18.03.16

Colégio Antônio Vieira celebra 105 anos com ações especiais

Diversas atividades aconteceram ao longo dia 15/03, envolvendo toda comunidade educativa.

Colégio Antônio Vieira celebra 105 anos com ações especiais

O Colégio Antônio Vieira completou 105 anos na última terça-feira (15/03). Para celebrar essa data tão importante, uma série de ações foi realizada durante todo o dia. Como parte das comemorações, houve a inauguração do novo parque do Vieirinha e uma celebração no Santuário Nossa Senhora de Fátima, além do lançamento do livro “Colégio Antônio Vieira: Cem anos, Cem histórias, Sem censura” e do novo site.

“É um dia de muita alegria e também de gratidão por todos os jesuítas que passaram por aqui, dirigindo esta escola. É um grande desafio estar na educação hoje, uma exigência permanente de reinvenção e de ressignificar a missão, principalmente em uma sociedade complexa como essa em que vivemos. Por outro lado, é algo encantador, pois estamos em rede. Dentro da missão da Companhia de Jesus, somos navegadores desse tempo e sentimos que os ventos são favoráveis”, disse a diretora geral do Colégio Antônio Vieira, prof.ª Mariângela Risério.

A diretora avaliou a missão educativa da instituição ao longo desses 105 anos de existência. “Os valores permanecem e a educação desta instituição é uma educação para os valores. Se estamos aqui, é porque os que passaram antes de nós fizeram esse trabalho de dialogar com o homem e com a sociedade do seu tempo. Estar no Vieira é aprender e inovar sempre. É o dinamismo da educação que nos instiga e nos provoca a buscar constantemente fazer o melhor”, completou ela.

Novo espaço e diversão

Às 8h, os alunos do 2º ano EF participaram da inauguração do novo parque, no Vieirinha. Em clima de surpresa e alegria, as crianças cantaram e brincaram por alguns minutos no local, que promete trazer muitos benefícios à rotina delas. “É um espaço a mais de lazer, convivência, brincadeira e descontração para os alunos do 2º ao 5º ano EF. Com certeza, um ganho enorme para as crianças e também para nós, que estamos no acompanhamento delas”, destacou o coordenador geral do Vieirinha, prof.º Renato Barros.

As crianças já fizeram planos de como utilizar o novo ambiente. “Gostei muito dos bambolês. Eu pretendo brincar e me divertir o máximo que eu puder aqui”, disse a aluna Fernanda Juncal. “Eu gostei, porque é um lugar grande. Eu vou brincar de pega-pega, jogar bola com meus amigos e lanchar”, completou o estudante Matheus Motta. Os intervalos do Vieirinha, nos dois turnos, foram animados pela banda Pipoca Bacana.

Gratidão e fé

O Santuário Nossa Senhora de Fátima recebeu os alunos do 1º ao 5º ano EF durante a manhã e à tarde. A celebração marcou o aniversário do Vieira e também teve como fato especial o recebimento da imagem restaurada de Nossa Senhora de Fátima. O trabalho de restauração foi realizado pela equipe do Studio Argolo Antiguidades e Restaurações Ltda, do prof.º José Dirson Argolo. A entrada da imagem foi muito aplaudida pelos estudantes.

“Celebrar 105 anos é reafirmar o compromisso dos jesuítas e de todos os colaboradores com a missão da educação. Significa o compromisso de lançar raízes na cultura de Salvador, da Bahia e também do Brasil. É um motivo de ação de graça para nós, jesuítas, que o Colégio Antônio Vieira complete mais de um século e celebrar tudo isso sob o manto de Maria, nossa mãe, é fazer com que essas crianças sintam que existe algo mais nesta escola e que estão inseridas em processo de formação integral, em que educamos a pessoa por inteiro”, comentou o Pe. Eduardo Henriques, SJ.

Lançamento do livro

Uma missa realizada no Santuário Nossa Senhora de Fátima, às 18h30, abriu as comemorações noturnas, reunindo toda comunidade educativa do Vieira. Às 19h30, o Pátio Centenário abrigou o lançamento do livro “Colégio Antônio Vieira: Cem anos, Cem histórias, Sem censura”, que reúne relatos de ex-alunos do Colégio, de várias décadas, sobre as experiências vividas na instituição.

Publicado pela Assembleia Legislativa da Bahia, o livro teve a coordenação dos ex-alunos Francisco (Chico) Pinto, Geider Marques e José Enrique Barreiro. “A proposta foi juntar uma série de ex-alunos, de várias gerações e de diversas profissões e estilos de vida, para formar um mosaico bem completo, onde cada um pudesse contar histórias de sua época no Antônio Vieira. Nosso objetivo era deixar algo registrado e fazer desse registro um presente ao Colégio. Acho que ficou bem bonito, do jeito que o Vieira merece”, explicou Geider.

O presidente da associação de ex-alunos (ASIA-CAV), Márcio Fonsêca, também expressou a satisfação em participar da homenagem ao Vieira. “Retornar a sua casa rememorando tudo que foi vivido dentro do Colégio é trazer de volta todas aquelas emoções. Eu já tenho meu filho estudando aqui e a ideia de fazer um livro é justamente mostrar para as outras gerações o que eles também irão viver, mas com conteúdo, com a força do Vieira e com essa formação inaciana, que é o mais importante. Meu sonho é ver o meu filho, quando sair daqui, com o mesmo amor que eu tenho pelo Colégio”, concluiu.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo