Protagonismo marca encerramento do Projeto ‘Como Criar e Recriar o Mundo?’
Atividade pedagógica visa despertar crianças como agentes de transformação social na formação enquanto cidadãos globais
Cidadãos globais em formação, estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira realizaram, durante todo o ano de 2021, atividades e reflexões a partir do questionamento “como criar e recriar o mundo”. O projeto pedagógico da série tem o objetivo de trabalhar a formação integral do aluno, enfatizando valores, relacionados à ética e à cidadania e potencializando, paralelamente, a aprendizagem, a produção do conhecimento, o protagonismo, além de despertar o compromisso como agente de transformação social.
Neste mês, as turmas apresentaram os trabalhos de conclusão, marcados pela criatividade e diversidade de linguagens, por meio de diversas propostas: poesia, teatro, jornal, jogral, vídeo, músicas, maquetes e cartazes. “Tudo caprichado e idealizado por cada aluno, protagonista do seu conhecimento e das suas ideias”, como frisa a coordenadora pedagógica da série, professora Maria Cristina Almeida.
“Partindo do norteador que foi a Campanha da Fraternidade 2021, cujo tema é: ‘Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor’, buscamos motivar o aluno a conhecer como é possível, através do diálogo que acolhe, orienta e se faz apoio, transformar o mundo onde vivemos em um lugar melhor: mais saudável, ético, justo, igualitário e fraterno para todos os seus habitantes. Para tanto, convidamos as crianças a refletir sobre sua ação de jovem cidadão e cidadã, agente transformador dos espaços onde convive, utilizando o diálogo como elemento catalizador na construção da sociedade”, explica a coordenadora pedagógica.
ABORDAGENS
A professora conta que “professores e alunos, vencendo todos os desafios desse tempo de pandemia, compartilharam em grupo, partilharam experiências e percepções, articulando a pesquisa, a cultura, a tecnologia, a ciência, alinhadas às bases da Pedagogia e Espiritualidade Inacianas”. Segundo ela, o projeto interdisciplinar “Como criar e recriar o mundo?” dá continuidade à proposta curricular da série, promovendo e motivando o aluno ao desenvolvimento de competências e habilidades para melhor atuar, viver e conviver dentro da sociedade. As abordagens foram desenvolvidas contemplando quatro subtemas: Dialogando com o meio ambiente e com a sustentabilidade; Dialogando com a cidadania e com o bem-estar social; Dialogando com a Arte e com a diversidade; e, Dialogando com o corpo e a mente.
Confira mais momentos das apresentações em sala de aula!
Fotos: Secop/CAV.
Leia também
-
11.09.24
ARTIGO – Meio ambiente e as queimadas: questões para o Enem e para a vida
Biólogo e professor de Biologia do Vieira, Osman Barbosa alerta jovens a ficarem atentos à temática da sustentabilidade
-
10.09.24
Vieira recebe visita de estudantes do Colégio Diocesano, unidade da Rede Jesuíta no Piauí
Alunos do "Dió" puderam vivenciar e compartilhar experiências de aprendizagem no colégio baiano da RJE
-
10.09.24
Expociência do Vieirinha estimula pesquisa científica entre crianças e pré-adolescentes
Mostra de experimentos e projetos dos alunos do 1º ao 7º ano do EF chega à sexta edição encantando estudantes e público
-
09.09.24
Diretores de colégios jesuítas da América Latina discutem educação em rede na atualidade
Professor Sérgio Silveira, diretor-geral do Vieira, destaca importância do evento realizado em Buenos Aires