Conexão Família e Escola promove integração entre pais, filhos e práticas pedagógicas
Projeto é desenvolvido pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), em parceria com as coordenações pedagógicas do Ensino Fundamental no Vieira

O filho tão pequeno ainda conquistando avanços de aprendizagem na escola e nem sempre o corre-corre do dia a dia permite às famílias poderem participar mais ativamente desses momentos tão especiais. Como parte do projeto Conexão Família e Escola, o Colégio Antônio Vieira promoveu, no mês de abril, uma programação para que os pais e responsáveis pelas crianças do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental (EF) pudessem participar de uma atividade ao lado dos filhos. Eles foram convidados para uma oficina no Steam Lab, laboratório que, como a própria sigla em inglês já diz, visa explorar diversas áreas do conhecimento (Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics): Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática.
Os encontros para as duas séries, em dias diferentes conforme as turmas e turnos, foram realizados dos dias 16 a 25 de abril. As crianças puderam construir, junto com os pais, robôs e falar sobre o que aprendem quando estão no laboratório em seu cotidiano de aulas.
ROTINA DE APRENDIZAGEM E A FETO
“É uma oportunidade de a gente estar junto com nossos filhos, saindo um pouco da nossa rotina de trabalho para ter esse momento para se aproximar mais deles e ver também o trabalho que é feito na escola, de uma forma muito legal”, declarou a mãe vieirense, Renata Olero, mãe de Julinha. “Que momento maravilhoso poder estar com nossos filhos na escola, construindo um robô com eles, conferindo a alegria no olhar, além de conhecer os pais dos coleguinhas que eles tanto falam. Só tenho a agradecer ao colégio por oportunizar esse instante tão engrandecedor para as famílias”, afirmou a mãe Ohana Negrão, mãe de Mateus.

INTEGRAÇÃO
O pai Marcelo Oliveira, pai de Ju Martins, também gostou muito de participar da atividade. “Uma iniciativa maravilhosa que integra família, estudantes e escola em que a gente planta uma sementinha de conhecimento, de afeto, de união e integração, e eu tenho a plena certeza que todas as crianças que estão aqui hoje brincando com seus pais vão, de alguma forma, guardar esse dia especial para toda a sua vida momento”.

A orientadora educacional das séries, professora Lívia Farani, explicou que “o projeto visa, justamente, estreitar os laços afetivos das famílias, entre elas e com as crianças (filhos e coleguinhas de seus filhos), oportunizando também conhecimento sobre práticas pedagógicas com ludicidade”. No caso específico da atividade, foram trabalhados da robótica que também integra o currículo do Vieira.
Já a coordenadora pedagógica das séries, professora Adriana Novis, destacou a importância do projeto e intencionalidades pedagógicas para crianças que iniciam em nova escola, no Ensino Fundamental. O evento ainda contou com a participação das professoras regentes, além da coordenadora de Projetos Culturais do Vieira, professora Sálua Chequer.
Veja mais fotos desse momento sempre muito especial no Vieira!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
01.07.25
CASA COMUM – Abertas inscrições para curso de extensão on-line formativo para COP 30
Aulas visam aprofundamento em temas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, prevista para novembro em Belém
-
30.06.25
Colaboradores do Vieira têm treinamento sobre Lei Lucas e primeiros socorros
Ação demonstra atenção dada pelo colégio ao cuidado com a pessoa e ao cumprimento das normas legais
-
27.06.25
Forró do Trabalhador encerra festejos juninos no Vieira em clima de celebração e agradecimento
Evento promoveu confraternização dos colaboradores docentes e não-docentes do colégio
-
26.06.25
ARTIGO – Ruah e Direitos: aprendendo com o projeto, rezando com a vida
Integrante da equipe de Formação Cristã do Vieira, William Justa faz reflexão, relacionando Espírito Santo, fé e projeto interdisciplinar para jovens estudantes