Pedagogia Inaciana

A proposta pedagógica do Colégio Antônio Vieira compreende que aprender não é um simples ato de memorização ou de acúmulo de informações e que ensinar não significa somente repassar conteúdos prontos. O conceito de ensino-aprendizagem ganhou um novo significado, deixando de ser um fim em si mesmo, desvinculado do contexto em que está inserido. Assim, todo conhecimento é construído em estreita relação com os contextos em que são utilizados, sendo, por isso mesmo, impossível separar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais presentes nesse processo.

Santo Inácio, antes de dar início ao acompanhamento nos Exercícios Espirituais, sempre fazia questão de inteirar-se o mais de perto possível da vida do exercitante para ter condições de melhor ajudá-lo. Da mesma forma, no contexto de ensino-aprendizagem, o professor necessita conhecer as reais circunstâncias da vida do aluno, suas aprendizagens anteriores; o ambiente sociocultural-político e econômico em que se insere a comunidade educativa para melhor ajudá-la no seu processo de desenvolvimento.

Uma mudança cognitiva é, ao mesmo tempo, um processo individual e social e envolve relações de afetividade. Dessa forma, torna-se uma prioridade para o Colégio conjugar, com harmonia, o “aprender a aprender, aprender a ser e aprender a fazer” como realidade que se encontra e se funde, constantemente, ao longo de todo o processo educativo.

Na pedagogia inaciana, a avaliação, portanto, é a revisão do processo pedagógico para ponderar e verificar em que medida os passos do paradigma foram realizados e se conseguiu alcançar os objetivos propostos. Não se trata somente de avaliar o domínio da memória e ou de conhecimento, mas também o que envolve atitudes, valores, posturas, compromissos etc.

No processo escolar, a prática da avaliação, como processo contínuo, deve possibilitar aos professores e alunos a revisão dos conteúdos planejados, das atividades realizadas, dos meios utilizados, das dificuldades encontradas e das novas possibilidades de superação.

Av. Leovigildo Filgueiras, Garcia - 683 CEP: 40100-000 - Salvador - Ba
Tel: (71) 3328-9500 - Fax: (71) 3267-0511
O Colégio Antônio Vieira integra a Rede Jesuíta de Educação, tendo as suas práticas impulsionadas pelos valores da espiritualidade inaciana – marca da nossa identidade e das aproximadamente 1500 unidades de ensino, espalhadas em mais de 60 países. Atendemos a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino, além do Ensino Médio Noturno, voltado para Jovens e Adultos.

É mantido pela Associação Antônio Vieira - ASAV, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica e superior, garantindo o acesso, permanência e conclusão. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ASAV atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei nº 12.101/2009, Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC nº 15/2017.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia para o País.
2016 - 2019. Colégio Antônio Vieira. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital