Colaboradores do Vieira têm momento especial de reflexão sobre ensinamentos de Santo Inácio
Mesmo em quarentena, Sorpa mantém tradição e promove edição virtual da Oração nos Setores no mês dedicado ao santo
A constante reflexão entre os colaboradores do Colégio Antônio Vieira sobre a vida e os ensinamentos de Inácio de Loyola – incluindo a renovação do compromisso com a missão educativa da Companhia de Jesus – ganha todo ano um estímulo a mais em julho, mês dedicado ao santo. É também quando o Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa) do Vieira promove o momento Oração de Santo Inácio nos Setores. Agora, em 2020, não foi diferente: mesmo durante a quarentena imposta pela pandemia da Covid-19, o Sorpa realizou os encontros virtualmente, numa programação especial iniciada no último dia 15 e que se encerra nesta quinta-feira (30).
O próprio exemplo de peregrinação de Santo Inácio e suas inspirações nas tempestades enfrentadas por Jesus foram o tema das orações, numa alusão aos momentos difíceis que a sociedade vêm enfrentando atualmente por conta da pandemia. Na oportunidade, os colaboradores deram testemunho sobre o quanto tem sido importante, na prática, a aplicação dos ensinamentos jesuítas para superar os desafios atuais. Mensagens, preces e cânticos também marcaram os eventos, realizados duas vezes a cada dia, à exceção das sextas-feiras.
“É fundamental para o nosso Colégio, de formação inaciana, que possamos sempre reviver os Exercícios Espirituais, contemplando-se no Evangelho e constatando, assim, que podemos caminhar seguindo os ensinamentos de Jesus, como nos recomenda Santo Inácio”, disse o coordenador do Sorpa, João Ramiro. “Tivemos momentos emocionantes de partilha de vivências e sentimentos por parte dos colaboradores, sendo que muitos até consideraram os encontros como um ‘oásis’ em meio a tanta saudade da rotina de atividades presenciais na escola”, destacou.
TRADIÇÃO
O diretor de Gestão de Pessoas, Sérgio Silveira, parabenizou toda a equipe de pastoralistas pelo empenho em manter o evento. “É um momento que já virou tradição neste mês tão especial para nós, sendo que o Sorpa conseguiu ir além este ano, levando a mensagem não só aos setores, mas à casa de cada colaborador do Vieira”, disse Silveira, agradecendo em nome de todos os profissionais da instituição.
A alta receptividade ao evento fez com muitos colaboradores até solicitassem a participação por mais de uma vez nos encontros virtuais. Para um grupo menor que não desempenha atividades remotamente, a exemplo dos inspetores de segurança, foi feito um momento especial no Espaço Klein do Colégio, seguindo todos os protocolos de prevenção da Covid-19.
SANTO INÁCIO E O VIEIRA
Inácio de Loyola foi quem fundou a Companhia de Jesus, em 1534, na Europa. Calcada em uma formação essencialmente humanística e voltada para responder os desafios contemporâneos, a chamada Pedagogia Inaciana faz-se presente, atualmente, em mais de 850 escolas em todo o mundo. No Brasil, a Rede Jesuíta de Educação (RJE) é integrada por 17 colégios, distribuídos em nove estados, sendo o Colégio Antônio Vieira o único em atuação na Bahia. O padre Antônio Vieira, patrono do colégio, foi um dos jesuítas que honraram a missão evangelizadora e educativa da Ordem Religiosa fundada por Santo Inácio.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica