Comitiva do Vieira participa, no Rio, do II Congresso da RJE e VII Congresso Inaciano de Educação
Representantes dos diversos segmentos da comunidade educativa vão discutir inovações pedagógicas em rede

Uma comitiva do Colégio Antônio Vieira, formada pela equipe diretiva e representantes de professores, coordenação pedagógica, estudantes e setores administrativos, embarcou na manhã desta terça-feira (6) para o Rio de Janeiro, onde participa do II Congresso da Rede Jesuíta de Educação Básica e VII Congresso Inaciano de Educação. Os eventos, a serem realizados até a próxima sexta-feira (9), vão tratar de inovações pedagógicas no contexto de crianças e jovens do século 21, marcando as comemorações pelos dez anos da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) – da qual fazem parte o Vieira e outras 16 unidades educativas da Companhia de Jesus em todo o Brasil.
Os eventos serão sediados pela PUC-Rio e Colégio Santo Inácio que, assim como o Vieira, integra a RJE. A programação inclui conferências, mesas redondas e oficinas, partindo do objetivo de “proporcionar experiências significativas e reflexões à luz da Identidade Inaciana, partilhar experiências e ações de inovação pedagógica, considerando os desafios emergentes e impactos na educação jesuítica”. As palestras podem ser acompanhadas, ao vivo, com transmissão pela internet.

DESENVOLVENDO HABILIDADES
A aluna vieirense Ana Clara, da 2ª série do Ensino Médio, falou da expectativa da participação nos eventos. “Eu espero aprender muito, me divertir também, conhecer mais gente de outros colégios da Rede e conseguir mostrar um pouco do quão importantes são os núcleos de protagonismo juvenil do Vieira para mim e outros estudantes”, declarou. O paizão Alberto Monteiro acompanhou a filha até o embarque no aeroporto, considerando a viagem como mais uma oportunidade de crescimento de competências formativas. “Na verdade, são habilidades que ela já vem desenvolvendo a vida toda no colégio: a questão de liderança, de independência, entre outras”, como declarou.
“A Companhia de Jesus e a Rede Jesuíta entendem que, para pensar um projeto de inovação, é fundamental que os alunos possam participar também. Então, por isso, nossos alunos se fazem presentes neste evento, inclusive com apresentações, pois acreditamos que é sempre muito importante escutar os estudantes, porque eles são os interessados diretos na qualidade da educação que propomos”, ressaltou o diretor acadêmico do Vieira, professor Anderson Rafael Souza.
O diretor acadêmico também ressaltou a representatividade da comunidade escolar no evento. “Buscamos trazer integrantes dos diversos setores do nosso colégio, da área pedagógica, da área administrativa, da área de serviços, compondo um grupo bem diverso, porque entendemos que todos somos educadores, valorizando todos os profissionais do colégio”, como frisou. “É super interessante participar de algo que já fala a respeito das nossas práticas, é a complementação daquilo que a gente faz. Nós vamos viver a teoria, a teorização daquilo que nós vivemos na nossa prática, e isso é super interessante”, disse a professora Eneida Santana.
“Depois do primeiro congresso, que foi uma experiência muito rica, esse segundo congresso da Rede Jesuíta de Educação traz a expectativa do encontro com as outras unidades, em que podemos refletir, inclusive, com pessoas que vêm de outros países, sobre o tema da inovação, para que possamos avançar como rede nesse processo de inovação, enraizado na nossa tradição educativa. A Educação na Companhia de Jesus é sempre fruto de uma tradição renovada, mas sempre com o laço na tradição”, concluiu o padre Emmanuel Araújo, SJ, assistente espiritual e membro da equipe diretiva do Vieira.
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
18.09.25
Projetos da Expociência do Vieirão são premiados e indicados para grandes eventos científicos
Após seminário e mostra de trabalhos para a comunidade escolar, evento foi encerrado com escolha das melhores pesquisas e apresentações
-
18.09.25
ARTIGO – Capacitismo: o preconceito estrutural que gera barreiras, alerta Luca Andrade
Integrante do Naic, estudante do Vieira aborda atitudes equivocadas em relação às pessoas com deficiência
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos