Com animado Bailinho, Vieira tem dia especial de folia e entra em recesso de carnaval
Microtrio, visual colorido e muitos confetes dão o tom da confraternização que já virou tradição no calendário escolar
Um microtrio e uma “macroanimação” que só as crianças e pré-adolescentes têm. A combinação, na quadra e Pátio Aquarela decorados com temas carnavalescos, completou o cenário do Bailinho do Vieirinha nesta terça-feira (25), em mais uma edição do evento já considerado uma tradição no calendário escolar. A unidade do Colégio Antônio Vieira é destinada aos “pequenos grandes foliões” alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental (EF). O colégio entra em recesso de Carnaval nesta quarta-feira (26), retornando às aulas no dia 6, logo após a Quarta-Feira de Cinzas (5).

Nesta terça (25), os músicos Jonga Lima, Ricardo Markis e Zé Carlos Guratti conduziram a folia, puxando o “Quase Trio”, como foi batizado o microtrio que animou a galerinha, juntamente com a palhacinha Samile. As crianças e pré-adolescentes mais uma vez capricharam no look, com visual bem colorido e criativo, revelado em fantasias ou adereços. Além de poderem vivenciar um pouco do clima de uma das maiores manifestações culturais do mundo, eles tiveram mais um momento de confraternização e estímulo à integração no ambiente escolar.

EM RITMO DE APRENDIZAGEM
Coordenadora de Projetos Culturais do Vieira, a professora Sálua Chequer explica a importância de a escola oportunizar aos estudantes um pouco da manifestação que eles estudam e que é tão significativa para a cidade e para o país, tanto cultural quanto economicamente. “Os estudantes aprendem sobre a trajetória das manifestações culturais, as origens, as transformações, os valores artísticos, as diferenças em cada região, os impactos econômicos e, a cada fase escolar, vão agregando mais conhecimentos. Então, é importante também poder brincar o carnaval na escola, conhecendo o que aprenderam”.

MICROTRIO
A professora lembra que neste ano o Carnaval de Salvador celebra os 40 anos da Axé Music e os 75 anos do trio elétrico. “O microtrio no Vieirinha também faz uma alusão a essa invenção maravilhosa, de uma sonoridade totalmente diferente. Um carro desfilando, espalhando alegria pelas ruas, com uma musicalidade que move as pessoas a participarem, a correrem atrás do trio e seus vários gêneros musicais, destacando ainda a influência africana em nossa cultura, tema também de estudo nos projetos pedagógicos do Vieirinha, assim como a influência indígena nos adereços e blocos, como os Apaxes do Tororó”.


Animadas, as crianças queriam mesmo era colocar em prática, com muita dança, pulos e sorrisos, todos os encantos e aprendizagens da folia no Vieirinha. O diretor-geral do colégio, professor Sérgio Silveira; o diretor acadêmico, professor Anderson Rafael Souza; o coordenador-geral do Vieirinha, professor Renato Barros, e a professora Sálua, entre outros educadores, conferiram de perto o agito da turminha de foliões, neste dia tão especial.
Um ótimo Carnaval para todas as famílias vieirenses!
CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS FOTOS DO BAILINHO DO VIEIRINHA 2025 EM NOSSA GALERIA!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
07.11.25
PRONTO PARA VOAR – Terceirão do Vieira homenageia profissões em Dia de Descontração antes do Enem
Iniciativa contribuiu para eliminar eventuais dúvidas e tensões antes do Exame Nacional do Ensino Médio
-
07.11.25
Natal com identidade cultural marca culminância do projeto 'Nordeste: Nossos Jeitos de Ser, Viver e Cuidar'
Momento celebrou, com música e arte, aprendizagens interdisciplinares sobre a região
-
07.11.25
Em clima de nova etapa do projeto de vida, Terceirão do Vieira é homenageado com flores pelas famílias
Ação organizada pela equipe pedagógica permitiu aos pais buscar filhos na sala de aula como nos primeiros dias de ingresso na escola
-
06.11.25
Às vésperas da COP 30, estudantes do Ensino Médio Noturno do Vieira aprendem mais sobre proteção ambiental em aula de campo na Coppa
Durante visita, jovens assistiram palestra técnica sobre atividades desenvolvidas pela Companhia da Polícia Militar baiana