Colaboradores do Vieira reafirmam compromisso com identificadores globais dos colégios jesuítas
Formação especial sobre documento da Companhia de Jesus propõe unidade diante de questões do século 21
Reafirmar o comprometimento do Colégio Antônio Vieira com os dez requisitos identificadores dos colégios jesuítas no mundo, como parte de uma rede internacional de educação. Este foi um dos principais objetivos da formação “Vieira, um Colégio Jesuíta de Tradição Viva no Século 21″, promovida neste início de ano letivo, envolvendo gestores, orientadores educacionais, colaboradores docentes, não docentes, estagiários e jovens aprendizes que atuam na instituição.
As questões tratadas com a equipe no evento, realizado no dia 22 de fevereiro, também se fazem presentes na relação e atividades com estudantes e famílias no dia a dia escolar, conforme explicou a diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério, durante a explanação sobre os itens listados e analisados no documento “Colégios Jesuítas: Uma Tradição Viva no Século 21”.
IDENTIFICADORES-CHAVE
De acordo com o documento, são os seguintes identificadores-chave presentes em todos os colégios jesuítas no mundo. Ou seja, um colégio da Companhia de Jesus deve ser:
- Católico, comprometido com a formação profunda na fé em diálogo com outras religiões e visões de mundo;
- Deve também ser comprometido em criar um ambiente escolar seguro e sadio para todos;
- Comprometido com a Cidadania Global;
- Comprometido com o cuidado de toda a Criação;
- Comprometido com a justiça;
- Comprometido em ser acessível a todos;
- Comprometido com a Interculturalidade;
- Comprometido em ser uma Rede Global a serviço da Missão;
- Comprometido com a Excelência Humana;
- Comprometido com a aprendizagem para toda a vida.
DISCERNIMENTO
Durante a apresentação, a diretora-geral do Vieira destacou a importância dos documentos jesuítas para a reafirmação dos princípios e valores da educação jesuíta no mundo, assim como para a renovação constante do projeto pedagógico das unidades educativas da rede para atender às demandas do tempo presente. “Um constante exercício de discernimento, conforme propõe Santo Inácio de Loyola desde a fundação da Companhia de Jesus e que, ao segui-lo nesse processo de estarmos sempre nos inovando, reinventado, sem abrirmos mão dos nossos princípios e valores essenciais, vamos nos consolidando como uma tradição viva que se faz cada vez mais viva, justamente pelo compromisso assumido por cada um de nós com a missão educativa jesuíta”, destacou a professora Mariângela Risério. Ao final do evento, os colaboradores também fizeram rápidas apresentações sobre como os dez pontos do documento se fazem presentes no cotidiano dos setores e atividades do colégio.
O Vieira integra hoje uma rede de educação global que abrange mais de 850 colégios, 200 universidades e faculdades, além de 2.700 centros de educação popular em cerca de 100 países nos cinco continentes. Na Bahia é a única instituição que integra a Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) composta por 17 unidades educativas em todo o Brasil.
Leia também
-
13.09.24
Expociência do Vieirão avança em qualidade científica e tem projetos premiados e indicados para grandes eventos nacionais
Diante do sucesso do novo formato, direção do colégio anuncia mais avanços para o evento em 2025
-
13.09.24
Orquestras Castro Alves e Neojibá fazem apresentação gratuita neste sábado (14) no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Vieira
O concerto tem regência dos maestros Adauri de Oliveira e Eduardo Salazar
- 12.09.24 Avla encanta público de jovens estudantes do Vieira na edição 2024 do Dance Grammy Awards
-
12.09.24
Aluno do Vieirinha é um dos destaques da Bienal Internacional do Livro em São Paulo
Vini Souza expõe obra "Os Supercães" no Espaço Infâncias no dia 15 no Anhembi