A professora conta que “professores e alunos, vencendo todos os desafios desse tempo de pandemia, compartilharam em grupo, partilharam experiências e percepções, articulando a pesquisa, a cultura, a tecnologia, a ciência, alinhadas às bases da Pedagogia e Espiritualidade Inacianas”. Segundo ela, o projeto interdisciplinar “Como criar e recriar o mundo?” dá continuidade à proposta curricular da série, promovendo e motivando o aluno ao desenvolvimento de competências e habilidades para melhor atuar, viver e conviver dentro da sociedade. As abordagens foram desenvolvidas contemplando quatro subtemas: Dialogando com o meio ambiente e com a sustentabilidade; Dialogando com a cidadania e com o bem-estar social; Dialogando com a Arte e com a diversidade; e, Dialogando com o corpo e a mente.

Confira mais momentos das apresentações em sala de aula!

Fotos: Secop/CAV.