Criatividade e inovação marcam 21ª edição da Expo Ciência
A 21ª edição da Expo Ciência teve como principais marcas a criatividade
A 21ªedição da Expo Ciência teve como principais marcas a criatividade, inovação e empenho. Nos dias 28 e 29 de agosto, os estudantes do 5ºano EF à 2ª série EM apresentaram seus projetos científicos em stands montados nas quadras do Vieira. O evento foi aberto com um momento de oração, seguido por uma apresentação musical dos alunos do 6ºano EF. Posteriormente, os visitantes puderam conferir os stands com trabalhos que envolveram diversas temáticas dentro das ciências naturais.
“A Expo Ciência é uma importante atividade que acontece no Colégio há mais de 20 anos, em que os alunos apresentam projetos científicos que são desenvolvidos ao longo do semestre com orientação dos professores nos laboratórios. Os estudantes têm a oportunidade de ir além do currículo comum”, ressaltou a coordenadora do evento, prof.ª Maria Goretti Sousa. A coordenadora pedagógica, prof.ª Eliana Fonseca, reforçou a importância de discutir a temática no ambiente acadêmico. “Avalio a 21ªedição da Expo como uma proposta muito interessante e produtiva. Os alunos se dedicam, pesquisam, experimentam e, assim, podem chegar às suas conclusões”, declarou.
Os estudantes demonstraram uma grande satisfação em fazer parte do evento. “Foi uma experiência excepcional. Particularmente, eu achei bem melhor que os outros anos, com trabalhos muito bacanas”, disse o aluno da 2ªsérie EM, Alberto Andrade. “Estou voltando à Expo Ciência após três anos da exposição do meu primeiro projeto científico. O que marca de uma forma muito especial é a oportunidade que estou tendo de passar o meu conhecimento e aprender novos conteúdos com os trabalhos dos meus colegas. É uma troca maravilhosa”, finalizou a aluna Beatriz Teixeira, da 8ªsérie EF
Pai e ex-aluno do Vieira, o Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Dr. Fábio Vilas-Boas, veio ver de perto os trabalhos dos alunos e comentou a realização de atividades como a Expo Ciência para a juventude. “Esses eventos são extremamente importantes para que os jovens possam se aproximar da ciência e, dessa forma, passar a entender melhor como funcionam a sociedade, a natureza e o mundo em que estamos inseridos”, destacou.
História preservada
Em 1984, o Vieira passou a realizar a Feira de Ciências, que após uma década se desenvolveu e ganhou novo formato e nome, passando a se chamar Expo Ciência a partir de 1994. A diretora geral do colégio, prof.ªMariângela Risério, comemorou o crescimento do evento, que motiva os estudantes no caminho de investigação e aprendizagem. “O grande mote da Feira é introduzir os alunos na metodologia científica a serviço da coletividade. E não deixa de ser também uma experiência de empreendedorismo e construção do conhecimento”, disse ela.
A Expo Ciência 2015 também serviu como um momento para reviver fortes lembranças. Emocionado, o ex-professor José Admirço se mostrou feliz de voltar ao Vieira em mais uma edição do evento que ajudou a construir. “A gente fica feliz, pois a experiência permanece e está cada vez mais viva. Começamos com o nome ‘Projeto de Química’ nos laboratórios e o objetivo era justamente incentivar a pesquisa, fazer a iniciação científica. E hoje esses objetivos ainda continuam presentes. Muito emocionante”, comentou.
Leia também
-
17.11.25
APM TALKS – Marcia Andrade dá dicas às famílias vieirenses para qualidade de vida a partir dos 40+
Palestra com especialista em uroginecologia marcou encerramento da edição 2025 da série promovida pela Associação de Pais e Mestres
-
17.11.25
Bibliotecas do Vieira têm programação especial no Mês da Consciência Negra
Atividades integram ações do colégio para uma educação antirracista
-
14.11.25
Terceirão faz Passeio das Memórias ao Vieirinha em despedida marcada pelo afeto e cuidado emocional
Estudantes que ingressaram ainda bem novinhos foram recebidos em corredor de aplausos pelas crianças da unidade
-
14.11.25
Cerca de 300 estudantes do Vieira afirmam iniciação cristã em sacramentos da Crisma e 1ª Eucaristia
Celebrações especiais foram realizadas em outubro e no início deste mês de novembro