Com presença do Provincial dos Jesuítas, Vieira inaugura painel celebrativo do Ano Inaciano
Mosaico do artista plástico Vanderlei Oliveira foi instalado na portaria de acesso dos estudantes do Vieirão
Como parte da programação de encerramento do Ano Inaciano, o Colégio Antônio Vieira inaugurou no último domingo (31), Dia de Santo Inácio de Loyola, um painel celebrativo que faz referência às reflexões e atividades promovidas pela Companhia de Jesus em todo o mundo, nos últimos 14 meses. Iniciado em 20 de maio do ano passado, o Ano Inaciano foi encerrado, oficialmente, neste 31 de julho de 2022 em missa festiva na Catedral Basílica de Salvador. A celebração foi presidida pelo cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, tendo como concelebrantes o Provincial dos Jesuítas do Brasil, o padre Mieczslaw Smyda, SJ; o padre Laércio de Lima, SJ, coordenador do Ano Inaciano e Secretário da Província para Colaboração, Fé e Espiritualidade; e o padre Alexandre Souza, SJ, superior do Núcleo Apostólico Jesuíta na Bahia, entre outros jesuítas.
Logo após a celebração, jesuítas e leigos seguiram para o Vieira, que integra as obras da Companhia de Jesus, onde o painel, com um mosaico assinado pelo artista plástico Vanderlei Oliveira, foi inaugurado. O descerramento foi feito pelo Provincial dos Jesuítas, Pe. Smyda, SJ, e pela coordenadora de Projetos Culturais do Vieira, professora Sálua Chequer. Em seguida, o padre Smyda, SJ, e o padre Alexandre, SJ, abençoaram o mosaico. A cerimônia ainda contou com a presença de Dom Sérgio da Rocha. O presidente da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), professor Fernando Guidini, e a diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério, também estavam entre as autoridades presentes, além do autor da obra. “É uma imagem que simboliza como Santo Inácio nos conduziu a olhar novas todas as coisas em Cristo”, disse Vanderlei Oliveira, referindo-se ao tema do Ano Inaciano.
RJE NA MISSA
Mais cedo, pouco antes do início da missa na Catedral, o Prof. Guidini destacou o quanto o Ano Inaciano foi significativo para as 17 unidades educativas que integram a RJE, dentre elas, o Vieira, ressaltando como foi importante o encerramento do Ano Inaciano ter ocorrido na Bahia. “Foi pela Bahia que os jesuítas chegaram ao Brasil: o primeiro colégio, as primeiras experiências de missão. Estar aqui concluindo este Ano Inaciano é, portanto, motivo de gratidão, alegria, celebração, olhar no passado com os pés no presente e com uma grande perspectiva de futuro, considerando que é uma missão que continua viva, continua pujante e que, juntos, podemos fazer novas todas as coisas em Cristo”, disse.
A professora Mariângela Risério, diretora-geral do Vieira, também enfatizou que “o tema de ver novas todas as coisas em Cristo foi o grande convite do Ano Inaciano, mobilizando a todos em um mergulho na rica tradição que é a Espiritualidade Inaciana”. E completou: “Agora, este encerramento aqui na Bahia nos irmana, portanto, em uma comunhão profunda com a Companhia de Jesus no mundo inteiro, em um momento de muita ação de graças por tudo o que foi vivido, por tudo o que nos possibilitou avançarmos com um olhar inaciano, um olhar cristão”.
Todo o Conselho Diretivo do Vieira e colaboradores dos mais diversos setores estiveram presentes na missa na Catedral Basílica. O diretor de Gestão de Pessoas do colégio, professor Sérgio Silveira, teve uma participação especial, cantando o Salmo 89. Os pastoralistas e músicos do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa) do colégio, coordenados pelo professor João Ramiro, também abrilhantaram a celebração, conduzindo os cânticos.
TRÍDUO
Nos três dias que antecederam a Missa de Encerramento do Ano Inaciano foram realizadas ainda celebrações temáticas no Tríduo para Santo Inácio. No dia 28 de julho, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, situado no estacionamento do Colégio Antônio Vieira, o tema foi “Converter-se em peregrino”. O segundo dia do tríduo (29) também foi no Santuário, tendo como tema “Viver com audácia no mundo de hoje”. No último dia, dia 30, a celebração foi realizada na Igreja Santo Antônio da Barra (Ladeira da Barra), com tema “Um novo sonho para a Igreja”. O padre Alexandre Souza, Superior do Núcleo Apostólico da Bahia, prestigiou a celebração no dia 29, liderando um momento de oração cantada e velas.
(foto com velas no tríduo)
MISSA FESTIVA
Na noite do dia 31 de julho, Dia de Santo Inácio, o Provincial dos Jesuítas, Pe. Smyda, SJ, presidiu uma missa festiva no Santuário Nossa Senhora de Fátima. A celebração marcou o encerramento da programação especial do Vieira pelo encerramento do Ano Inaciano.
Confira mais fotos desses momentos tão marcantes!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
13.09.24
Expociência do Vieirão avança em qualidade científica e tem projetos premiados e indicados para grandes eventos nacionais
Diante do sucesso do novo formato, direção do colégio anuncia mais avanços para o evento em 2025
-
13.09.24
Orquestras Castro Alves e Neojibá fazem apresentação gratuita neste sábado (14) no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Vieira
O concerto tem regência dos maestros Adauri de Oliveira e Eduardo Salazar
- 12.09.24 Avla encanta público de jovens estudantes do Vieira na edição 2024 do Dance Grammy Awards
-
12.09.24
Aluno do Vieirinha é um dos destaques da Bienal Internacional do Livro em São Paulo
Vini Souza expõe obra "Os Supercães" no Espaço Infâncias no dia 15 no Anhembi