Em musicais, crianças do 1º e 2º anos EF revelam aprendizagens sobre cultura afrodescendente
Projeto pedagógico das séries promove conhecimento e respeito à diversidade cultural
A valorização da diversidade cultural e o combate ao racismo são questões que, segundo a equipe pedagógica do Colégio Antônio Vieira, precisam ser tratadas desde muito cedo, promovendo reflexões entre as crianças. Mais do que isso, elas também devem ter a oportunidade de aprender mais sobre as belezas, as riquezas e a identidade da cultura afrodescendente, tão presente na cultura brasileira, sobretudo, na Bahia.
Para tratar dos temas com os pequenos e sempre grandes aprendizes, a ludicidade é considerada fundamental, favorecendo a aprendizagem de forma natural e do jeito que as crianças mais gostam: com pesquisas, vivências sensoriais, rodas de conversa, músicas, jogos e brincadeiras. Foi assim que a cultura afrodescendente foi trabalhada na terceira unidade deste ano letivo com os alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental (EF). A culminância do projeto pedagógico, agora em novembro, foi marcada com a apresentação dos musicais e exposição de telas e desenhos, com os temas “África: eu sou porque nós somos” e “África que há em nós”, respectivamente.

“FOFURÔMETRO”
As apresentações, no Auditório Mabel Velloso, tiveram as famílias dos estudantes como convidadas especiais. A performance das crianças, expressando os temas tratados e já antecipando o clima natalino, encantou a todos os presentes. “Nosso ‘fofurômetro’ explodiu”, disse um grupo de mães, pais e avós, ao final do espetáculo. Sim, a fofura e os potenciais talentos revelados pelos alunos estavam entre os ingredientes que rechearam a mostra de aprendizagens. Confira!
“A partir das obras literárias ‘Olelê, uma antiga cantiga da África’, de Fábio Simões, e ‘Sinto o que sinto’, de Lázaro Ramos, pensamos no entendimento das crianças acerca da nossa história, heranças culturais e a diversidade de aspectos que abrangem o tema. ‘Mergulhando’, portanto, na riqueza do continente africano e estudando sobre a nossa cultura, as propostas foram pensadas para ampliar o conhecimento e o respeito à diversidade cultural, permitindo às crianças a oportunidade de conhecer mais sobre suas raízes”, enfatizaram as equipes pedagógicas do 1º e 2º anos EF, coordenadas pela professora Adriana Novis. Além dos musicais, as crianças expressaram os novos conhecimentos conquistados com exposições de arte no prédio do 1º ano EF e no Pátio Aquarela.
Confira mais registros desse momento tão especial!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
23.01.26
Vieira divulga programação da Reunião de Pais e Educadores
Encontros presenciais fortalecem a parceria entre escola e família no início de 2026
-
21.01.26
Pe. Jimmy Bartolo, SJ, é o novo secretário mundial para a Educação Básica da Companhia de Jesus
Após ampla consulta, jesuíta foi escolhido para substituir o Pe. José Alberto Mesa, SJ
-
20.01.26
Educação jesuíta contribui para o diálogo no Fórum Global do CIS, em Sevilha
Companhia de Jesus participou com uma delegação chefiada pelo Pe. José Alberto Mesa, SJ
-
16.01.26
Atividades extracurriculares do Vieira têm inscrições abertas no dia 19 de janeiro
Confira os horários e informações importantes das turmas dos esportes, robótica, coral, Primeira Eucaristia e Crisma