06.05.24

Conexão Família e Escola promove integração entre pais, filhos e práticas pedagógicas

Projeto é desenvolvido pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), em parceria com as coordenações pedagógicas do Ensino Fundamental no Vieira

O filho tão pequeno ainda conquistando avanços de aprendizagem na escola e nem sempre o corre-corre do dia a dia permite às famílias poderem participar mais ativamente desses momentos tão especiais. Como parte do projeto Conexão Família e Escola, o Colégio Antônio Vieira promoveu, no mês de abril, uma programação para que os pais e responsáveis pelas crianças do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental (EF) pudessem participar de uma atividade ao lado dos filhos. Eles foram convidados para uma oficina no Steam Lab, laboratório que, como a própria sigla em inglês já diz, visa explorar diversas áreas do conhecimento (Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics):  Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática.

Os encontros para as duas séries, em dias diferentes conforme as turmas e turnos, foram realizados dos dias 16 a 25 de abril. As crianças puderam construir, junto com os pais, robôs e falar sobre o que aprendem quando estão no laboratório em seu cotidiano de aulas.

ROTINA DE APRENDIZAGEM E A FETO

“É uma oportunidade de a gente estar junto com nossos filhos, saindo um pouco da nossa rotina de trabalho para ter esse momento para se aproximar mais deles e ver também o trabalho que é feito na escola, de uma forma muito legal”, declarou a mãe vieirense, Renata Olero, mãe de Julinha. “Que momento maravilhoso poder estar com nossos filhos na escola, construindo um robô com eles, conferindo a alegria no olhar, além de conhecer os pais dos coleguinhas que eles tanto falam. Só tenho a agradecer ao colégio por oportunizar esse instante tão engrandecedor para as famílias”, afirmou a mãe Ohana Negrão, mãe de Mateus.

Marcelo, Renata e Ohana puderam ter um tempo especial com os filhos no ambiente escolar

INTEGRAÇÃO

O pai Marcelo Oliveira, pai de Ju Martins, também gostou muito de participar da atividade. “Uma iniciativa maravilhosa que integra família, estudantes e escola em que a gente planta uma sementinha de conhecimento, de afeto, de união e integração, e eu tenho a plena certeza que todas as crianças que estão aqui hoje brincando com seus pais vão, de alguma forma, guardar esse dia especial para toda a sua vida momento”.

Coordenadora pedagógica, Profa. Adriana Novies, e orientadora educacional, Profa. Lívia Farani, explicaram intencionalidades pedagógicas do projeto

A orientadora educacional das séries, professora Lívia Farani, explicou que “o projeto visa, justamente, estreitar os laços afetivos das famílias, entre elas e com as crianças (filhos e coleguinhas de seus filhos), oportunizando também conhecimento sobre práticas pedagógicas com ludicidade”. No caso específico da atividade, foram trabalhados da robótica que também integra o currículo do Vieira.

Já a coordenadora pedagógica das séries, professora Adriana Novis, destacou a importância do projeto e intencionalidades pedagógicas para crianças que iniciam em nova escola, no Ensino Fundamental. O evento ainda contou com a participação das professoras regentes, além da coordenadora de Projetos Culturais do Vieira, professora Sálua Chequer.

Veja mais fotos desse momento sempre muito especial no Vieira!

Fotos: Secom/CAV.